Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/05/2008 - 08:47

Marcopolo atinge lucro de R$ 28,4 milhões no 1T08

Contra os R$ 24,2 milhões no mesmo periodo anterior.

Dentre os resultados da empresa no triemestre, conseguiu obter R$ 462,3 milhões, um crescimento de 10,4% sobre o 1T07. O mercado doméstico contribuiu com R$ 286,5 milhões, ou 62,0% do total, e o mercado externo gerou os 38,0% restantes, equivalentes a R$ 175,8 milhões.

A produção consolidada atingiu 4.761 ônibus contra 3.400 no 1T07, um crescimento de 40,0%. O mercado brasileiro absorveu 59,0% da produção e o mercado externo apenas 41,0%. O lucro bruto atingiu R$ 85,8 milhões ante R$ 71,3 milhões no 1T07. A margem bruta evoluiu de 17,0% no 1T07, para 18,6%, começando a refletir diversas medidas visando melhorar os resultados.

Conseguiu R$ 45,9 milhões, ou 17,4% superior aos R$ 39,1 milhões contabilizados no 1T07. O resultado líquido foi de R$ 28,4 milhões contra R$ 24,2 milhões no 1T07, ou um crescimento de 17,4% e correspondente a 6,1% da receita líquida versus 5,8% da mesma no 1T07.

A administração comenta sobre as perspectivas de 2008 que - Diversos fatores indicaram a conveniência de revisar para cima as projeções de produção e receitas originalmente divulgadas para o exercício de 2008: (i) o mercado de ônibus e a demanda se encontram numa fase muito saudável; (ii) a produção brasileira apresentou uma notável taxa de crescimento no 1º trimestre; (iii) a carteira de pedidos da Companhia garante bons volumes; e (iv) a produção e estoques de chassi para ônibus situam-se em níveis elevados (segundo dados da Anfavea). Essas razões estão justificando a conveniência de aumentar a previsão de produção do exercício de 2008, de 20 mil para 21 mil ônibus e a receita de R$ 2,3 bilhões para R$ 2,4 bilhões. Os dados da revisão são altamente condicionais e intimamente vinculados à persistência da política econômica e financeira do país e, não menos importante, o comportamento da taxa de câmbio nos meses remanescentes.- conclui.

Apesar de acirrada competição, a Companhia encerrou o 1T08 preservando os níveis históricos de participação na produção brasileira de ônibus. O market share de 41,0% situou-se dentro da faixa de amplitude estabelecida pela Administração. Recorde-se que a participação de 39,2% em 2006 havia caído para 34,5% no 1T07, fruto da falta de chassi durante janeiro e fevereiro. Com a normalização no suprimento desses componentes mecânicos, e com a adoção de política de preços mais agressiva, a participação foi sistematicamente evoluindo e chegando a 41,5% como média no exercício de 2007. Destaque-se também que, no exercício passado a carteira de pedidos exigiu da Marcopolo a fabricação de apreciável quantidade de ônibus de grande porte - rodoviários, principalmente de

Double Deckers (veículos de dois andares) - os quais, para efeito estatístico, tem o mesmo peso das unidades de menor porte, portanto, distorcendo os dados da participação. No 1T08, a Marcopolo voltou a merecer a preferência do mercado, conquistando 63,8% dos pedidos de ônibus rodoviários fabricados pela indústria nacional. Dados da participação na produção brasileira são apresentados no quadro que segue. A diminuição na participação de urbanos foi causada, em parte, pelos problemas do Projeto NUCLEUS/SAP. Porém, mais do que compensada pelo incremento na produção de micros.

No 1T08, a Marcopolo destaca que destinou R$ 40,4 milhões para investimentos de capital pelas diversas unidades (R$ 48,5 milhões no 1T07). Destes, R$ 32,9 milhões foram despendidos pela controladora e aplicados em: R$ 2,4 milhões no Projeto Nucleus/SAP (equipamentos de computação e softwares); R$ 4,4 milhões em equipamentos produtivos; R$ 2,7 milhões em prédios e instalações e R$ 23,4 milhões na aquisição de participação em coligada. Nas controladas foram investidos R$ 7,5 milhões, dos quais R$ 5,3 milhões na nova fábrica da Índia, R$ 1,4 milhão na Rússia e R$ 0,8 milhão nas demais unidades.

Perfil - A Marcopolo S.A. é uma das principais empresas mundiais dedicadas ao desenvolvimento de soluções para o transporte coletivo de passageiros. Com 58 anos de atividades, aplica o que existe de mais moderno em seus produtos, e assim consolida sua imagem de liderança e pioneirismo no mercado nacional e internacional. | www.marcopolo.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira