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06/05/2021 - 10:06

Marcas Prestige da Pernod Ricard projetam crescimento de 20% em 2021


Canais digitais e novas plataformas de distribuição impulsionam crescimento. Single malt The Glenlivet, champagne G.H.Mumm e Beefeater 24 são as marcas premium da divisão Prestige que mais crescem.

As marcas da divisão Prestige da Pernod Ricard pularam de 2% em 2018 para algo em torno de 7% no ano passado sobre a receita líquida do grupo no país. O portfólio de luxo do grupo inclui os whiskies Royal Salute, The Glenlivet, o cognac Martell, os champagnes G.H. Mumm, Perrier-Jouët, Beefeater 24 e a Vodka Absolut Elyx, entre outros. — Podemos dizer que todas essas categorias apresentaram boas taxas de crescimento no ano passado, algumas alcançando mais de dois dígitos. Nas categorias mais relevantes no mercado nacional como o whiskie e o champagne, sofremos bastante com a ruptura de produtos devido à pandemia e restrições na logística global. Não fosse por isso, teríamos resultados ainda mais importantes. Podemos dizer que as estrelas foram o whsiky Royal Salute e o champagne Perrier-Jouët em termos de faturamento — diz Raphael Vidigal, Head da Prestige Brands da Pernod-Ricard. Entretanto, segundo ele, o crescimento exponencial foi do single malt The Glenlivet, do champagne Gh Mumm e do gin Beefeater 24.

— Como um todo, o impulsionamento do comércio digital na pandemia foi decisivo nos resultados do grupo no ano passado, e as ações de grandes varejistas do setor como o Magalu e Mercado livre não deixam mentir — comenta Vidigal. Ele afirma que as vendas nos canais digitais desempenharam papel importante permitindo acessar os lares dos consumidores fiéis às marcas antes consumidas em restaurantes e bares. Com isso, os resultados em vendas foram acima de três dígitos nestes canais, e o segmento Premium do grupo obteve uma das melhores performances dentro da companhia, representando 20% do mix. Um resultado surpreendente, se comparado ao ano anterior, quando representava apenas 4%”, diz o executivo. Sem revelar números, Vidigal aponta um fechamento de +13% de volume em comparação ao ano anterior, o que antevê para o grupo perspectiva de crescimento de 20% em 2021.

— As metas são claras em termos de geração de valor por produto e nos levam a apostar no aumento do mix em todas as categorias para fisgar os diversos níveis do consumidor de luxo. Desde os HENRYs (High Earners Not Rich Yet), com whsikies, vodkas e champagnes super premium até os HNWI (High Net Worth Individual) com itens limitados, únicos e colecionáveis globalmente.

A divisão Prestige da Pernod Ricard nasceu no início de 2018 com o objetivo de integrar as marcas de luxo do portolio do braço brasileiro do grupo e dar continuidade à estratégia de Route to Market e Consumer focada no segmento de alta renda, com um time dedicado para gerar a tração necessária. Foi criada como uma aceleradora para marcas globalmente icônicas que ainda estavam atuando de forma tímida no país e que apontam margens mais atrativas ao grupo, muito acima das marcas standard e premium que detinham grande parte da fatia do faturamento no Brasil .

Desafios durante a pandemia — Trabalhando com marcas exclusivamente importadas, a Pernod-Ricard vem enfrentando alguns desafios globais, durante a pandemia, entre eles o de assegurar maior acuracidade na previsão de volumes para poder garantir o abastecimento sem extrapolar os estoques locais com produtos de alto valor agregado em períodos delicados. A malha logística global, com a abertura e fechamento de fronteiras, e o câmbio oscilante são fatores que impactam consideravelmente a performance de vendas do grupo no país.

— Mesmo assim registramos bons resultados com as marcas Prestige, principalmente agora, com a volta do Martell Cohiba, marca que provocou grande demanda de pedidos, destacando-se aí o rótulo Martell L'Or, que teve toda as suas unidades vendidas. Além disso, vale citar também o whisky Royal Salute, que agregou novos rótulos ao seu portfolio, caso do Malts Blend, variedade feita somente de single malts, e o Royal Salute 38 anos Stone of Destiny, que obteve ótimo resultado de vendas, com o estoque terminado em menos de uma semana — informa Raphael Vidigal.

No quesito transformação digital — outro desafio importante em pauta — o time Prestige desenvolveu uma proposta no final de 2019 oferecendo um canal especial que permite acesso apenas através de um convite formal ou via embaixadores espalhados pelo país. A iniciativa, hoje apelidada de Community, tornou-se referência para o global, levando o bem sucedido modelo para outros países.

— Reviveremos a marca Le Cercle by Pernod Ricard como nossa plataforma de CRM e comunicação direta com os consumidores fiéis ao portfólio de luxo. A ideia é que, além de vendas especiais, eles tenham acesso a produtos exclusivos e personalizados, e ainda, que desfrutem de um catálogo de experiências e pontuação de fidelidade para poder trocar por itens que o dinheiro não compra.

A plataforma que era tímida ganhou corpo com a evolução da aceleração digital durante o período pandêmico e hoje já é maior que a venda de grandes marketplaces e outros gigantes do ecommerce nos quais a Pernod Ricard está presente — acrescenta Vidigal.

Iniciativas ESG — A Pernod Ricard foi uma das primeiras companhias a transfomar suas facilities globalmente, incluindo o Brazil, ao implementar a produção de álcool gel para distribuição às populações mais carentes e com deficiência em saneamento básico

— Estamos com metas agressivas para diminuir o impacto de geração de carbono e a produção de lixo. A Absolut vodka, por exemplo, hoje é produzida com 60% de material reciclado, e a Perrier Jouët terá como produto de linha cartuchos de suas garrafas de fribras naturais recicladas, e tinturas livres de óleo mineral. No capítulo da inclusão social, este ano iniciamos uma parceria com o Senac para capacitar pessoas de mais de 18 anos em cursos de preparo e serviço de coquetéis, para que se tornem futuros mixologistas, e cursos de técnicas basicas de garçom para que possam ter um preparo a ingressar na jornada do trabalho profissional — conclui Raphael Vidigal.

Pernod-Ricard — Criada em 1975 pela fusão da Ricard e da Pernod, a Pernod Ricard é a segunda maior produtora mundial de vinhos. O Grupo se desenvolveu por meio de crescimento orgânico e aquisições: Seagram (2001), Allied Domecq (2005) e Vin & Sprit (2008). Possui 16 das 100 melhores marcas de bebidas destiladas, e um dos portfólios de marcas mais prestigiosas e abrangentes do setor, como Absolut Vodka, Ricard Pastis, Ballantine's, Chivas Regal, Royal Salute e uísques escoceses The Glenlivet, uísque irlandês Jameson Uísque, conhaque Martell, rum Havana Club, gin Beefeater, licor Malibu, champanhes Mumm e Perrier-Jouët, bem como vinhos Jacob's Creek, Brancott Estate, Campo Viejo e Kenwood. As marcas da Pernod Ricard são distribuídas em mais de 160 mercados e por sua própria equipe de vendas em 73 mercados.

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