Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2021 - 08:54

Azul vai a Porto Rico buscar insumos para produção de vacinas contra Covid-19


Operação especial vai trazer quatro toneladas de materiais que serão utilizados no processamento do insumo farmacêutico ativo do imunizante Astrazeneca, que está sendo desenvolvido no Brasil pela Fiocruz. Novo voo evidencia a capacidade logística do segmento de cargas da companhia e reforça o compromisso da empresa em ajudar o país a vencer a Covid-19

Um Airbus A330neo, maior aeronave da frota da Azul, decolou no dia 25 de março (quinta-feira) para Porto Rico, no Caribe, para buscar insumos que ajudarão a processar o IFA, matéria-prima utilizada na produção da vacina Astrazeneca, que está sendo conduzida no Brasil pela Fiocruz. A aeronave partiu do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, por volta das 10 horas e pouso previsto no RIOgaleão — Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, às 1h45 da madrugada do dia 26 de março (sexta-feira).

Sistemas de filtração e bolsa de formulação fazem parte dos insumos que serão transportados de Porto Rico para o Rio de Janeiro. Os itens compõem a fabricação da vacina e a carga, que pesa aproximadamente quatro toneladas, e será transportada no porão da aeronave. Além deste carregamento, a Azul também levará medicamentos veterinários do Brasil para o país caribenho.

— A Azul firmou um compromisso com o Brasil e tem se empenhado diariamente para ajudar o setor público e privado no combate à pandemia, realizando diversas operações especiais neste momento delicado que estamos atravessando. Além da maior malha aérea do país, temos larga expertise em logística e estamos à disposição de todos os setores para auxiliar o país no combate a Covid-19 — afirma Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.

Acostumada a transportar cargas especiais, a Azul Cargo Express, unidade de cargas da Azul, possui larga experiência e excelência no transporte e logística de cargas sensíveis e fármacos, como a da H1N1, que exige gelo seco e um preparo especial para o transporte. A empresa dispõe de uma frota diversificada e moderna, que possibilita operar desde rotas regionais até missões internacionais de longa distância.

Fiocruz receberá novas remessas de IFA para a produção da vacina Covid-19 — A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), vai receber, nos próximos dias, quatro novas remessas de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) vindas da China para a produção da vacina Covid-19.

A primeira entrega acontece no dia 25 de março (quinta-feira), com insumos para aproximadamente seis milhões de doses. Também está previsto o recebimento de dois lotes de IFA no fim de semana, suficientes para mais cerca de 12 milhões de doses, além de um lote na próxima semana para cinco milhões de vacinas. Cada lote terá, em média, 230 litros de IFA. As remessas se somam ao quantitativo de insumos já recebido em fevereiro, equivalente a 15 milhões de doses, e que está sendo processado em Bio-Manguinhos/Fiocruz.

A Fiocruz iniciou, na última semana, a entrega das vacinas produzidas em Bio-Manguinhos/Fiocruz com o IFA importado e já disponibilizou mais de um milhão de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Até o final da semana de 29 de março estão previstas outras entregas, totalizando aproximadamente 3,9 milhões de doses. A previsão é de que em abril sejam entregues mais de 18 milhões de doses. Os quatro lotes de IFA que chegam nas novas remessas de março cobrem as entregas de abril e parte das doses a serem disponibilizadas em maio.

As entregas ao Ministério da Saúde somarão 100,4 milhões de doses até julho. A partir do segundo semestre, com a incorporação da tecnologia do IFA, a Fiocruz prevê entregar mais 110 milhões de doses, incluindo a produção 100% nacionalizada.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira