Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2021 - 07:52

Covid-19 impactou 9 em 10 pontos de vista dos consumidores sobre sustentabilidade

66% dos brasileiros pesquisados estão dispostos a mudar seu comportamento de compra para ajudar a reduzir o impacto negativo no meio ambiente.

A pandemia do Covid-19 elevou o foco dos consumidores na sustentabilidade e a disposição de pagar do próprio bolso - ou até mesmo receber um salário menor — por um futuro sustentável, de acordo com um novo estudo do IBM Institute for Business Value, com mais de 14 mil consumidores em nove países, incluindo o Brasil.

Nove em cada dez consumidores pesquisados ??relataram que a pandemia afetou seus pontos de vista sobre a sustentabilidade ambiental, mais do que qualquer outro impacto citado, como incêndios florestais, desastres devido a eventos climáticos e cobertura de notícias sobre o assunto.

A pesquisa também revelou diferenças na opinião do consumidor entre as geografias, com os americanos pesquisados ??relatando a menor preocupação com a sustentabilidade em muitos tópicos. Apenas 51% dos consumidores americanos disseram que lidar com as mudanças climáticas era muito ou extremamente importante para eles - 18 pontos percentuais abaixo da média.

— Os consumidores estão cada vez mais preocupados e vocais sobre a sustentabilidade e as empresas precisam mostrar, não apenas contar, seu compromisso com este tema para manter ou ganhar credibilidade, mas para contribuir para um futuro mais sustentável — diz Tonny Martins, gerente -geral IBM América Latina — Hoje, menos da metade dos consumidores confia nas declarações das empresas sobre a sustentabilidade ambiental. É nosso papel como líderes colaborar para mudar esses números, aplicando tecnologias inovadoras como IA e blockchain para aproveitar os dados e alavancar juntas empresas mais sustentáveis, sociedades e países—.

De acordo com a pesquisa, muitos consumidores estão cada vez mais dispostos a mudar a forma como fazem compras, viajam, escolhem um empregador e até mesmo onde fazem investimentos pessoais devido a fatores de sustentabilidade ambiental.

Os funcionários estão dispostos a aceitar um salário mais baixo para trabalhar em uma empresa que se preocupa com a sustentabilidade.

De acordo com a pesquisa, 71% dos funcionários e candidatos a emprego entrevistados dizem que as empresas ambientalmente sustentáveis ??são empregadores mais atraentes. Além disso, mais de dois terços de toda a força de trabalho potencial* têm maior probabilidade de se candidatar e aceitar empregos em organizações ambientalmente e socialmente responsáveis ??— e quase metade aceitaria um salário mais baixo para trabalhar nessas organizações.

Ao mesmo tempo, menos da metade dos consumidores pesquisados ??(48%) confia nos compromissos corporativos com a sustentabilidade, com 64% dos entrevistados esperando um maior escrutínio público no próximo ano.

Quase metade (48%) de todos os investidores pessoais pesquisados já leva a sustentabilidade ambiental em consideração em suas carteiras de investimento e um quinto (21%) afirma que provavelmente o fará no futuro.

59% dos investidores pessoais entrevistados esperam comprar ou vender participações no próximo ano com base em fatores de sustentabilidade ambiental.

Metade de todos os consumidores pesquisados concorda que a exposição de uma empresa às mudanças climáticas impacta o risco financeiro dos investidores. Os entrevistados no Brasil refletem o perfil médio geral — o país está em 4º lugar na classificação por nível de concordância. Os entrevistados na Índia e na China relataram, de longe, os níveis mais altos de associação de risco climático com risco financeiro, enquanto Alemanha, EUA, Reino Unido e Canadá são os mais dominados pela incerteza.

Compradores e viajantes pagarão mais pela sustentabilidade ambiental — Apesar do impacto financeiro da pandemia Covid-19 em muitas pessoas, 54% dos consumidores pesquisados ??estão dispostos a pagar mais por marcas que são sustentáveis ??e / ou ambientalmente responsáveis.

Além disso, 55% dos consumidores pesquisados ??relataram que a sustentabilidade é muito ou extremamente importante para eles ao escolher uma marca - 22% a mais do que os consumidores pesquisados ??antes da pandemia. Um pouco mais de seis em cada dez consumidores pesquisados ??disseram que estão dispostos a mudar seu comportamento de compra para ajudar a reduzir o impacto negativo no meio ambiente. Os consumidores pesquisados ??na Índia (78%) e na China (70%) são os mais dispostos. Os consumidores pesquisados ??em países da América Latina, México (69%) e Brasil (66%), também relataram alto grau de disposição para mudar seu comportamento de compra para ajudar a reduzir o impacto negativo no meio ambiente.

Com relação às viagens, quase um em cada três entrevistados acredita fortemente que seus hábitos pessoais de viagem contribuem para a mudança climática. 80 % dos consumidores pesquisados ??globalmente relataram que estão ativamente procurando viajar por meios de transporte mais ecológicos, pelo menos um pouco. Na América Latina, 88% dos entrevistados no México e 82% no Brasil disseram o mesmo.

Metodologia — O IBM Institute for Business Value pesquisou mais de 14 mil adultos globalmente de nove países (Estados Unidos, Índia, Reino Unido, Canadá, Alemanha, México, Espanha, Brasil e China) durante março de 2021 para entender melhor as visões e perspectivas dos consumidores sobre a sustentabilidade ambiental.

Força de trabalho em potencial total refere-se aos respondentes da pesquisa que estão empregados em tempo integral ou meio-período, desempregados, mas atualmente procurando emprego, ou um estudante ou aprendiz em tempo integral.

Perfil — O IBM Institute for Business Value (IBV) oferece insights de negócios confiáveis ??a partir de nossa posição na interseção de tecnologia e negócios, combinando experiência de pensadores do setor, acadêmicos líderes e especialistas no assunto com dados globais de pesquisa e desempenho. O portfólio de liderança de pensamento do IBV inclui pesquisas profundas, benchmarking e comparações de desempenho e visualizações de dados que apóiam a tomada de decisões de negócios em todas as regiões, setores e tecnologias. | www.ibm.com/ibv.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira