Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/05/2008 - 08:54

Especialistas do fiquetranquilo mostram como aumentar segurança no ambiente profissional

Policiais civis e militares, segurança, médicos, professores e bancários estão entre os profissionais mais suscetíveis à violência no ambiente de trabalho, por meio de agressões ou assaltos. Executivos e profissionais diversos, contudo, devem ficar atentos para evitar furtos de informações e de objetos pessoais, advertem os especialistas do site fiquetranquilo – do Grupo Nordeste, líder em segurança privada no Brasil. Eles mostram como evitar esse tipo de violência que cresce no País.

Dicas.: 1. Médicos que atuem na área pública das grandes cidades devem ter muito cautela com pacientes e familiares, insatisfeitos, por exemplo, com a demora ou impossibilidade de atendimento. Em situações em que haja falecimento de pacientes, hospitais e ambulatórios devem assegurar que o médico seja protegido contra reações emocionais de familiares e amigos, inconformados com a morte do ente querido.

2. Policiais militares já têm o hábito de não utilizar uniforme fora do trabalho. Também não é aconselhável contar qual sua atividade profissional a vizinhos e desconhecidos.

3. Bancários são sujeitos ao risco de assalto. Nessas situações, é importante manter a calma, não tentar fugir ou agir impulsivamente. Movimentos bruscos podem provocar reações violentas dos criminosos.

4. Treinamento é a palavra-chave para vigilantes e outros profissionais do ramo da segurança. Quem trabalha em empresas não-regularizadas certamente correrá mais risco, por não contar com as condições ideais de treinamento, equipamento e proteção.

5. Professores têm sofrido agressões de alunos em escolas públicas, principalmente em regiões de alto nível de violência. Cabe às autoridades garantir a segurança destes profissionais. As maiores ameaças vêm de traficantes e outros tipos de criminosos, que se aproximam das escolas e dos alunos. Utilizar telefones como disque-denúncia, em que não são divulgados os nomes dos que denunciaram crimes, é uma das poucas ações que podem reduzir a insegurança nestes locais, além da segurança ostensiva, por intermédio de vigilantes profissionais.

6. Nos ambientes corporativos, os riscos são de outra natureza. Em empresas com grande movimentação de profissionais e visitantes, podem ocorrer furtos de documentos, dinheiro, laptops e celulares. Para evitá-los, basta guardar esses bens com muito cuidado. Com relação a dados sigilosos de trabalho, o uso de senhas, freqüentemente trocadas, amplia a margem de segurança.

7. Em qualquer ambiente profissional há riscos derivados das paixões humanas: ciúme, inveja, excessiva competição entre profissionais etc. Paciência, bom senso e separação entre vida particular e profissional evitam brigas e disputas desnecessárias.

8. De parte das empresas, públicas ou privadas, há uma série de medidas que reduzem os riscos para seus empregados: contratação de uma empresa idônea de segurança; instalação de um sistema de vigilância eletrônica; controle digital de catracas, portarias e acessos; segurança da informação (sistemas antivírus, anti-spam, anti-spywares); segurança individual, em situações especiais (ameaças de morte, por exemplo); contratação de empresas de transporte de valores sempre que necessário.

Perfil - O Grupo Nordeste é líder absoluto em segurança privada no Brasil. Fundado há 38 anos, em Pernambuco, atua por intermédio das empresas Nordeste Segurança (região Nordeste); Norsergel (região Norte); Transbank (regiões Sudeste e Sul) e Soservi. Presente em 19 Estados brasileiros, presta serviços nas áreas de seguranças eletrônica, patrimonial e pessoal; transporte de valores; terceirização de serviços bancários; e limpeza e conservação.

Para isso, conta com as mais avançadas tecnologias de segurança, da informação e com uma equipe treinada e valorizada, integrada por mais de 23 mil profissionais. O Grupo Nordeste tem se destacado nos rankings que avaliam os investimentos e a qualificação em tecnologia da informação, como as 100 Empresas Mais Ligadas de TI (Info Exame), 100 + Inovadoras de TI (Information Week) e IT Leaders 2007, (Computerworld). Recebeu o prêmio “Padrão em Qualidade B2B 2007”, pelo Projeto de Controle de Cofres.

Consciente da importância da Cidadania Empresarial, criou, em 2001, a associação Arte e Vida, que oferece educação artística e acompanhamento escolar a dezenas de crianças e jovens carentes do Recife.

Além do prêmio de fotografia, um das principais ações culturais do Grupo é a decoração natalina da Praça do Entroncamento, no Recife, que já faz parte do calendário turístico-cultural da capital pernambucana.|| Site: www.fiquetranquilo.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira