Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2021 - 09:32

Ministério da Saúde recebe 6,5 milhões de vacinas da Fiocruz


Para maio, o total de doses previsto é de 21,5 milhões. Ainda, lote produzido a partir de matéria-prima importada da China.

O Ministério da Saúde recebeu no dia 30 de abril (sexta-feira), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), um lote com cerca de 6,5 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19. Produzidos na fábrica de Bio-Manguinhos a partir de IFA (Insuno Farmacêutico Ativo) importado, os imunizantes compõem a maior remessa já feita pela fundação. Com a nova remessa, a Fiocruz alcançará 19,7 milhões de doses entregues em abril, superando a previsão inicial de 18, milhões. Para maio, o total de doses previsto é de 21,5 milhões.

Após acordo entre a Fiocruz, o Ministério, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde(Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde(Conasems), as entregas da Fundação Fiocruz vão ocorrer sempre às sextas-feiras.

Ministro da Saúde Marcelo Queiroga no Painel da Organização Mundial da Saúde(OMS) — Em painel na OMS no dia 30 de abril(sexta-feira), Queiroga apela para que países enviem doses extras de vacina ao Brasil. O ministro da Saúde ainda disse que a vacinação contra a Covid-19 não está atrasada no País e que todos os brasileiros serão vacinados até o final deste ano.

—Apelo para aqueles países com doses extras que compartilhem essas vacinas com o Brasil de modo a conter a fase crítica da pandemia e evitar a proliferação de novas variantes— enfatizou o ministro.

O ministro afirmou que não há atrasos na vacinação no Brasil e que o País tem capacidade para vacinar até 2,4 milhões de pessoas por dia. Esse patamar só não está sendo atingido, segundo Queiroga, em razão das — dificuldades resultantes da escassez de vacina—. Segundo ele, o País está prestes a assinar um novo acordo de mais 100 milhões de doses com a Pfizer. — Temos doses suficientes para o segundo semestre e é possível se garantir que até o final do ano de 2021 tenhamos a nossa população inteiramente vacinada—adiantou o ministro.

Parcerias As parcerias da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com a AstraZeneca e do Instituto Butantan com a Sinovac para produção de vacinas em território nacional foram exaltadas pelo ministro, que agradeceu à China pela cooperação. — Contamos com a cooperação fundamental da República Popular da China, que produz o IFA necessário e permite exportá-lo ao Brasil — destacou.

Sputnik V — Mariângela Simão, diretora-assistente da OMS, afirmou que a organização já começou a colher informações sobre a vacina russa e pretende fazer a análise do imunizante em julho.

Mariângela expressou "extrema tristeza" pelas mais de 400 mil vítimas da Covid-19 no Brasil. — Infelizmente constatamos que muitas dessas mortes poderiam ter sido evitáveis, assim como outras que virão, se a gente reduzisse a transmissão comunitária do vírus — falou.

Ciro Ugarte, diretor do Departamento de Emergências em Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), lembrou que a América Latina e o Caribe precisa receber mais vacinas e financiamento para comprar equipamentos de proteção individual, remédios, oxigênio medicinal e testes de Covid para enfrentar possíveis novas ondas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira