Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/05/2021 - 08:51

Novo mercado de gás: saiba como aderir à consulta de interesse de transporte da NTS

Websérie Firjan Óleo, Gás e Naval apresentou a Chamada Pública Incremental.

A Chamada Pública Incremental da Nova Transportadora do Sudeste (NTS), companhia de transporte de gás natural, foi o tema da Websérie Firjan Óleo, Gás e Naval Firjan, em 04 de maio(terça-feira). Representantes da NTS esclareceram como as empresas podem mostrar interesse em contratar capacidade de transporte de gás entre 2022 e 2028. — É o novo mercado de gás saindo do papel. A chamada pública é importante para a abertura comercial. Os agentes poderão contratar serviços de transporte de gás diretamente com as transportadoras — enfatiza Fernando Luiz Ruschel Montera, coordenador de Relacionamento de Petróleo, Gás e Naval na Firjan.

Até 21 de maio, qualquer interessado no gás natural poderá preencher o formulário na página da NTS. “O nosso objetivo é mapear a demanda por capacidade de transporte de gás. A consulta on-line teve o prazo final estendido pela ANP, após pedido de operadores”, explica Maurício Simões Lopes, gerente Comercial e de Novos Negócios da NTS.

Dessa etapa, podem participar: produtores de gás, importadores de gás ou comercializadores, distribuidores e consumidores livres. O preenchimento do formulário não obriga o interessado a firmar contrato. — O levantamento é para ver se nossos dutos serão suficientes ou se será preciso construir algum trecho, e também para ajudar a precificar o produto — ressalta Lopes.

Após essa fase, a NTS fará propostas de projeto comercial e de infraestrutura. Se a demanda não puder ser atendida pela malha de dutos atual da empresa, será feita a Chamada Pública Incremental, para providenciar a ampliação necessária. Nesse momento, também será firmado o contrato com o cliente, conforme a capacidade de atendimento da demanda.

Na hora de preencher o formulário é preciso indicar os pontos de entrada e saída no gasoduto. — São termos novos no mercado. Geralmente os produtores contratam os pontos de entrada, onde o gás será injetado no duto, e os distribuidores, os de saída — detalha Jan Caldeira Riechers, especialista Comercial e de Novos Negócios da NTS.

A grande expectativa da transportadora para operar nesse mercado é para a primeira chamada pública que será feita pela Petrobras, provavelmente, em novembro. A NTS tem 2 mil Km de malha com capacidade contratual de transporte de 158,2 milhões de m3 de gás natural por dia, interligando os estados do Rio, Minas Gerais e São Paulo ao gasoduto Bolívia-Brasil, aos terminais de GNL e às plantas de processamento de gás. | www.ntsbrasil.com e [email protected] Websérie Óleo, Gás e Naval pelo endreço: https://www.youtube.com/watch?

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira