Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2021 - 09:41

Os 80 anos do João Luiz


Figura ilustre do mundo da cachaça festeja aniversário com presente especial para amigos e parceiros da 'Magnífica'.

João Luiz de Faria e sua magnífica Cau estão isolados, como manda o protocolo de segurança sanitária neste momento de pandemia, em Vassouras (RJ). Ele é o dono da 'Cachaça Magnífica de Faria', cujo alambique fica na Fazenda do Anil, nesta cidade do interior fluminense, e completa 80 anos no dia 18 de abril. —Eu queria dar uma grande festa, como fez meu avô nesta idade e como faço sempre na minha família, mas não vai dar — comenta ele que, no entanto, arranjou uma bela maneira de festejar a data: engarrafou 200 garrafas da Reserva do Patrão e vai presentar os amigos.

A cachaça Reserva do Patrão não está na linha dos produtos comercializados pela empresa. É especial e única! João Luiz a preparou pessoalmente e a deixou envelhecendo em barril de carvalho francês, estrategicamente instalado embaixo de uma imagem de Sant´Ana, padroeira da fazenda.

Mas, mais do que o presente e a pequena comemoração, o 80º aniversário de João Luiz é um marco para o mundo da cachaça pelo papel que ele desempenhou e ainda desempenha para o setor. Engenheiro mecânico, formado pela UFRJ, J Luiz trabalhou na indústria gráfica, depois na FINEP, — onde foi presidente de 88 a 90. Em 1994 passou a dedicar-se totalmente à produção de sua cachaça na Fazenda do Anil, situada nos limites dos municípios de Vassouras e Miguel Pereira. Seu sonho sempre foi produzir uma cachaça que rivalizasse com os melhores destilados do planeta.

Em 1996 reuniu produtores, órgãos do Estado e apreciadores da cachaça de todo o Brasil, no Programa Brasileiro da Cachaça, origem dos atuais Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça, do Ministério da Agricultura da qual foi o primeiro presidente. — Era preciso mudar a imagem que os brasileiros tinham da cachaça, era preciso uma campanha de valorização— lembra João, que foi também fundador e primeiro presidente da Associação de Produtores e Amigos da Cachaça do Rio de Janeiro (Apacerj).

A Cachaça do Rio — João não é só uma figura ilustre no mundo da cachaça; ele também é morador festejado de Santa Teresa, o bairro mais charmoso do Rio de Janeiro. Desde que se casou em 1964 com Maria do Carmo, filósofa, ex -reitora da Universidade Santa Úrsula (foi este cargo de ‘Magnífica Reitora’ que inspirou o nome dado à cachaça), tornou-se figura conhecida no bairro, não só pela participação no projeto Santa Teresa de Portas Abertas, onde, na garagem de casa, abre o ‘Atelier da Cachaça Magnífica’ como pela homenagem recebida de um dos mais tradicionais blocos carnavalescos do bairro — o Bloco do Badalo — cujo enredo, em 2019 foi ‘A Magnífica Cachaça do João’. Também na região da Fazenda, é figura conhecida e muito estimada, agraciado em Vassouras pela “Comenda Severino Dias”e, em Miguel Pereira, pelo Rotary Club. | https://cachacamagnifica.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira