Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2021 - 08:24

Huawei apoia o centro de Segurança Cibernética do Inatel

Empresa reforça sua parceria de longa data com Instituição de ensino que é modelo para a indústria de TIC no Brasil.

A Huawei, líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), participou nesta quinta do Cyber Security Summit, evento promovido pelo Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações). Na ocasião, o diretor da instituição de ensino mineira, Carlos Nazareth, anunciou a criação de seu Centro de Segurança Cibernética, uma iniciativa voltada a segurança dos sistemas de informação e comunicações que servem às empresas, ao governo, e a toda a sociedade.

O diretor de cibersegurança da Huawei, Marcelo Motta, participante do painel, detalhou o apoio da Huawei à iniciativa, por meio de transferência tecnológica, capacitação profissional e suporte a criação de laboratório especializado. “Cibersegurança e proteção de dados são fundamentais para confiança no mundo digital. Saudamos a iniciativa do Inatel e estenderemos nossa cooperação nestas áreas, que representam prioridades máximas para a Huawei e que são grandes desafios para todo o espaço cibernético - dos dispositivos conectados, redes de telecomunicações, infraestruturas de computação, além de empresas e OTTs, que usam e desenvolvem aplicações para todo o universo digital”, explicou o executivo.

— Este momento é de grande relevância para nossa instituição e para o mercado de TIC do Brasil. O apoio imediato da Huawei ao desenvolvimento do Centro, mostra a relevância deste trabalho e demonstra a confiança da Huawei na parceria com o Inatel. Uma parceria de tantos anos que se fortalece para encarar os desafios de um mundo que se transforma digitalmente — diz Carlos Nazareth.

Além da presença no evento de Nathalia Lobo, do Ministério da Comunicações, o painel contou com a participação de Gustavo Santana, superintendente e coordenador do grupo de trabalho em cibersegurança da Anatel, de Paulo Martins, diretor de cibersegurança da Claro, e de Jacqueline Lopes, representante da Ericsson.

Parceria de longa data — A Huawei já coopera e possui parceria de longa data com o Inatel, por meio de quatro laboratórios em redes de telecomunicações fim-a-fim. São 18 anos de parceria, com mais de 10 mil pessoas treinadas para o mercado de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Os cursos são direcionados a profissionais que trabalham com TIC e desejam obter as certificações da multinacional, com validade mundial e que comprovem a qualificação adequada para trabalhar com os equipamentos da empresa. O Inatel é a primeira instituição brasileira a ter autorização para ministrar cursos, sob o título HANA (Huawei Authorized Network Academy).

Em outra frente da parceria, as instituições têm em conjunto o programa Fábrica de Talentos desde 2017. Os estudantes de engenharia participam de programa de treinamento de 720 horas em tecnologias Huawei para implantação e otimização de redes. No programa de estágio remunerado, a Huawei recebe 80 alunos do Inatel a cada ano. Cerca de 30% dos estagiários são contratados como engenheiros para dar suporte ao atendimento das operadoras em todo o país. Hoje, o Fábrica de talentos conta com 160 engenheiros e 130 estagiários.

A parceria com o Inatel é muito importante para a estratégia da empresa, que está no Brasil para contribuir com a transformação digital via desenvolvimento de pessoas, aliada às soluções e equipamentos disponibilizados no País. | www.huawei.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira