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15/04/2021 - 07:28

Nissan adere aos “Princípios de Empoderamento das Mulheres” da ONU Mulheres


E ao Pacto Global das Nações Unidas. Empresa ratifica seu compromisso com a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres na Argentina, Brasil, Chile e Peru.

A Nissan América do Sul aderiu hoje, por meio do evento virtual "Avanços e Compromissos 2021. Reconhecimento das Empresas WEPs", aos "Princípios de Empoderamento das Mulheres" (em inglês, Women Empowerment Principles, WEPs), promovido pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global das Nações Unidas.

A Nissan se torna a primeira marca automotiva a aderir ao "Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios" em âmbito regional, com o objetivo de continuar desenvolvendo e implementando medidas que promovam a integração e promoção da igualdade de gênero no trabalho, no mercado e na comunidade.

Guy Rodríguez, presidente e diretor geral da Nissan América do Sul, representou a fabricante japonesa de automóveis no evento e realizou a assinatura simbólica da adesão ao programa junto com as mais de 31 novas empresas, que se somam às mais de 3.770 signatárias em todo o mundo.

“Ficamos emocionados por aderir aos "Princípios de Empoderamento das Mulheres" da ONU Mulheres e ao Pacto Global das Nações Unidas para promovermos um ambiente ainda mais diverso e inclusivo, por meio do qual todos os colaboradores se sintam valorizados e respeitados, como base de um desenvolvimento organizacional equitativo — comentou o executivo.

Recentemente, a Nissan definiu uma missão global comum de Diversidade e Inclusão como parte de sua estratégia corporativa, como pilar fundamental para o desenvolvimento de suas operações.

— Onde existe diversidade e inclusão, existe o intercâmbio de opiniões, respeito e desenvolvimento profissional, além da competitividade e crescimento do negócio. Na Nissan, buscamos gerar um sentimento de pertencimento corporativo que se traduz nesse 'motor pessoal' que cria produtos e serviços automotivos que enriquecem a vida das pessoas —comentou Alejandra Fehrmann, diretora de Comunicação Corporativa para a Nissan América do Sul.

Durante o evento, Verónica Baracat, coordenadora do "Programa Ganha-Ganha" na Argentina, compartilhou boas práticas relacionadas a questões de gênero das empresas aderentes aos WEPs e apresentou os resultados do relatório de Boas Práticas de Empresas WEPs no país em 2020. "Atualmente, na Argentina, contamos com mais de 200 empresas signatárias, das quais 50% apresentou seu plano de ação de igualdade de gênero".

O "Programa Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios" o programa conjunto da ONU Mulheres e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) é financiado pelo Instrumento de Associação da União Europeia para promover a igualdade de gênero por meio do setor privado, aumentar o empoderamento econômico e a liderança das mulheres, como base para um crescimento sustentável, inclusivo e equitativo. Este programa é implementado na Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Jamaica e Uruguai.

Criados em 2010, os "Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs)" proporcionam uma visão de gênero, por meio da qual as empresas podem analisar e adaptar suas políticas e práticas para avançar no empoderamento das mulheres. Os sete princípios dos WEPs que fazem parte do Programa Ganha-Ganha são:

1. Estabelecer liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.

2. Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho - respeitar e apoiar os direitos humanos e a não-discriminação.

3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras.

4. Promover educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres.

5. Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de suprimentos e de marketing que empoderem as mulheres.

6. Promover a igualdade através de iniciativas e defesa comunitária.

7. Medir e publicar os progressos da empresa para alcançar a igualdade de gênero.

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