Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2021 - 09:51

Medidas antitruste dificilmente impedirão aumento do frete, aponta Alphaliner

Isso, tendo em vista que a demanda supera em muito a capacidade dos navios de linha.

O Shanghai Containerized Freight Index (SCFI) atingiu uma alta de 2.979,76 pontos na semana passada, e as taxas médias de frete no mercado spot estavam prestes a quebrar um novo benchmark de todos os tempos: US $ 5.000 / FEU entre Xangai e o USWC.

Enquanto isso, as taxas spot na rota Xangai-Norte da Europa aumentaram para uma média de US $ 8.650 / FEU, apenas US $ 250 a menos do que o recorde alcançado no início de janeiro.

Segundo a Alphaliner, o mercado superaquecido esfriou um pouco no primeiro trimestre, e os fretes entre a Ásia e o Norte da Europa perderam cerca de US $ 1.600 ou 18% entre o início de janeiro e o final de março. No entanto, as taxas de frete nesta rota dispararam novamente em abril, após o incidente do Canal de Suez.

O trânsito pelo canal foi bloqueado por 6,5 dias devido ao encalhe do "Ever Given" (20.388 TEU). Esse bloqueio atrasou muitos navios por uma ou duas semanas, forçando as companhias marítimas a administrar viagens em branco em ambas as direções, reduzindo suas chances de realocar os contêineres vazios tão necessários.

É muito provável que o Conselho Europeu de Carregadores (CES) reitere o seu pedido à Comissão Europeia para que tome medidas. No final de março, a entidade já expressava seu desapontamento pelo fato de a UE não ter proposto qualquer medida a esse respeito. — A crise não pode ser deixada sozinha em um mercado que é regulado apenas pelo Regulamento de Isenção por Bloco do Consórcio. Isso parece dar às companhias marítimas um passe livre da UE sem qualquer supervisão dos reguladores — disse o ESC.

A Unctad também reagiu recentemente ao aumento das taxas de frete, citando três considerações para os formuladores de políticas em um relatório. Uma das sugestões foi — garantir que as autoridades nacionais de concorrência tenham os recursos e a experiência para investigar práticas potencialmente abusivas no setor de transporte marítimo de linha—.

Pouca interferência — Porém, para a Alphaliner, o maior controle da concorrência não alterará a dinâmica do mercado atual, em que a vertiginosa alta das tarifas é simplesmente consequência da demanda por cargas que ultrapassa a capacidade marítima.

Os preços estão subindo pelos proprietários de frete expresso que estão dispostos a pagar taxas mais altas para obter um garfo vazio e garantia de reserva. Esses prêmios, que chegam a vários milhares de dólares, não são refletidos nas taxas do SCFI.

De acordo com a consultoria, as companhias marítimas têm efetivamente aumentado a capacidade nas principais rotas Leste-Oeste. A capacidade nominal média semanal na rota da Ásia para a América do Norte esta semana é de 568.351 TEUs, o nível mais alto já registrado e um aumento de 45,7% com relação ao ano anterior. Este número se compara com 423.689 TEUs na rota Ásia-Europa, o que representa um aumento de 24,7% em relação ao ano anterior. Todos os navios disponíveis estão navegando no momento.

Problemas de congestionamento — Aliviar o congestionamento portuário seria o melhor remédio para que mais navios de contêineres voltassem ativamente à navegação. Os engarrafamentos ainda são um grande problema na Califórnia. O número de navios porta-contêineres na baía de San Pedro caiu para pouco menos de 20 navios, mas o tempo médio de espera por uma atracação em Los Angeles ou Long Beach ainda é de 7,5 dias. Não se espera que esta situação melhore tão cedo, já que a maioria das viagens Ásia-USWC que chegam em LA / LB em maio estão lotadas.

A necessidade de gerenciar novas viagens em branco nas rotas Leste-Oeste nas próximas semanas para restabelecer a confiabilidade dos horários e recuperar os navios significará que as interrupções dos serviços de linha continuarão ao longo do segundo trimestre.

A normalização não pode ser esperada até o terceiro trimestre, no mínimo. | MundoMarítimo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira