Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/05/2021 - 08:51

Prefeitura do Rio de Janeiro realiza a primeira reunião do Conselho da Cidade


Cidadãos vão ajudar no planejamento estratégico do Rio para os próximos quatro anos.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo, participaram, no dia 06 de maio (quinta-feira), da primeira reunião do Conselho da Cidade. Formado por um grupo de cidadãos que irão contribuir com expertise pessoal e conhecimento profissional para a construção do planejamento estratégico dos próximos quatro anos, discutir estratégias para a retomada e para o futuro da cidade. A população também foi convidada a participar, incluindo crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, por meio de uma enquete online na plataforma participa.rio/retomada.

Paes se mostrou empolgado com o trabalho do Conselho. Disse que o Rio é uma cidade desejada pelo mundo todo e espera, como governante, recuperar a pujança e o protagonismo do município.

— Quero desafiar as pessoas do Conselho da Cidade para que a gente possa ter metas ousadas. Esse time que vai ajudar a construir propostas tem que pensar grande, tem que pensar nessa cidade no tamanho que ela tem. Dá para fazer a virada, dá para voltar a ser um Rio de Janeiro melhor. Aqui tem um governo que pensa grande — afirmou o prefeito Eduardo Paes, na abertura da reunião, realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, Rio de Janeiro.

As reuniões do Conselho da Cidade vão abordar seis grandes eixos que interagem entre si: Cooperação e Paz; Igualdade e Equidade; Longevidade, Bem-estar e Território Conectado; Desenvolvimento Econômico, Competitividade e Inovação; Mudanças Climáticas; e Resiliência e Governança. Os conselheiros, presencialmente ou pela internet, foram divididos em grupos nestes temas e passaram a manhã desta quinta reunidos no Palácio da Cidade.

— Minha mensagem é de otimismo, é possível sim estabelecer metas ousadas para reduzir a pobreza da cidade. É possível, sim, ter clareza sobre quais são as áreas de desenvolvimento econômico que podemos atrair. Quais os protagonismos que o Rio tem e pode recuperar, como a gente volta a gerar emprego e renda, além de melhorar as condições de vida das pessoas. Esses são os desafios do time que está aqui — reforçou o prefeito.

Neste primeiro encontro, mais de 300 conselheiros participaram presencialmente ou de forma remota. Criado em 2012 com o propósito de revisar e acompanhar o Plano Estratégico 2013-2016, o Conselho da Cidade agora foi retomado para sugerir à Prefeitura estratégias de atuação para os próximos anos.

— Hoje, estamos retomando o Conselho da Cidade com cariocas, pessoas que amam o Rio, de diferentes áreas e correntes de pensamento, que nos inspirem e nos ajudem a fazer escolhas. Queremos, juntos, neste momento duro que estamos vivendo, olhar para o futuro e começar a construí-lo — disse o secretário de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo. — Por meio da plataforma participa.rio/retomada vamos para escutar a população como um todo — completa.

Entre os integrantes do conselho presentes estavam Rodrigo Pimentel, escritor do livro A Elite da Tropa; o médico Gilberto Ururahy; Fabio Szwarcwald, diretor executivo do MAM; Joana Monteiro, coordenadora do Centro de Pesquisa do Ministério Público do Rio de Janeiro e professora da FGV/EBAPE; o CEO do Bondinho Pão de Açúcar, Sandro Fernandes; a dona do restaurante e café Bazzar e colunista na Veja Rio, Cristiana Beltrão; a socióloga Aspasia Camargo; a presidente da Associação Comercial do Rio, Angela Costa, e, do Viajante Lírico, Rafael Moreira.

Conselheiros elogiam a iniciativa da Prefeitura — O empresário Ricardo Amaral também participou desta primeira reunião do Conselho da Cidade. Integrante do grupo Desenvolvimento Econômico, Competitividade e Inovação, ele se diz entusiasmado e confiante de que esse é o momento de o Rio dar uma grande virada.

— Estou muito animado, tenho diversos planos, mas não se faz nada sozinho. Temos que organizar tudo de uma maneira muito objetiva e rápida. Uma das minhas ideias é sugerir a criação de um calendário de eventos para atrair ainda mais os turistas— disse o empresário, chamado de o “Rei da Noite Carioca”, por ter criado bares, boates e clubes noturnos de sucesso — afirmou Ricardo Amaral.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira