Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/05/2008 - 08:09

A nova era da TI no Brasil

Com incentivos do governo, empresas da área vão precisar de profissionais capacitados para aumentar suas vendas externas.

O período não poderia ser mais propício para as empresas de TI. Recentemente, o governo lançou a Política de Desenvolvimento Produtivo, um programa que visa a incentivar o crescimento da indústria nacional, bem como a exportação da produção. As companhias de tecnologia serão o foco deste plano e receberão diversos incentivos para alavancar suas vendas externas. Dentre eles, uma desoneração na folha salarial para cada 10% do faturamento que tiverem com as exportações. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o setor de tecnologia tem um grande potencial para a produção de softwares e para a exportação de serviços de consultoria.

Mantega afirmou ainda que, além das 800 mil vagas preenchidas por profissionais de TI atualmente, outras 100 mil serão criadas até 2010, com foco em trabalhadores realmente qualificados para suprir esta demanda de exportação – a meta é elevar para US$ 5 bilhões anuais as vendas para o exterior. Ou seja, oportunidades não vão falta para bons profissionais de TI. Para os que querem fazer parte deste pacote, ter uma formação completa e voltada para este mercado é, no mínimo, o pontapé inicial. Segundo o diretor do Instituto Infnet Andre Kischinevsky, o Brasil tem o potencial para suprir esta demanda. “Há muitos profissionais brasileiros comprometidos com seus trabalhos e com sede de aprendizado. O que muitas vezes falta aqui é uma infra-estrutura para dar base a isso. Esta e uma preocupação do Infnet desde seu início, há 14 anos. Nossos cursos são todos ministrados em laboratórios com um computador por aluno. O foco é prática e orientação ao mercado”, afirma Andre.

O próprio Guido Mantega acrescentou que a desoneração na folha das empresas de TI terá como requisito que estas se comprometam a capacitar sua mão-de-obra. O diretor do Infnet acredita que as empresas já deveriam ter esta responsabilidade com seus funcionários há tempos. “É um ótimo incentivo a empresa mostrar ao colaborador que está preocupada com a sua qualificação. É bom para ele e excelente para empresa, que terá um upgrade na sua produção, sem dúvida”, destaca Andre, apoiado nas experiências do Infnet na oferta de cursos in company para companhias de setores variados, além dos grupos de alunos que têm suas pós-graduações financiadas pelas organizações onde trabalham. Andre lembra ainda que outro traço que não pode faltar num profissional de TI são as certificações. Entre os cursos do Infnet que preparam profissionais para estes desafios estão as graduações em Análise e Desenvolvimentos de Sistemas e a Gestão da Tecnologia da informação. Há ainda as pós-graduações Master in Technology em Governança e Boas Práticas da TI e a em Gerência de Redes. Para quem ainda possui apenas conhecimentos básicos da área, o Instituto oferece formações técnicas baseadas no currículo de parceiros como Microsoft, Cisco, Oracle e Red Hat (Linux).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira