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23/04/2021 - 07:57

Porto de Antonina está apto a receber navios com maior capacidade de carga


O Porto de Antonina está apto para receber navios com maior capacidade de carga. O calado operacional do canal de acesso ao terminal passa de 8 para 8,5 metros. Essa é a profundidade em que as embarcações podem ficar submersas na água, ao navegar para entrar ou sair do terminal.

A alteração está na portaria 074/2021, publicada esta semana pela empresa pública Portos do Paraná. Com a retomada da dragagem de manutenção continuada essa homologação era muito esperada.

A aprovação do novo calado operacional foi dada pela Autoridade Marítima - Capitania dos Portos do Paraná - após a análise dos levantamentos da batimetria realizada na última atividade de dragagem no canal de acesso ao Porto de Antonina, finalizada em agosto de 2020.

— Considerando que o Porto de Antonina movimenta, principalmente, granéis sólidos, esse aumento de meio metro significa aproximadamente mais 2.500 toneladas de carga em cada navio que o porto recebe — afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

O calado operacional do canal está sendo restaurado por etapas. No ano passado passou de 7,5 para 8 metros. A expectativa é chegar até os 9,5 metros.

O diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, explica que isso é possível graças ao serviço de dragagem de manutenção e pela adequação na sinalização náutica (nas boias).

— Faz parte de um plano de adequação até atingir o calado máximo possível. Com certeza essa medida trará maior competitividade ao terminal de Antonina, impactando diretamente na viabilidade de atração de maiores volumes de carga— garante o diretor.

Gilberto Birkhan, presidente da Terminais Portuários Ponta do Félix (TPPF), que opera em Antonina, diz que a empresa recebe com otimismo a notícia do aumento de calado. —Isso faz crescer as nossas perspectivas de novas cargas, novos negócios. Trabalhando junto com a Portos do Paraná, creio que podemos ir além e alcançar profundidades ainda maiores, o que aumentaria os nossos diferenciais — afirma.

Segundo Birkhan, o impacto desse aumento de calado será direto, na primeira operação de embarque de farelo de soja, já nos próximos dias. — É muito importante contarmos com isso, porque seremos muito atrativos para cargas que merecem uma dedicação especial no manuseio —completa o presidente da TPPF, se referindo ao farelo de soja não transgênico que é movimentado pelo terminal.

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