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22/05/2008 - 09:12

Metalfrio lança ilha de congelados para atender o momento de transição do setor supermercadista

O design arredondado da linha HA200 Vision, com tampa curva e inclinada, é inédito no Brasil e será apresentado na Apas 2008

A Metalfrio Solutions, um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos de refrigeração comercial do tipo plug-in, lança nova linha de Ilha para Congelados, a HA200 Vision, que traz ao mercado nacional um novo conceito em exposição de alimentos congelados. Com design inédito no País, a HA200 Vision promete revolucionar a exposição de congelados nos supermercados.

O desing inovador não é o único diferencial da nova linha. O lançamento também traz muitos benefícios ao setor supermercadista, que está em plena transição. Com o aumento de lojas menores e mais próximas aos consumidores, o setor vive um momento de concorrência acirrada, o que obriga a adoção de medidas para otimização de seus custos e máximo aproveitamento do espaço da loja, ou seja, para aumentar a eficiência operacional. O HA200 Vision garante isto com um sistema de refrigeração acoplado, baixo custo de instalação – necessita apenas de uma tomada –, menor consumo de energia, com até 50% de economia em comparação ao sistema remoto, e máximo aproveitamento de espaço de carga. As ilhas oferecem ainda mais flexibilidade ao supermercadista, que pode montar sua seção de congelados modularmente, adaptando-as no showroom sem maiores dificuldades.

A nova linha será apresentada oficialmente em um estande da Metalfrio na Feira Apas 2008, (Associação Paulista de Supermercados), que ocorre de 26 a 29 de maio, em São Paulo. A proposta da Metalfrio é oferecer modelos específicos para as necessidades dos supermercadistas. “Além de serem mais econômicas, nossas ilhas oferecem ao supermercadista total flexibilidade para o layout da loja, com máxima exposição dos produtos e melhor aproveitamento do espaço”, afirma Luiz Eduardo Moreira Caio, presidente da empresa.

Atualmente, o sistema de refrigeração mais utilizado no país para a exposição de congelados é o sistema remoto – refrigeradores compridos e abertos, construídos no showroom do supermercado e cuja refrigeração é alimentada por casas de máquinas fora do estabelecimento. Com alto consumo de energia, elevados custos de manutenção e instalação, o sistema começa a ceder espaço para o sistema plug-in, há muito tempo utilizado na Europa.

As ilhas plug in da Metalfrio têm uma série de vantagens em relação às ilhas remotas. Por serem fechadas com tampas de vidro, elas proporcionam melhor conservação dos alimentos, reduzindo em muito a perda de carga por variação de temperatura, além de economia de energia elétrica de até 50% na comparação com as ilhas remotas e abertas. Além disso, os custos de instalação e manutenção são bem menores que os das ilhas remotas, que precisam de tubulação e casa de máquina fora da loja. Outros diferenciais exclusivos: moldura superior em ABS com tampa curva e inclinada, iluminação Interna fluorescente com opcional por leds; puxadores fixados diretamente nas tampas, termômetro digital, condensador com micromotor de limpeza e grades divisórias para melhor acomodação dos alimentos. A Metalfrio também oferece a possibilidade de personalizar as ilhas (adesivagem), transformando-as em verdadeiras peças de merchandising no ponto-de-venda.

As novas ilhas saem de fábrica com garantia total de dois anos – para peças e mão-de-obra –, assegurada e atendida por uma rede de mais de 350 postos autorizados espalhados por todo o Brasil, a maior rede em todo o território nacional.

Outros modelos que serão expostos na feira.: Soluções para frente de caixa: Modelos desenvolvidos especialmente para alavancar a venda por impulso de bebidas e sorvetes nos caixas dos supermercados.

Soluções verticais para sorvetes e congelados: Equipamentos verticais de baixa temperatura, que oferecem o máximo de aproveitamento de espaço, com a confiabilidade e segurança.

Open Cooler: Refrigerador aberto com design atrativo para exposição de águas, sucos e refrigerantes.

Access Cooler? Mais um produto sem igual no mercado nacional. Refrigerador aberto com design exclusivo, ideal para exposição de marca e venda de produtos com alto valor agregado.

Refrigerador Slim? Modelo vertical de menor litragem, desenvolvido para ambientes com espaço reduzido ou para a exposição de produtos premium.

Perfil da Metalfrio - A Metalfrio é uma multinacional de origem brasileira, fundada em 1960, e um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos de refrigeração comercial do tipo plug-in, líder do segmento no Brasil e demais nações da América Latina. No País, os refrigeradores da marca Metalfrio estão em 90,5% dos estabelecimentos comerciais A empresa fornece produtos para alguns dos maiores players dos segmentos de alimentos e bebidas resfriados ou congelados, por meio de uma rede de distribuidores em cerca de 80 países dos cinco continentes. No Brasil, são mais de 300 postos de atendimento.

Em âmbito mundial, Metalfrio Solutions tem como meta expandir de forma contínua e estratégica seus negócios, consolidando cada vez mais sua posição entre as maiores empresas mundiais do setor. A previsão é de que, até 2010, a empresa seja uma das líderes mundiais no mercado de refrigeradores comerciais plug-in.

A empresa tem oito plantas industriais: duas no Brasil, uma na Rússia, três na Turquia e duas no México, com capacidade de produção anual superior a um milhão de unidades de refrigeradores comerciais. Sua estratégia é oferecer produtos e soluções inovadores, que atendem às expectativas e necessidades de clientes que desejam consolidar relacionamentos com fornecedores em escala global.

No Brasil, as unidades fabris localizam-se na cidade São Paulo e no município de Três Lagoas (MS). Cerca de 30% da sua produção é exportada para países latino-americanos e EUA, além de nações da África, Europa e Oriente Médio. No mercado nacional de refrigeração comercial, a participação da Metalfrio equivale a 69%.

Todas as fábricas, no Brasil e no exterior, têm produção múltipla e linhas de produtos complementares, que agilizam o processo de entrega de equipamentos nos mais diversos países, mantendo padrões de alta qualidade em produtos e serviços. Juntamente com o Centro de Distribuição nos EUA, as plantas industriais garantem à Metalfrio Solutions maior flexibilidade no atendimento e na prestação de serviços aos clientes.

A Metalfrio, no primeiro trimestre de 2008, teve receita líquida de R$ 156,7 milhões, contra R$ 113,9 milhões no mesmo período do ano passado, registrando um crescimento de 37,5%. O número de unidades vendidas no trimestre aumentou 36,3% em relação ao primeiro trimestre de 2007, sendo de 144,7 unidades. A empresa fechou 2007 com receitas líquidas de R$ 576,2 milhões, com crescimento de 94,7% em relação a 2006 (R$ 295,9 milhões). Foram vendidas 511,9 mil unidades, com crescimento de 81,7% em relação ao ano anterior. Os destaques foram as vendas na América do Norte, que cresceram 45,9% no quarto trimestre em relação ao terceiro trimestre, e no Brasil, que cresceram 4,2% no período e 34,3% em relação ao quatro trimestre de 2006.

Meio ambiente - A preservação ambiental é uma das prioridades da companhia, tendo como base o desenvolvimento sustentável de atividades, produtos e serviços. Para isso, a Metalfrio promove o desenvolvimento sustentável, respeita os direitos sociais e humanos, dialoga com os consumidores, desenvolve ações, programas e projetos em benefício da qualidade de vida de comunidades onde se faz presente e aprimora pessoal e profissionalmente seus funcionários. Esta conduta envolve, inclusive, a aplicação de todas as medidas necessárias para prevenir danos ao meio ambiente, além de estimular o senso de responsabilidade ambiental entre funcionários e parceiros contratados.

Uma das patentes da empresa é o Sistema de Telemetria que monitora o funcionamento do freezer para detectar falhas precocemente. O sistema foi desenvolvido para evitar que o freezer fique indisponível no ponto-de-venda, prejudicando a comercialização do produto exposto, e impedir que cargas perecíveis de alto valor sejam perdidas pela falta de refrigeração. Em caso de anormalidade no freezer, um dispositivo eletrônico analisa as alterações e envia uma mensagem de erro para uma central de controle, alertando a assistência técnica antes mesmo que o usuário do freezer perceba a falha.

O sistema de telemetria da Metalfrio permite detectar rapidamente os defeitos, acionar o serviço de assistência técnica e emitir um relatório dos eventos ocorridos. Além disso, assegura que os produtos estejam sempre na temperatura ideal de consumo e conservação, proporciona um melhor atendimento aos pontos-de-venda, reduz os custos de indenização pagas por cargas perdidas e ainda funciona para localizar os equipamentos, aumentando a segurança.

Micromotor Inteligente - Outra inovação da Metalfrio é o micromotor inteligente, sistema desenvolvido para controlar o funcionamento do ventilador de resfriamento do condensador. Um sensor de temperatura, colocado no condensador do sistema de refrigeração, emite um sinal para uma placa eletrônica, que aciona o ventilador somente quando o condensador atinge determinada temperatura. Com isso, o micromotor só é acionado quando necessário, reduzindo seu tempo de funcionamento, permitindo economia de energia.

Iluminação por Led - A Metalfrio também inova no desenvolvimento de um novo sistema de iluminação com LEDs (Diodo Emissor de Luz) para seus refrigeradores e freezers, em substituição às lâmpadas fluorescentes. A iluminação por LEDs, além de permitir maior vivacidade das cores dos produtos armazenados no refrigerador, proporciona considerável economia de energia e aumento da vida útil da iluminação. A vida útil de uma lâmpada fluorescente é de aproximadamente 10 meses e a do LED, de seis anos.

Pioneirismo em responsabilidade ambiental - “O respeito ao meio ambiente sempre foi uma das prioridades da Metalfrio Solutions. A conduta da companhia envolve a aplicação de todas as medidas necessárias para prevenir danos ao meio ambiente, incluindo uma avaliação prévia dos efeitos potenciais, ainda no estágio inicial de planejamento de produtos e processos. A empresa considera uma tarefa contínua de gerenciamento o cultivo e a promoção do senso de responsabilidade pela preservação ambiental, tanto entre os colaboradores quanto entre os parceiros contratados”, afirma Luiz Eduardo Moreira Caio, presidente da Metalfrio.

Já em 1970, a Metalfrio foi a primeira empresa do setor a substituir a lã de vidro pela espuma de poliuretano como isolante térmico. Isto permitiu uma redução de cerca de 50% no consumo de energia.

Em 1998, a Metalfrio fez forte investimento para eliminar totalmente de seus produtos e instalações os CFCs (gases que destroem a camada de ozônio), fazendo de sua fábrica localizada na cidade de São Paulo a primeira totalmente ecológica da América Latina. Em 2000, eliminou o setor de pintura com a utilização de chapas pré-pintadas. Essa mudança extinguiu todos os processos de limpeza das chapas feitos à base de componentes ácidos e tóxicos, reduzindo a emissão de poluentes e o consumo de água e energia elétrica. Em 2001, a Metalfrio foi a primeira a introduzir no mercado os refrigeradores “Economizer”, que proporcionam economia de energia ao usuário.

Todo o lixo gerado nas fábricas é devidamente separado e classificado em perigosos e não-perigosos, por meio de um processo certificado pelo Cadre, emitido pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo. Os mesmos procedimentos são adotados nas fábricas do exterior.

A coleta seletiva, que destina grande parte dos resíduos industriais para a reciclagem, também é aplicada na empresa. Em 2006, por exemplo, foram coletadas mais de 250 toneladas de material reciclável. Além disso, a Metalfrio usa o gás agente expansor (cicloisopentano) e o gás refrigerante HFC 134ª, que não prejudicam a camada de ozônio e não contribuem para o aquecimento global.

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