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27/03/2021 - 09:08

A ciência a favor da economia e a economia a favor da ciência

Completamos um ano de pandemia. Em março de 2020, quando nos trancamos em nossas casas sem saber quando voltaríamos para nossa rotina. Aqueles que podiam trabalhar em home office seguiram assim. Quem não pôde, teve de enfrentar a realidade e seguir, afinal, os serviços essenciais não puderam parar. Mas se pararmos para pensar no sistema econômico, onde os serviços públicos e essenciais só existem, pois há investimento do Poder Público, o ano de 2020 teve um déficit em relação a arrecadação de impostos, que, por sua vez são convertidos em investimentos e melhorias para a saúde pública, por exemplo.

Em cada setor do mercado, o impacto da pandemia da Covid-19 é bem diferente. No mercado de bebidas, percebemos que o ramo também foi afetado. Neste contexto, para reforçar nossa preocupação em instruir e apoiar nossos parceiros e revendedores da melhor forma, compartilhamos informações e conteúdos confiáveis e, de credibilidade para todos tenham como superar a crise. Também focamos na conscientização do distanciamento, das medidas de higiene, segurança e saúde.

Mas é preciso cobrar dos governantes que haja uma organização dos setores e uma orientação de como trabalhar com segurança, porque é possível. Percebemos que a iniciativa privada tem feito muito além do Estado, por isso é importante ouvir todos os lados. Precisamos de uma união nacional em prol da saúde, da vacinação e da geração de emprego e renda. Se usarmos como exemplo os shoppings que foram muito impactados com a pandemia, mas quando puderam abrir as suas portas, receberam seus clientes com segurança, aferindo temperatura e oferecendo álcool gel na porta, controlando a circulação de pessoas. As lojas de rua, distribuidores de produtos, alimentos, bebidas, que empregam pessoas e que garantem o sustento de famílias seja orientada para atender os seus clientes de portas fechadas, com modelo take away ou com redução de circulação de pessoas nos estabelecimentos. O fornecimento de máscaras adequadas para quem está trabalhando, o apoio aos trabalhadores com artigos de higiene e acima de tudo, com bom senso, é claro.

Mas para que haja essa colaboração, o ponto mais importante, principalmente nas grandes cidades, que têm uma infraestrutura ainda maior, que as frotas de ônibus também voltem a circular normalmente, para que não haja a propagação do vírus no transporte público. É importante que haja uma campanha para que as empresas cumpram a alteração dos horários de entrada e saída dos trabalhadores, a fim de diluir o fluxo de pessoas em determinados horários.

Esta semana também vimos a repercussão da Ambev que transformou a cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto em uma fábrica que vai produzir e envasar oxigênio, para abastecer a rede pública de saúde. O setor privado, trabalhando em prol da saúde e do bem-estar do cidadão em um momento tão desafiador como este.

E, por fim, sabemos que a vacinação é o caminho para combatermos a Covid-19 e a crise econômica. Com mais pessoas trabalhando, pagando seus impostos, comprando produtos e serviços, gerando renda para as famílias, o país continuará mantendo uma arrecadação de impostos e seguirá investindo na vacinação para todos os cidadãos brasileiros. Agora é o momento de conscientização, união, mas de cobrar dos nossos governantes uma posição mais estratégica e eficiente para que a catástrofe da saúde não se espalhe para outros segmentos.

. Por: Adriana Neves, diretora da Confenar (Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição) e Diretora da Conebel – São José do Rio Preto. Formada em Direito e Administração de Empresas e Marketing, com MBA Gestão Empresarial pelo IBMEC/Insper e MBA Executivo pela Universidade AmBev, a executiva já foi considerada pela Exame como uma das Rainhas da Ambev e atualmente, cuida da área administrativa e financeira de uma das maiores distribuidoras de cervejas e refrigerantes do país.

Formada em Administração de Empresas e Direito, Adriana transformou a distribuidora de sua família, numa das maiores do país. Hoje, a Conebel conta com mais de 260 funcionários, atende a 37 municípios da região e conta com uma frota de 46 caminhões. A executiva conta que um dos seus segredos para alcançar o sucesso foi saber treinar as pessoas e gostar de trabalhar com gente.

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