Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Ministro Celso Amorim participa da Conferência Internacional de Paris de Apoio ao Líbano

A Conferência Internacional de Apoio ao Líbano ("Paris III"), acontece dia 25 de janeiro, em Paris, com o objetivo de promover ações de longo prazo para a reconstrução do Líbano A iniciativa do Governo francês dá seqüência aos esforços da comunidade internacional para a reconstrução do Líbano, após a Conferência Internacional de Doadores para o Líbano, realizada em Estocolmo em 31 de agosto de 2006.

O Brasil foi o único país latino-americano convidado pelo Governo francês a participar da Conferência de Paris. A delegação brasileira, que será chefiada pelo Ministro Celso Amorim, reiterará o firme compromisso do Brasil de oferecer toda a colaboração que estiver a seu alcance para a recuperação e reconstrução do Líbano, de onde provém parcela significativa de nossa população. Esse compromisso foi manifestado às mais altas autoridades libanesas pelo Ministro Amorim, durante sua visita a Beirute, em 15 de agosto de 2006 - apenas um dia após a entrada em vigor do cessar-fogo.

Durante a Conferência de Estocolmo, o Brasil anunciou contribuição voluntária de US$ 500 mil para ações emergenciais de reconstrução no Líbano, por meio de fundo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Em outubro de 2006, o Governo brasileiro enviou expressiva missão multidisciplinar de cooperação ao Líbano, que apresentou resultados importantes em áreas como agricultura (irrigação aplicada à fruticultura, pecuária leiteira e horticultura), saúde (tratamento e monitoramento de água, resposta rápida a surtos e epidemias), educação (recuperação de laboratório científico de escola pública libanesa), formação profissional (implementação do Programa de Ações Móveis do SENAI) e setor bancário (tecnologia bancária, fundos de garantia e operações de microcrédito).

Ademais do aprofundamento das iniciativas de cooperação técnica em curso, o ministro Celso Amorim anunciará, durante a Conferência de Paris, o financiamento adicional de US$ 1 milhão para projetos brasileiros para a reconstrução do Líbano. Com esse gesto, o Brasil pretende, dentro de suas possibilidades, traduzir o sentimento de solidariedade do povo e do Governo brasileiros em relação ao Líbano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira