Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2008 - 09:21

América Latina apresenta maior potencial de hiperconectividade do mundo

Pesquisa encomendada pela Nortel aponta que mais de 30% dos habitantes da região escolheriam o celular se tivessem que ficar fora de casa por 24 horas.

A Nortel Networks em parceria com o International Data Corporation (IDC) divulga os resultados da pesquisa "Os Hiperconectados - Aí Vêm eles!", que revela que a América Latina emerge com o maior percentual de hiperconectados quando comparada com outras regiões do mundo. O estudo mostra que 64% dos pesquisados nesse território estão hiperconectados ou cada vez mais conectados, em comparação com 59% na Ásia Pacífico, 50% na Europa e 44% na América do Norte. A pesquisa classifica hiperconectados as pessoas que usam aparelhos de funções múltiplas, como celulares e laptops e, ainda, outros aplicativos de comunicação, entre e-mail e/ou redes sociais.

Outro destaque do relatório aborda o uso de telefones celulares, considerado um dos aparelhos mais populares para os latino-americanos. Entre objetos como MP3, chaves, laptop e carteira, 48% dos entrevistados escolheriam o celular para quando precisam ficar fora de casa por 24 horas. Nas outras regiões analisadas essa opção varia entre 30% e 40%.

"Os resultados demonstram também que, embora a região seja considerada mais lenta na adoção de novas tecnologias, a América Latina já começa a recuperar o tempo perdido e colocando os pés na nova sociedade digital. As empresas precisam entender essa demanda para conseguir competir no mercado global. Quem ignorar esse movimento corre o risco de perder produtividade e rentabilidade", alerta Marcos Oliveira, diretor de Canais do segmento Corporativo da Nortel.

A pesquisa sugere ainda que a hiperconectividade nessa região está influenciada pelo uso pessoal e relacionada, especialmente, ao entretenimento - 63% possuem TV a cabo - e compatilhamento de informações - 70% fazem uso de MP3 players e 45% de consoles de videogames. A força de trabalho urbana, evidente principalmente no México, aponta outra tendência em conectividade. O aumento da mobilidade nas grandes cidades impulsiona o trabalho remoto e cria a necessidade destes dispositivos para acesso aos recursos corporativos. Nesse sentido, a Internet e e-mail estão plenamente difundidos, tanto para uso pessoal quanto para corporativo.

O crescente uso de mensagens eletrônicas impulsionará o futuro da hiperconectividade na América Latina. Para tanto, será necessário um aumento na adoção de diversos aplicativos baseados em tecnologia VoIP e videoconferência para aumentar a utilização de vídeo e web. A pesquisa apontou também que os latino-americanos aproveitam mais as tendências hiperconectadas como wikis, blogs e redes de relacionamento social, em comparação com as outras áreas estudadas, incluindo América do Norte.

Além disso, o relatório mostra que as tendências tecnológicas são adotadas inicialmente pelas empresas, fato contrário ao que ocorre em outras regiões, onde os consumidores lideram o uso das inovações. Porém, após as empresas indicarem a utilização, os funcionários latino-americanos adotam os aplicativos para enriquecer sua comunicação pessoal.

"Os executivos de tecnologia da informação das empresas ganharam com este estudo um ótimo panorama para desenvolverem suas estratégias com mais propriedade na região. A tendência é transformar recursos básicos em processos inteligentes e usufruir de todas as aplicações que produtos e serviços possam oferecer. A Nortel possui um excelente portfólio para apoiá-los com ampla oferta de soluções em comunicação unificada, que simplificam o ambiente de trabalho e permitem maior interação nas empresas", afirma Oliveira.

Dos 17 países pesquisados, 16% dos trabalhadores são considerados hiperconectados. A China tem a maior porcentagem, seguida pelos Estados Unidos. Já Canadá e Emirados Árabes tiveram o menor número. A expectativa é que esse grupo cresça 40% em cinco anos.

Pesquisa encomendada pela Nortel e conduzida pelo IDC. Estudo global relativo aos dispositivos e aplicativos de comunicação, usados na vida profissional e pessoal, amostragem ouviu 2,4 mil pessoas (homens e mulheres de várias classes sociais e faixas etárias) de 17 países e pertencetes à empresas de diversos segmentos e tamanhos. O estudo fez perguntas sobre a adoção e atitudes relacionadas à tecnologia e avaliação da eficácia da implementação de novas opções por parte das empresas dos pesquisados. São considerados hiperconectados usuários de, no mínimo, sete aparelhos para acesso pessoal e profissional, além de nove aplicativos de comunicação, entre mensagens instantâneas, mensagens de texto, conferências e redes sociais. Na América Latina foram ouvidos 379 usuários comerciais do México, Brasil e Argentina.

Perfil - A Nortel é reconhecida como líder em fornecimento de capacidades de comunicações que aprimoram a experiência humana, fomentam e movimentam o comércio mundial e ainda garantem a segurança e protegem as informações mais importantes no mundo. Destinadas igualmente a provedores de serviços e empresas, nossas tecnologias de última geração abrangem redes de acesso e core, conferem suporte a aplicações multimídia e críticas para a empresa, assim como ajudam a eliminar as atuais barreiras que se opõem à eficiência, à velocidade e ao desempenho, simplificando redes e conectando pessoas a informações. A Nortel atua em mais de 150 países. || http://www.nortel.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira