Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2008 - 10:28

Reifen 2008: A cada edição da maior feira do setor em todo o mundo

Vipal amplia a sua participação no mercado internacional.

Às vésperas de inaugurar seu mais novo centro de distribuição na Europa, justamente na Alemanha, a empresa brasileira fabricante de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras-de-ar desembarca em Essen.

A presença da Vipal e de suas marcas no mercado internacional cresce ano a ano. A empresa, 100% brasileira, exportou em 2007 cerca de 30% da sua produção, um crescimento de mais de 20% em relação ao ano anterior. E espera repetir o mesmo índice este ano.

Além da completa linha de produtos para reforma e reparo de pneus e câmaras de ar, a instalação de Centros de Distribuição em pontos estratégicos em diferentes continentes tem contribuído para o crescimento.

Entre as novidades que serão apresentadas na Reifen 2008, que acontece 20 a 23 de maio, em Essen, está o anúncio de um novo Centro de Distribuição na Alemanha, que contribuirá para o incremento da participação da empresa no mercado europeu. Agilizar o atendimento aos clientes, superando suas expectativas, é o desafio que a Borrachas Vipal está enfrentando na Europa. Por isso, no segundo semestre deste ano, a empresa inaugura seu terceiro centro de distribuição na Europa. Localizado em Hamburgo, na Alemanha, a nova unidade de logística reforçará a presença das marcas Vipal e Ruzi na região.

Outro destaque da empresa para a feira, que deve reunir cerca de 500 expositores de mais de 40 países, é o novo pré-moldado VRT3, desenvolvido para eixos de tração dos veículos de alta potência que rodam em estradas pavimentadas. O novo desenho da Vipal está disponível nas larguras 240, 250 e 260 mm. Além disso, a Vipal continua divulgando sua linha de desenhos exclusivos, como a DV-RL, indicada para utilização em longas e médias distâncias para pneus radial e single. “Como opção para o mercado reformador alemão, estamos também disponibilizando a linha de produtos Ruzi, uma opção econômica já utilizada no México, Argentina e Brasil”, informa a Diretora de Negócios Internacionais da Vipal, Maria Locatelli.

É de conhecimento de todos que, depois do combustível, os pneus representam o segundo produto de maior custo no transporte. Imagine a economia gerada por uma transportadora, por exemplo, ao optar pela reforma. “Por isso investimos pesado em tecnologia para produzir bandas que, além de oferecerem qualidade e segurança, ajudam a reduzir os custos operacionais. Em eventos renomados como a Reifen temos condições de ratificar nossas qualidades e promover o lançamento das nossas inovações”, afirma Maria Locatelli.

Por dentro da Vipal - Fundada em 1973 em Nova Prata, no Rio Grande do Sul, a Borrachas Vipal é uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar. Tornou-se referência não só em seu segmento, mas de todo o setor produtivo por conta da qualidade dos seus produtos, ética nos processos de gestão e esforços em prol da sociedade e do meio ambiente.

Pioneira na tecnologia de vulcanização a frio no Brasil, a Vipal desenvolveu ao longo dos anos maquinários e sistemas exclusivos de testes e adequação dos produtos aos mais diferentes mercados, o que a projetou internacionalmente. “Com isso, nos tornamos referência mundial em produtos para reforma e reparo de pneus, exportando para todos os continentes”, explica o vice-presidente da empresa, João Carlos Paludo. A Vipal é a primeira brasileira do setor a obter a certificação ISO 9002, em 1995. Em 1998 foi certificada pelo ISO 9001 e, em 2001, pela ISO 9001 versão 2000.

O Grupo Vipal emprega cerca de 3 mil colaboradores. Para atender à demanda nacional e a expansão no exterior, a Vipal possui duas fábricas em Nova Prata, no Rio Grande do Sul, e conta com centros de distribuição localizados nos principais estados brasileiros, países da América do Sul, América do Norte e Europa. Este ano a empresa inaugura uma nova unidade fabril, em Feira de Santana, no estado da Bahia. No ano que vem está prevista a primeira fábrica no exterior.

A nova unidade em Feira de Santana (BA) conta com investimento de R$ 200 milhões. A contratação para a unidade será de 400 novos funcionários nesta primeira etapa do empreendimento. No México, a nova planta da Vipal deve operar em 2009 e vai contar com investimento de U$ 40 milhões.

Brasil é o segundo maior mercado do mundo - De acordo com entidades da área, entre elas a Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR), o setor de reforma de pneus no Brasil proporciona cerca de 120.000 empregos e gerou um faturamento da ordem R$ 6 bilhões em 2007.

Atualmente, registra uma produção superior a 17 milhões de unidades/ano. Desse total, cerca de 9 milhões são destinados à área de transportes de cargas e de passageiros.

A matriz do setor, que conta com 1.600 empresas, está dividida da seguinte forma: 43% são pequenas com produção de até 500 pneus/mês; 34% médias com mais de 1.000 pneus/mês e 23% são grandes com fabricação de mais de 1.500 unidades/mês.

E dentro deste cenário, a Borrachas Vipal apresenta-se como um dos principais players do mercado, destacando-se sempre pelo desenvolvimento e inovação tecnológica, qualidade dos seus produtos e serviços e ampla rede autorizada. “Visualizamos resultados positivos no segmento de reforma de pneus em função do bom desempenho da economia do país. A produção industrial está em crescimento, o que é um indicador favorável para o nosso mercado. 2008 será, sem dúvida, um ano de expansão para a Borrachas Vipal tanto no mercado interno, com a inauguração da nossa primeira fábrica no Nordeste; como no mercado externo, com o anúncio de uma fábrica no México e o início das operações do nosso centro de distribuição na Alemanha”, destaca Maria Locatelli

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira