Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2021 - 09:00

Cresce demanda por tecnologia que coleta provas digitais


Posts e conversas em redes sociais são cada vez mais usadas como provas judiciais.

A maneira com que a sociedade se comunica e interage mudou radicalmente na última década. Para seguir o ritmo dessas transformações, cada vez mais tribunais brasileiros vêm aceitando provas colhidas por meios digitais em redes como WhatsApp, Instagram e Facebook, sempre resguardando as garantias previstas na Constituição Federal. Dentro deste cenário, a startup Verifact Tecnologia se destaca ao utilizar técnicas forenses e métodos práticos aceitos mundialmente para identificar, coletar e preservar evidências digitais, embasando ações judiciais em diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco. — A aceitação de provas digitais em substituição às atas notariais tem sido mais frequente, devido à eficiência de um sistema que é utilizado por um número cada vez maior de advogados — afirma Regina Acutu, CEO e cofundadora da Verifact Tecnologia.

Utilizada por departamentos jurídicos de empresas como Habibs, Catho e Ticket, além de órgãos públicos como o Ministério Público da Bahia e a Polícia Civil do Paraná, a solução da Verifact realiza um espelhamento técnico do fato digital, usando práticas forenses como o uso de um ambiente controlado e sem contaminações, ponto de acesso de internet seguro e sem interferências, coleta de metadados técnicos sobre a origem e o conteúdo, uso de Cálculo de Hash para a verificação de integridade de arquivos e anotação de horários na forma UTC.

— No início da pandemia, foi dada tutela de urgência de guarda temporária de uma criança, que é do grupo de risco e tem problemas respiratórios, a um dos genitores, sendo que o outro genitor mostrava não se importar com os protocolos de segurança recomendados contra o Covid-19. A conversa dos pais no WhatsApp capturada via Verifact foi essencial para a tutela de urgência — exemplifica Regina.

A tecnologia da empresa, que atende às etapas da Cadeia de Custódia do Código de Processo Penal aplicáveis a provas digitais, também assegura a preservação contra alterações posteriores no conteúdo digital coletado e permite auditabilidade dos materiais gerados com amplos metadados técnicos, além de usar um sistema de segurança com medidas efetivas contra fraudes e intervenções maliciosas durante a coleta.

— Em outro caso, um funcionário de uma empresa, que havia colocado sua equipe em home office, publicou um stories durante o expediente em que uma suposta bebida alcoólica aparecia em frente ao monitor. Essa atitude gerou sua demissão por justa causa — completa a CEO da Verifact, uma das startups aceleradas pela WOW, maior aceleradora independente do País.

WOW Aceleradora — Em operação desde 2013, a WOW é a maior aceleradora independente do Brasil. Em oito anos, já investiu em um portfólio de mais de 100 startups de várias regiões do País e de diversos setores da economia. Também construiu uma forte rede de 220 investidores-anjo, composta por empreendedores e profissionais de mercado com muita experiência, que é considerada o grande diferencial na hora de ajudar as startups aceleradas por meio de mentorias e conexões com o mercado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira