Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/05/2008 - 09:17

Índice Abramat para Abril aponta crescimento significativo nas vendas internas

Crescimento se mantém moderado em relação à base do ano passado.

O faturamento total das vendas de materiais de construção no mercado interno em Abril apresentou crescimento de 33,87% em relação ao resultado de abril do ano passado. O faturamento acumulado no primeiro quadrimestre de 2008 demonstra um crescimento de 27,97% em relação ao mesmo período em 2007. O desempenho das vendas do último mês foi fortemente influenciado pelo crescimento das vendas dos materiais de base, que superou o desempenho dos materiais de acabamento. Esses resultados refletem o recente crescimento da quantidade de edifícios que se encontram em fase inicial de execução (principalmente estruturas e vedações) e o aumento do número de obras de infra-estrutura em todo o país.

No mercado externo, as vendas totais de materiais de construção neste mês de Abril apresentaram uma queda de 9,92% em relação ao mesmo mês do ano passado. No período de Janeiro a Abril deste ano, o resultado das exportações indicou queda de 19,15% em relação ao mesmo período de 2007. Em relação ao mês de Fevereiro deste ano, houve uma queda de 16,68%. Os resultados deste mês foram fortemente influenciados por um expressivo crescimento nas exportações de materiais de base em relação ao mês de fevereiro deste ano.

Associado ao crescimento das vendas no mercado interno, houve um aumento no número dos funcionários contratados pela indústria de materiais de construção no período. Comparado ao mês de Abril de 2007, o quadro de funcionários cresceu 8,19%. Em relação ao mês de Março deste ano, o crescimento foi de 1,13%. O aumento das contratações foi bem mais intenso nas indústrias de materiais de base do que nas de acabamento.

Este mês de Abril dá continuidade ao crescimento observado nos últimos anos nas vendas de materiais no mercado interno. As taxas de crescimento se intensificaram desde Outubro de 2007, refletindo o aumento de consumo provocado pela recente expansão das obras de edifícios em todo o país. O consumo de materiais para obras de residências e reformas, que representam uma importante parcela do faturamento das indústrias de materiais de construção, também tem apresentado crescimento simultâneo, ainda que em ritmo moderado. Isso se deve em parte ao aumento da renda familiar. Vale ressaltar que os resultados incluem o consumo de materiais para obras de infra-estrutura, que têm seu crescimento sustentado pela implantação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

As expectativas de resultados a serem atingidos até o final deste 1º semestre são de crescimento da ordem de 20% em relação ao 1º semestre de 2007. Em função dos resultados acumulados até agora, a previsão de desempenho até o final do ano foi revisada, e a expectativa é de que este ano feche com 15% de crescimento em relação ao ano passado.

Perfil da Abramat - A Abramat foi fundada em abril de 2004, em decorrência do esforço existente entre as principais lideranças do setor e tem como objetivo principal conduzir projetos que desenvolvam soluções para fomentar o mercado de construção habitacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira