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05/05/2021 - 09:40

TV Brasil aumenta em quase 300% presença do jornalismo na programação


Desde novembro, a TV Brasil vem trabalhando para ampliar o leque de produtos jornalísticos disponíveis ao cidadão brasileiro que procura informação pública com equilíbrio, pluralidade, sem viés partidário, comercial ou ideológico. Graças a esses esforços, a grade de programação da TV teve um aumento de 288% no conteúdo jornalístico nesse período. No que se refere a tempo de exibição, as produções jornalísticas da casa passaram de 43 horas mensais para 65 horas por mês desde abril.

De acordo com o gerente-executivo de Telejornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Oussama El Ghaouri, o aumento no conteúdo jornalístico se deve a uma reformulação na programação da TV, com o surgimento de telejornais locais e maior duração nos produtos já existentes.

Novos telejornais — A TV Brasil ganhou seis novos jornais desde novembro: no fim do ano, estreou o vespertino Repórter Brasil Tarde, comandado do Rio de Janeiro pelo jornalista Luiz Carlos Braga. — Acho importante esse canal com as informações públicas, que mostram um Brasil muitas vezes esquecido por outros meios de comunicação — diz Braga. Em abril, o Brasil em Dia, que traz as notícias do governo federal, ganhou um reforço nas manhãs: O Repórter Nacional na TV. Comandado pelos jornalistas Monike Castilho e Miguelzinho Martins, ele traz as informações públicas do início do dia. — A credibilidade da Rádio Nacional, uma das mais tradicionais do país, agora também está na tela da TV Brasil — afirma a gerente de Jornalismo da emissora, Gabriela Mendes.

Oussama El Ghaouri, gerente-executivo de Telejornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

Além dos novos jornais nacionais, a TV Brasil passou a ter três produções locais: o Repórter DF, Repórter Rio e, Repórter SP. Cada um deles com o objetivo de trazer as principais notícias desses três centros durante 15 minutos. — As coisas acontecem é na cidade. Você ter um jornal local aproxima o cidadão da empresa jornalística porque ele vai ver o fato que aconteceu na cidade dele aparecendo na TV — diz o gerente de Telejornalismo. — Em nível nacional, essa notícia às vezes se perde. Aí [no local] é que você se aproxima e cria vínculo com o cidadão — completa.

Além desses, surgiu também o Resumo Brasil comandado por Priscila Mendes, ele vai ao ar todos os sábados e traz, como o próprio nome diz, um resumo com as principais notícias da semana.

Tempo maior para o jornalismo — Além dos novos produtos, em abril a TV Brasil ampliou o tempo dos telejornais nacionais da casa: O Repórter Brasil Tarde e o Repórter Brasil Noite. Eles passaram de 30 para 40 minutos. — Com a pandemia de Covid-19, sentimos a necessidade de ter mais tempo para explicar esse assunto à população e aí, consequentemente, precisamos de mais tempo para tratar de outros assuntos que não podiam ser deixados de lado — explica El Ghaouri.

O diferencial da comunicação pública — A missão da TV Brasil é criar e difundir conteúdos que contribuam para o desenvolvimento da consciência crítica das pessoas. As informações são levadas ao público de forma clara e objetiva. — Não trabalhamos com sensacionalismo, com exploração da vida alheia e trabalhamos exclusivamente com informações oficiais, as pessoas têm certeza de que aqui não tem fake news — diz Oussama El Ghaouri, — isso é o que nos dá credibilidade— conclui.

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