Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2008 - 12:37

Comunidade Marítima Portuária homenageia o presidente da AEB


"A melhor estrada brasileira é o mar", afirma Benedicto Fonseca Moreira.

Durante almoço da Comunidade Marítima, no espaço Amcham, Centro do Rio de Janeiro, para homenagear o presidente da Associação Brasileira de Exportadores e Importadores do Brasil (AEB), senhor Benedicto Fonseca Moreira, o presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Afins do Rio de Janeiro (SindaRio), Luciano Oliveira da Silva, frisou a data em que o encontro completa 15 anos, e a importância da ponte entre a AEB e a Comunidade Marítima Portuária, enfatizada no Comitê de Logística daquela organização, onde são debatidas de forma transparente as dificuldades logísticas e de infra-estrutura para fluxo de cargas, além da busca da desburocratização de procedimentos nas atividades do comércio exterior.

"A AEB sempre foi um poderoso aliado no aprimoramento da logística fluminense e nacional, e em muitos ENAEX, evento realizado pela AEB em debates com diferentes governos, foram defendidos a eliminação dos gargalos portuários de nossa logística, inclusive, a indução a aprovação e implantação da lei de modernização dos portos", afirma Luciano.

Também enfatizou o papel da AEB em relação aos CAP`s, "onde tem significativa representação no Bloco IV, o dos usuários dos portos", acrescenta.

"A visão do Dr. Benedicto sobre o comércio exterior brasileiro, não se fundamenta, em um interesse imediatista, sem a necessária visão estratégica. Sua história de vida em grande parte, para não se dizer integralmente, sempre foi ligada ao trato dos negócios de comércio exterior, o que lhe capacita, com um dos brasileiros que melhor conhece os complexos processos desta atividade, de tão grande importância para a economia nacional. Dr. Benedicto, é um ferrenho defensor da eficácia portuária e da navegação brasileira" , sustenta o presidente.

"Nos conselhos de logística da AEB temos presenciado inúmeras vezes debates relativos a cabotagem brasileira, aos conceitos de hub-port, de dragagem portuárias, enfim, tudo que desejamos e precisamos sejam colocados junto ao governo, para que o estado brasileiro tenha não só uma política portuária, mas uma visão estratégica da necessária melhoria da sua infra-estrutura logística", continua.

"Finalmente desejamos agradecer-lhe Dr. Benedicto, o apoio que recentemente deu à um membro da nossa comunidade para representar o segmento empresarial no conselho de administração da Companhia Docas do Rio de Janeiro, patenteando mais uma vez o magnífico diálogo entre AEB e a Comunidade Marítima Portuária, e sua confiança nesta parceria", diz Luciano.

"Aproveitamos também para agradecer ao Dr. Glen Gordon Findlay, presidente da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar), que se deslocou de Santos (SP), para nos prestigiar e lhe fazer a entrega de um marco deste evento de grande significado para nós representantes da Comunidade Marítima Portuária", finaliza.

Em entrevista à Fator Brasil o homenageado, presidente da AEB, Benedicto Fonseca Moreira disse que estão retomando um antigo diálago com o governo federal que se trata da aprovação de uma lei úncia para o comércio exterior "o momento é bastante propício para sair deste gargalo", enfatiza.

Quanto o programa aprovado pelo governo federal dias atrás, Moreira diz que se preocupa com ações momentâneas, "sabemos que existe déficit no balanço de pagamentos, na infra-estrutura, problemas nos portos administrados pela iniciativa pública, e carga tributária que não nos deixa ser competitivos", pontua o presidente.

"Tem pontos importantes da proposta governamental, por exemplo a equalização do combustível para a cabotagem, garantia para a indústria naval, mas há tempos que estamos propondo que o Braisl tenha uma política integrada, hegemônica para um permanente desenvolvimento econômico que nos leve à competitividade mundial", observa.

"E o mais importante, um grande projeto para a educação, para que o Brasil saltar", continua.

"Dentro desta linha quem me acompanha sabe que defendo a privatização da gestão portuária brasileira para que a desburocratização aconteça num setor estratégico para a economia do País", defende Benedicto.

"O Brasil tem que ter um grande projeto como tem uma grnade empresa, mesmo que este projeto seja viabilizado aos poucos, não temos mais lugar no mundo somente para discursos oportunos", critica.

"Falta no Brasil uma certa agilidade nos processos, o Estado não confia no setor privado, e o setor privado não dialoga com o Estado, então os trabalhos ficam retraídos, enquanto isso o mercado mundial anda com muita rapidez, e se torna extremamente competitivo", indica o presidente.

E adiantou que estão preparando um grande seminário que vai acontecer no mês de julho deste ano sobre serviços, setor que segundo ele precisa ser olhado com muita atenção.

Também no evento a presença do presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindaerj) João Carlos Genescá, e do vice-presidente, José da Costa Filho, ainda o inspetor-chefe da Alfândega da Receita Federal no Porto do Rio de Janeiro, Fernando Fernandes Fraguas que afirmou o empenho com que vem se dedicando na agilização dos trabalhos do Porto. | Foto: (esq./dir.) O presidente do SindaRio, Luciano Oliveira da Silva com o homenageado, presidente da AEB, senhor Benedicto Fonseca Moreira

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira