Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2021 - 08:35

O ouro do Sul


Base da economia do sul, a soja é responsável por movimentar a economia da região, melhorando a renda nas cidades

Quando colocamos uma lupa sobre a região sul, facilmente notamos que por ali há particularidades, que se somam e elevam o PIB da área. A FMC, como empresa de ciências para a agricultura, vendo o tamanho do potencial da região e observando também o aumento da produtividade, bem como os desafios da pressão de pragas e doenças, tem apoiado os estados, desenvolvendo tecnologias e, também, suportando através de sua equipe técnica e de especialistas. Afinal, é no ouro do sul que se está baseada a economia regional e, o principal sustento de toda a cadeia, gerando empregos no campo, nas cooperativas e na indústria.

Segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social(Ipardes), o Paraná apresentou um crescimento de 2,3% no primeiro trimestre de 2020 e segue em franco desenvolvimento, pois conta com a verticalização realizada nos estados. Essa operação oferece parte da produção de soja e milho, para que haja maior fluxo nas exportações, tornando o Sul um dos maiores players em oferta de alimentos no país. O “Ouro do Sul” , a soja, é a grande estrela do agronegócio brasileiro, em especial para essa região.

As maiores cooperativas de soja do Brasil também se localizam no Sul. E contam com pequenos, médios e grandes produtores, que fazem do Paraná, o segundo maior produtor de grãos do país, e está trabalhando para se tornar o maior produtor de alimentos do mundo, segundo informações do Governo do Estado. — A FMC criou a plataforma de relacionamento Juntos para apoiá-las em um futuro ainda maior e mais produtivo. O Juntos coloca a FMC em uma nova era no relacionamento com os clientes, através deste Programa que simplifica as relações entre os elos da cadeia, em um sistema onde quando um ganha, todos ganham — explica Jedir Fiorelli, gerente de desenvolvimento de mercado Sul da FMC.

O clima e as particularidades dessas regiões trazem muitos desafios, mas também aprendizados no cultivo de soja. Algumas regiões possuem solo muito rico, em outras, porém, o agricultor teve de aprender o manejo correto para extrair o melhor potencial. Diante deste cenário, uma das ferramentas criadas foi o plantio direto, que mantém a conservação do solo e, por consequência, aumenta a produtividade.

O desenvolvimento desta técnica permite que, além do incremento da produtividade, haja mais sustentabilidade na cadeia do agronegócio. O desafio do clima também é um problema por ser muito propício à pressão de pragas e doenças. Portanto, o manejo é a ferramenta número um do agricultor e, em especial dos sojicultores. — Nós da FMC, atuamos com pesquisa e desenvolvimento, e com uma bagagem técnica muito grande, olhando sempre para a inovação e para o agricultor, de forma a apoiá-lo a produzir de forma sustentável. Para os próximos anos pode-se esperar por novas soluções para o controle da doença na soja, que vão ajudar os sojicultores a ter melhor controle e realizar também, o manejo de resistência e longevidade — adianta Jedir.

Tecnologias FMC — Com produtos para o manejo de lagarta, como Premio®, o sojicultor consegue ter alta eficiência no controle e, ao mesmo tempo, atuar de forma sustentável. Além disso, os biológicos são parte da realidade do campo e a FMC, conta com Presence®, que atua no controle de nematóides e tratamento de sementes e os bioestimulantes, como Crop® e o Seed+®, que ajudam a cultura da soja a minimizar os impactos das adversidades climáticas e estresse que pode ter no campo, com altas de temperaturas extremas e, ou a falta de água.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira