Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2021 - 09:13

Onii expande operações para Estados Unidos, Portugal e Chile


Startups de lojas autônomas inicia processo de internacionalização e planeja encerrar 2021 com 500 estabelecimentos abertos.

A Onii, empresa brasileira de lojas autônomas, iniciou seu processo de internacionalização com o objetivo de chegar a 500 estabelecimentos abertos até o final do ano. A startup já inaugurou uma loja nos Estados Unidos, cinco em Portugal e três no Chile. Nos EUA, a empresa projeta abrir mais 11 lojas ainda este ano. Já em Portugal, a perspectiva é de inaugurar mais três.

O plano é ousado, mas de acordo com o CEO da empresa, Victor Azouri Bermudes, essa é a melhor forma de expandir as operações da Onii. — Nosso modelo de negócios se encaixa bem em qualquer lugar do mundo, nos dias de hoje. Temos uma perspectiva de crescimento bastante alta no Brasil, mas acreditamos que para nos fortalecer, precisamos entrar em outros mercados — explica.

A explicação para isso é que a Onii une diversas tecnologias para transformar qualquer loja em um formato autônomo. Em época de isolamento social, a fórmula se mostrou um sucesso absoluto. Em 2020, a startup atingiu no Brasil números impressionantes: iniciou o ano com apenas uma unidade e terminou com 93. Até o momento, a empresa já ultrapassou a marca de 100 lojas e projeta encerrar 2021 com mais de 500 estabelecimentos, sendo que 250 já se encontram em fase de implantação.

— Há uma série de fatores que contribuíram para obtermos esses resultados. Nos dias atuais, não faz o menor sentido desperdiçar horas em filas, especialmente com a pandemia que estamos enfrentando. Dessa forma, procuramos encontrar alternativas e soluções que possam melhorar diretamente a qualidade de vida das pessoas— analisa Victor.

O CEO acredita também que a tecnologia da Onii e o modelo de negócios vai atrair a atenção de grandes empresas. —Nós entregamos o que o cliente quer, que é praticidade, ao mesmo tempo que fornecemos ao dono da loja as melhores ferramentas para otimizar as vendas. Não tenho dúvidas que o varejo vai usar esse modelo em grande escala nos próximos anos — projeta.

O funcionamento do modelo é assim: a inteligência artificial usada pela Onii identifica quais os produtos mais vendidos da loja, quais os melhores horários de vendas e qual o público alvo mais forte da região. Ao mesmo tempo, automatiza as operações e facilita para os consumidores na hora de efetuar o pagamento. Basta aos consumidores baixar o aplicativo disponível nas plataformas App Store e Google Play, e cadastrar os dados pessoais e cartão de crédito. Assim como no Brasil, a loja funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e não conta com atendentes ou caixas.

— Estamos muito confiantes com o processo de expansão. No Brasil a fórmula se mostrou um sucesso tão grande que já estamos montando um novo projeto para as periferias, chamado eegloo. E nos países que começamos as operações agora, já temos pedidos de parcerias para abrir novas lojas — ressalta Victor.

Perfil — A Onii é a democratização do modelo Amazon Go, loja autônoma da varejista norte-americana, e foi criada em 2019 no Onovolab, centro de inovação em São Carlos, interior de São Paulo, por Conrado Rantin, Ricardo Podval, Tom Ricetti e Victor Azouri.

Acerca dos produtos disponíveis nas lojas, há ofertas tanto de grandes varejistas, como de produtos fornecidos por pequenos produtores, como leite e pães. O objetivo é facilitar a personalização dos estoques disponíveis por região, atendendo à preferência dos moradores e fomentando o mercado de fornecedores locais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira