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17/04/2021 - 08:18

A DNV destaca o papel fundamental das tripulações de navios em inspeções remotas

Esse tipo de fiscalização vem aumentando antes mesmo da pandemia.

Com o aumento do uso de inspeções remotas, o feedback dos armadores está ajudando a DNV a otimizar esta abordagem para avaliar a conformidade com os padrões de classe e regulamentares, e para tornar o trabalho dos membros da tripulação mais fácil e seguro. Que atuam como nossos olhos e ouvidos nos navios, expõe um relatório da empresa de classificação.

Inspeções remotas lideradas por especialistas da DNV em terra, com equipes manejando câmeras em navios, tornaram-se mais comuns, pois fechamentos e quarentenas devido ao Covid-19 impediram que os inspetores viajassem para alguns locais. Pandemia à parte, uma inspeção remota evita o tempo de espera para que um inspetor chegue ao navio, bem como custos de viagem desnecessários. Inspetores remotos podem realizar inspeções 24 horas por dia, 7 dias por semana, em qualquer lugar do mundo, mesmo no caso de um depósito localizado em um local remoto. Pesquisas remotas são mais rápidas, produzem documentação de reconhecimento instantaneamente e até reduzem as emissões de dióxido de carbono, observa a DNV.

Os marítimos desempenham um papel crítico ao permitir que pesquisas remotas ofereçam segurança superior e benefícios de negócios a seus colegas e proprietários. Eles serão cada vez mais solicitados a complementar essas funções, sugere Kamlesd Kumar, Chefe do Centro de Sistemática e Operacional de Classe, DNV: "As inspeções remotas estavam se tornando moda em navios mesmo antes de 2020; e para alguns tipos de inspeções, a abordagem poderia se tornar" a nova normal "após a pandemia", ele antecipa.

Para as equipes que participam do reconhecimento remoto da DNV, as instruções em tempo real chegam por meio de uma conexão online ou link de transmissão de vídeo de inspetores remotos estrategicamente localizados em uma de nossas unidades de Acesso Direto a Especialistas Técnicos (DATE).). A DNV tem cerca de 60 inspetores remotos treinados nessas unidades em Høvik (Noruega), Hamburgo (Alemanha), Cingapura, Houston (EUA) e Pireu (Grécia).

O que acontece em uma inspeção remota? Os inspetores remotos da DNV e o cliente primeiro identificam, coletam e revisam todos os documentos necessários. — Podemos ter conversas online com o comandante do navio e o engenheiro-chefe e obter uma declaração por escrito deles. Precisamos acessar a documentação relevante, geralmente relatórios de reparos, avisos de entrega de peças de reposição/ pedidos, etc. — explica Kumar.

A DNV e o cliente também planejam o que deve acontecer durante a inspeção e quem o fará. Como parte desse processo, trabalha-se para evitar qualquer risco à segurança dos operadores de câmera (ou de seus colegas tripulantes), cuja atenção estará voltada para o funcionamento da câmera, normalmente integrada a um smartphone, tablet ou um dispositivo de segurança capacete.

Os membros da tripulação podiam então se ver andando com câmeras para enviar imagens estáticas e vídeos ao vivo ou gravados para a DNV. — Por exemplo, podemos pedir ao manipulador da câmara para ampliar a placa de identificação de uma válvula de substituição que mostra o fabricante e o número de série — observa Kumar. — Este trabalho será lento, pois nossos inspetores remotos dão instruções para que possam testemunhar tudo o que precisam fazer. Eles fornecem instruções claras, permitindo que a tripulação acerte na primeira vez e com segurança—. Os membros da tripulação que trabalham em embarcações diferentes podem encontrar pequenas variações na maneira como conduzem as pesquisas. Por exemplo,

O uso de telefones celulares é essencial — O capitão Stian Bøe relata uma série de aprendizados com essas inspeções remotas: — Usar dois telefones celulares com contas separadas foi muito útil. Significou que podíamos documentar que as coisas estavam funcionando como deveriam, filmando uma ativação e o resultado de uma ativação no mesmo tempo—.

Por exemplo, o engenheiro-chefe filmou a ativação de um detector de fumaça e o fechamento da porta corta-fogo ao mesmo tempo, enquanto o capitão filmou as ativações que apareciam no painel de controle de incêndio da ponte. Quando testaram as válvulas de fechamento rápido, o engenheiro-chefe filmou a ativação de cada válvula do convés enquanto o capitão filmava simultaneamente o fechamento correto da válvula na sala de máquinas.

As visitas ainda são essenciais — Os motivos típicos para solicitar inspeções remotas incluem, mas não estão limitados a, gerenciamento de condições, inspeções ocasionais, inspeções de pequenos danos, adiamento de inspeções e conclusão de inspeções periódicas com pequenos itens pendentes. Um exemplo de uma "inspeção ocasional" é quando uma mudança de linha de carga ocorre em um navio que já possui várias linhas de carga atribuídas. Normalmente, isso pode ser feito remotamente, dependendo da autorização de cada Registro de Embarcação. Assim que uma solicitação de inspeção remota for feita por meio do portal Veracity da DNV, um inspetor será designado. Em seguida, você terá que seguir / enviar várias etapas e testes, no mínimo.

Nem todas as inspeções podem ser gerenciadas remotamente. A DNV também realizou projetos-piloto de inspeção remota periódica, mas a experiência mostrou que as inspeções a bordo são o método de inspeção preferível neste caso. —No entanto, os pedidos são avaliados caso a caso e verificamos se uma inspeção remota é adequada —diz Kumar. —Por exemplo, embora o reconhecimento remoto geralmente seja possível quando uma âncora é perdida, normalmente não é possível quando o navio sofreu uma grande colisão—. | . MundoMarítimo

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