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21/05/2008 - 09:21

Estudo do IBOPE Mídia identifica planos dos brasileiros para os próximos anos

A 9ª edição do Target Group Index indica que, para brasileiros de 20 a 54 anos, o plano mais importante para os próximos 12 meses é comprar uma casa.

São Paulo – O IBOPE Mídia apresenta as novidades da primeira onda do ano 9 do Target Group Index – estudo do IBOPE, atualizado a cada seis meses, que traz um retrato do comportamento e dos hábitos de consumo da população brasileira.

Ao completar nove anos de existência, o Target Group Index já analisa mais de 200 categorias de produtos junto a uma amostra de 18.816 indivíduos entre 12 a 64 anos, nas principais regiões metropolitanas de todo o Brasil, o que representa quase metade da população do país dentro da faixa etária pesquisada.

“Com o Target Group Index, o nosso compromisso se estende à inovação e à busca por acompanhar as tendências de consumo dos brasileiros, de forma cada vez mais aprofundada e precisa, com o objetivo de prover infinitas possibilidades de análise aos nossos clientes que acessam esta ferramenta”, afirma Dora Câmara, diretora do IBOPE Mídia.

Produtos - A nova edição do Target Group Index também trouxe mais informações de grande relevância sobre o comportamento dos consumidores na hora de comprar algum produto. Por exemplo, foi detectado que as maiores fontes de informação para decisões de compra são, em primeiro lugar, experiências anteriores e, logo na seqüência, opinião da família e de amigos. Estes meios de informação vêm se consolidando no decorrer dos anos em todas as categorias de produtos e também são consideradas as fontes que fornecem as melhores informações sobre vendas e ofertas especiais.

Quando perguntados sobre as principais fontes para pesquisas de produtos, os entrevistados apontam Internet e jornal como os preferidos dentro das categorias carros e eletrônicos. As revistas aparecem como veículos mais procurados quando o consumidor pretende obter mais informações sobre produtos/serviços que remetem à vida saudável (exercícios, alimentos etc). Para eletrônicos em geral, produtos para casa e alimentos, o meio que mais se destaca como fonte de informação continua sendo a TV.

Outra novidade é em relação a influencia do PDV (Ponto de venda) no momento da compra. Foi detectado que na categoria “Roupa”, os jovens são mais influenciados pela comunicação no PDV no momento da compra.

No marketing boca-a-boca é possível identificar sobre quais assuntos determinados públicos conseguem convencer as outras pessoas. Por exemplo: os jovens entre 12-19 anos, homens e mulheres, possuem uma afinidade maior em convencer as outras pessoas quando o assunto é celular.

“Eventos da vida” - Nesta nona edição do Target Group Index, o IBOPE Mídia agregou novos dados à pesquisa e, a partir disso, ampliou a gama de informações relevantes sobre o comportamento do consumidor oferecidas como ferramenta para análises ainda mais precisas sobre o mercado. Uma das novidades é a inclusão de perguntas sobre eventos marcantes na vida das pessoas, como casamento, nascimento do primeiro filho, ingresso na universidade, compra do primeiro automóvel, etc.

O estudo detectou que para pessoas na faixa etária de 12 a 15 anos, os principais planos para os próximos 12 meses são conhecer o exterior e começar a trabalhar (1º emprego). Entre os jovens de 16 a 19 anos, as principais aspirações para o próximo ano são terminar o ensino médio/colégio e ingressar na universidade.

Para os indivíduos de 20 a 34 anos, os maiores desejos são adquirir o 1º automóvel e comprar uma casa. Na faixa etária de 35 a 54 anos, a vontade de comprar uma casa também aparece com grande força, seguida pelo desejo de realizar reformas no imóvel. Na faixa dos 55 aos 64 anos, entrar na aposentadoria vem seguido de realizar reformas na casa.

Quando esta mesma análise é feita tomando como base as classes sociais brasileiras, percebe-se que entre as pessoas que planejam adquirir uma casa nos próximos 12 meses, 47% pertencem à classe C, 28% às classes AB e 25% DE. Em relação ao sexo, as mulheres figuram como maioria entre as pessoas que planejam comprar um imóvel nos próximos 12 meses com 58%, contra 42% de homens.

Target Group Index - O Target Group Index é um estudo "single source" sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sociodemográficas, presente em 59 países. Desenvolvido na Inglaterra, em 1968, chegou ao Brasil em 1999 numa parceria entre a americana Kantar Media Research (KMR) e o IBOPE Mídia.

A aquisição do Target Group Index pode ser realizada mediante uma assinatura anual, que provê acesso ao software Choices 3, incluindo ferramentas de análises de correspondência e Cluster.

Metodologia - Periodicidade de entrega dos dados: duas vezes ao ano. Amostra: 18.816 entrevistas.Cobertura: entrevistas realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste. Universo Pesquisado: pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE, com idades entre 12 e 64 anos. Representatividade: 45% da população brasileira. 62 milhões de pessoas. Ano 9 - Jul/2007 a Jul/2008 - consolidado - 18.816 entrevistas; Maio/08 Onda 1: 9.088 entrevistas Outubro/08; Onda 2: 9.728 entrevistas.

Perfil do IBOPE - Fundado em 13 de maio de 1942, o IBOPE é uma multinacional brasileira de capital privado, líder na América Latina, que atua nas áreas de pesquisa de mídia e de mercado. O Grupo, que ocupa atualmente a 18ª posição entre as 25 maiores empresas de pesquisa do mundo, é composto por duas grandes empresas, IBOPE Mídia e IBOPE Inteligência, além de possuir participação acionária importante na Millward Brown Brasil.Em 2000 o IBOPE criou o Instituto Paulo Montenegro, organização sem fins lucrativos que atua de maneira focada e com prioridade definida no campo da educação. O Instituto desenvolve e dissemina projetos que têm como base o know-how em pesquisa das empresas do Grupo e a credibilidade conquistada ao longo de seus 65 anos de atividade.

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