Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Siemens e BioNTech adaptam nova unidade para produção de vacina contra a Covid-19


Planta adquirida pela empresa de biotecnologia em Marburg, na Alemanha, foi adaptada em menos da metade do tempo previsto para o projeto — tempo recorde —. Instalação passou a produzir o princípio ativo para a vacina Comirnaty. Agilidade na execução do projeto foi obtida com o novo Manufacturing Execution System (MES) da Siemens, que faz a integração dos ativos proporcionando maior controle e qualidade.

Líder em soluções inteligentes voltadas para a indústria, a Siemens teve papel fundamental para agilizar a produção de uma das vacinas contra a Covid-19. A partir de sistemas de automação e digitalização, a companhia auxiliou na adaptação da unidade da BioNTech em Marburg, na Alemanha, que passou a produzir em tempo recorde o princípio ativo para a vacina Comirnaty (também conhecida como BNT162b2). Adquirida pela empresa de biotecnologia no fim do ano passado, a instalação estava prevista para iniciar a produção de vacinas de mRNA dentro um ano mas as operações foram iniciadas em apenas cinco meses.

Implementado em apenas dois meses e meio, a solução Manufacturing Execution System (MES) da Siemens foi fundamental para a agilidade do projeto. O sistema assegura que a qualidade e a eficiência estejam integradas ao processo de manufatura e que elas sejam aplicadas de modo proativo e sistemático. Os sistemas de execução de manufatura conectam informações de produção em tempo real, e se integram facilmente a equipamentos, controladores e aplicativos. O resultado é visibilidade, controle e otimização de produção e processos. O novo sistema e a digitalização de ponta a ponta da produção também possibilitam a conversão para “documentação de produção sem papel”, que pode atender imediatamente a todos os requisitos de documentação.

Todo o fluxo de processos da unidade da BioNTech é controlado com produtos Siemens. O MES Opcenter Execution Pharma é usado para orquestrar subsistemas e processos, e para analisar sua qualidade. Além disso, várias etapas do processo de produção de mRNA que eram realizadas manualmente — como a pesagem, cuja medição é vital para a qualidade do produto — passaram a ser feitas pelo sistema da Siemens. As linhas de produção podem ser desenvolvidas, otimizadas e gerenciadas automaticamente. Todos os sistemas foram modificados para automação usando o sistema de controle de processos Simatic PCS 7, que controla e regula os processos do sistema.

Outros produtos usados incluem tecnologia de rede, pontos de acesso WLAN, tecnologia de comunicação e a estrutura de engenharia do TIA Portal. A Siemens apoia a implementação de sistemas para a inicialização da produção na BioNTech com serviços aprofundados e prontidão sob demanda. A Siemens e a BioNTech mantêm uma longa tradição de parceria de colaboração e intensificaram sua cooperação para a produção de vacinas contra a Covid-19.

Perfil — A Digital Industries (DI) da Siemens é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, promove a transformação digital nas indústrias de processo e manufatura discreta. Com seu portfólio de soluções para a indústria digital, fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a obter mais produtividade e flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. Com sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, tem cerca de 76 mil funcionários no mundo inteiro.

A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma potência global de tecnologia que se destaca por sua excelência em engenharia inovação, qualidade, confiabilidade e internacionalidade há mais de 170 anos. Atuando no mundo todo, a empresa concentra-se em infraestrutura inteligente para edifícios e sistemas de energia distribuída, e em automação e digitalização nas indústrias de processo e de manufatura. A Siemens reúne os mundos digital e físico para beneficiar os clientes e a sociedade. Por meio da Mobility, fornecedora líder de soluções de mobilidade inteligente para transporte ferroviário e rodoviário, a Siemens está ajudando a moldar o mercado mundial de serviços de passageiros e de carga. Por sua participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, a Siemens também é fornecedora líder mundial em tecnologia médica e serviços de saúde digitais. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica que está listada na bolsa de valores desde 28 de setembro de 2020. No ano fiscal de 2020, encerrado em 30 de setembro de 2020, o Grupo Siemens gerou uma receita de €57,1 bilhões e um lucro líquido de €4,2 bilhões. Em 30 de setembro de 2020, a empresa contava com cerca de 293.000 funcionários em todo o mundo.

No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. Atualmente, a empresa Siemens conta com seis fábricas e quatro centros de Pesquisa e Desenvolvimento espalhados por todo o território nacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira