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02/04/2021 - 07:09

Mercado B2B norte-americano e europeu no radar da moda brasileira


Inúmeras pesquisas de mercado apontam que o e-commerce vem assumindo papel cada vez mais relevante para consumidores e empresas. E foi para promover a inserção internacional no mercado digital B2B (business to business), entre empresas brasileiras e varejistas norte-americanos e europeus, que a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) selou parceria com as principais entidades da moda brasileira para realização do projeto Brasil Fashion Now.

Com foco nos mercados norte-americano e europeu, o projeto é realizado na plataforma internacional B2B BLANC Fashion, com o apoio dos programas setoriais Brazilian Footwear, da Associação Brasileira das Indústrias de Calçado (Abicalçados); Brasil Fashion Label, da Associação Brasileira de Estilistas (Abest); e o TextBrasil, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit); todos mantidos pelas entidades em parceria com a Apex-Brasil.

Até o momento, o Brasil Fashion Now, que vai para a sua segunda edição, conta com 27 marcas verde-amarelas, que se juntam a mais de 80 das principais grifes internacionais. A coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Masselli, explica que o objetivo do projeto é apresentar — e vender — a moda nacional, gerando prospecção ativa e negócios com os maiores players internacionais, especialmente dos Estados Unidos e Europa. —O e-commerce B2B é uma realidade no mundo, especialmente nos países mais desenvolvidos. Somente no ano passado, conforme a Forrester Research, as empresas norte-americanas realizaram mais de US$ 1,1 trilhão em negócios por meio dessa modalidade — comenta Letícia, ressaltando que os Estados Unidos são o principal destino do calçado brasileiro no exterior.

A gestora de Projetos da Apex-Brasil, Mariele Christ, ressalta o potencial da ação integrada entre as principais entidades do sistema de moda verde-amarelo. —O momento atual, de restrições aos eventos físicos por conta da pandemia do novo coronavírus, tem impulsionado modelos de negócios digitais — destaca.

Como funciona — Com mais de 16 mil compradores internacionais de 90 países cadastrados, a plataforma BLANC Fashion conta com uma landing page exclusiva do Brasil Fashion Now, que apresenta as marcas inscritas no projeto — atualmente Opananken, Luiza Barcelos, Matuschka Mia, Klin, A Mafalda, Bebecê , Vizzano, Tnin Shoes and Petite Jolie (Brazilian Footwear); Akra, Augusta, Catarina Mina, Inti Brand, Lily Franco, Meerk, Osklen, Roberta Mattos, Room, Sy & Vie, Wee, Haight, Maneca, Tig, Andreza Chagas, Andrea Bogosian and Belier Belier (Brasil Fashion Label); e Nay Sunsetwear (TexBrasil).

A segunda fase do Brasil Fashion Now terá duração de seis meses, tempo em que as marcas serão apresentadas na plataforma digital. Além da exposição, o projeto conta com esforços de representação comercial em escritórios físicos de Nova Iorque e Londres, locais onde os agentes poderão apresentar os produtos presencialmente para compradores interessados. — Não existe custo extra, basta a marca enviar amostras para ter seus produtos apresentados também fisicamente — explica Letícia.

O Brazilian Footwear — Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. | brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear.

Perfil — O Fashion Label Brasil, Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, foi criado em 2003 pela ABEST em parceria com a Apex-Brasil, com a proposta de posicionar a imagem da moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta com atividades estratégicas, além de ações especiais, para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.

O Texbrasil — O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 20 anos, já auxiliou cerca de 1600 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Apex-Brasil — A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

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