Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2021 - 08:52

A tecnologia é o tecido conectivo que liga negócios, governos e a sociedade


Segundo o Instituto Future Today, existem onze grandes fontes de mudança que devem ser mapeadas para detectar as tendências que transformam a nossa realidade. Entre elas, uma das principais é a Tecnologia.

A tecnologia é o tecido conectivo que liga os negócios, governos e a sociedade. Por conta disso, é muito importante compreender as mudanças tecnológicas para poder perceber para onde as coisas estão evoluindo e poder optar por quais tecnologias serão utilizadas em determinado projeto ou negócio.

As quatro leis das tendências tecnológicas:

1. As tendências são movidas por forças primárias de mudança e as nossas necessidades humanas básicas.
2. As tendências são oportunas mas persistem na esteira de novos desenvolvimentos.
3. Tendências são a convergência de sinais fortes e fracos ao longo do tempo.
4. Tendências evoluem enquanto emergem.

Para quem pretende fazer planejamento estratégico como um futurista, é preciso pensar exponencialmente e agir de forma incremental. Traçar os cenários possíveis a partir das informações que temos no presente, de acordo com a probabilidade, e montar planos de contingência para cada possibilidade.

As decisões táticas devem estar alinhadas com as estratégias de longo prazo da organização. Assim se equilibra a visão de futuro com as ações no presente, garantindo maior possibilidade de sucesso. Essa visão estratégica reduz a incerteza sobre o futuro. É mais sobre preparação do que sobre previsão.

Essa abordagem é uma atividade estratégica que usa dados quantitativos e qualitativos, frameworks e ferramentas para construir visões plausíveis de futuro para que os gestores possam tomar decisões bem informadas hoje em dia.

Companhias com uma metodologia dedicada à visão estratégica tem muitas vantagens sobre os concorrentes, com 33% mais lucratividade e 200% mais crescimento. Estratégia focada no futuro melhora o planejamento, a definição de objetivos, a entrada em novos mercados, e também ajuda a construir mentalidade mais flexível e adaptável entre executivos e colaboradores, mesmo durante tempos de incertezas.

E, como provou Charles Darwin: quem se adapta melhor, sobrevive melhor na vida e nos negócios.

. Por: D.J. Castro especialista em marketing digital e branding e sócio-proprietário da Nexia Branding.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira