Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/05/2021 - 08:51

Universo Americanas anuncia crescimento de 52,8% do GMV no 1T21


Venda de R$ 1,0 bilhão no primeiro trimestre de 2021, crescimento de 90,2%.

Lojas Americanas S.A.[B3: LAME3 (ordinária) e LAME4 (preferencial), companhia que oferece uma abordagem integrada e única no mercado de varejo brasileiro, unindo plataformas física, digital e mobile de negócios, anuncia os resultados do primeiro trimestre de 2021.

Destaque para o crescimento contínuo no primeiro trimestre de 2021, GMV total de +52,8% ante o mesmo período em 2020.

O GMV O2O (online to offline) cresceu 90,2% alcançando R$ 1,0 bilhão no primeiro trimestre de 2021. Receita líquida atinge R$ 5.232,60 no primeiro trimestre de 2021, crescimento de 29,0% ante o mesmo período em 2020. Lucro bruto de R$1.631,40 no primeiro trimestre de 2021, alta de 19,3% ante o mesmo período em 2020. Ebitda ajustado: o Ebitda consolidado atingiu R$ 461,5 milhões, com margem Ebitda de 8,8%, queda de 5,7 p.p. em relação ao primeiro trimestre de 2020, devido à maior penetração das vendas online (75,7% do GMV no primeiro trimestre de 2021 ante 62,1% no primeiro trimestre de 2020) e ao crescimento das operações de Ame. Lucro líquido (prejuízo) de R$ 163,00 no primeiro trimestre de 2021, ante R$ 224,40 no mesmo período em 2020.

Mensagem do CEO — 2021 não tem sido diferente dos primeiros momentos da pandemia quando decidimos pela manutenção do funcionamento “normal” das plataformas, elegendo como prioridade absoluta a preservação da saúde dos associados e clientes. No início da pandemia, comentávamos que muitas mudanças estavam por vir, muitas delas seriam definitivas e precisaríamos nos ajustar, como forma de encontrar novos caminhos para alcançar nossos sonhos de crescimento. Em nenhum momento, nos ocorria, naquela ocasião, que teríamos a mesma pandemia presente no nosso cotidiano um ano depois.

Nesse período temos nos reinventado, encontrado novos caminhos de crescimento e nos fortalecido, não só como Time, mas também como pessoas. Temos perseguido fielmente nossa decisão estratégica de “ser ainda mais relevante no dia a dia dos clientes”. Nossa convicção que o nosso Universo é “Único, Flexível e Resiliente” tornou-se, o que parecia impossível, ainda maior.

No primeiro trimestre de 2021, com as plataformas física e digital trabalhando juntas, atendemos à população com nosso amplo sortimento, reforçando a oferta de itens essenciais e oferecendo os itens de Páscoa. É muito gratificante poder estar presente e atender as famílias brasileiras nesse momento de confraternização, ainda que com todas as adaptações necessárias para se criar um ambiente de compras seguro para todos.

Os resultados obtidos demonstram a acuracidade da decisão, além de cumprir a nossa decisão estratégica de ser ainda Mais relevante no dia-a-dia dos clientes entregando tudo, a toda hora, em qualquer lugar.

O Universo Americanas segue evoluindo a cada dia e, no primeiro trimestre de 2021, o GMV foi de R$ 11,1 bilhões, um crescimento de 52,8% alavancado pelo crescimento da plataforma digital. Anunciamos a expansão do programa de fidelidade Americanas Mais, que passou a ser gratuito para toda a base de clientes, oferecendo frete grátis em milhões de produtos, entrega rápida em até 24 horas e outros benefícios. O programa também passou a cobrir 100% do território nacional. Já foi possível observar uma forte aceleração no crescimento da plataforma digital, crescendo 90% no primeiro trimestre de 2021 versus 38% no quarto trimestre de 2020.

Nesse trimestre, a base de clientes ativos alcançou 48 milhões, um aumento de oito milhões de pessoas. Ao mesmo tempo, foram conectados 9,1 mil novos sellers, chegando a um total de 96,3 mil sellers no marketplace e 99 milhões de itens oferecidos, um crescimento de 212% no número de itens. O número de transações realizadas em nossas plataformas alcançou 104 milhões no primeiro trimestre de 2021, um crescimento de 37,4%.

Nessa nova dinâmica que estamos vivendo, nossas estruturas físicas têm se provado como um importante elemento da nossa plataforma, atuando como centros avançados de compra, experimentação e distribuição, nos aproximando cada vez mais do cliente. Continuamos avançando nas frentes de O2O, alcançando uma venda R$ 1,0 bilhão no primeiro trimestre de 2021, um crescimento de 90,2%. A partir das nossas lojas, entregamos mais de 2,1 milhões de pedidos para os clientes finais no trimestre.

Enquanto isso, a Ame seguiu em rápido desenvolvimento e alcançou 19 milhões de downloads, 3 milhões de estabelecimentos conectados e agora apresenta mais de 70 funcionalidades para simplificar ainda mais a vida dos clientes. Durante o trimestre, a Ame registrou um TPV de R$ 5,1 bilhões, um crescimento de 350% em relação ao ano passado, se consolidando como uma relevante plataforma mobile de negócios, serviços e loyalty, ajudando e divertindo milhões de clientes. A Ame também segue ampliando sua atuação em soluções de banking. Após as aquisições da Bit Capital (Core Banking) e Parati (Banking as a Service), a Ame anunciou, em maio, a aquisição1 da Nexoos (Credit as a Service), fintech que conecta pequenas e médias empresas (PMEs) com investidores.

Em linha com a estratégia de estarmos cada vez mais presentes nos diversos momentos da jornada do consumidor, realizamos recentemente a aquisição¹ do Grupo Uni.co. Esse foi mais um passo em direção à criação da plataforma de franquias do Universo Americanas, iniciada com o anúncio da joint-venture¹ com a BR Distribuidora para integração das lojas Local e BR Mania. O Grupo Uni.co é líder do segmento de “fun design” e detentor das marcas Imaginarium, Puket, MinD e Lovebrands, reconhecidas pelo seu apelo fashion e inovador em moda, acessórios, presentes e design. O Grupo Uni.co também traz a expertise no desenvolvimento de novos produtos e contribui para o fortalecimento das nossas marcas próprias. Com essas iniciativas, entramos nos admiráveis e desafiadores mundos de franquia e de conveniência, onde milhões de clientes realizam diuturnamente transações de pequeno valor. Assim, estamos criando uma nova plataforma.

As conclusões das aquisições da Nexoos, do Grupo Uni.co e a parceria com a BR Distribuidora estão sujeitas à aprovação dos órgãos reguladores onde vamos administrar um fluxo elevado de clientes, oferecendo produtos inovadores e alto nível de serviço, com baixo investimento de capital.

Mantendo nosso compromisso com o social, no mês de março, o Universo Americanas realizou, junto com uma coalizão de empresas, a doação de 6 usinas de oxigênio para Manaus por meio da iniciativa Juntos pelo Amazonas. A Americanas, por meio da campanha Pacote do Bem da União BR, doou 30 mil máscaras cirúrgicas para o Amazonas, 40 mil máscaras N95 para Pernambuco e 40 mil máscaras N95 para Alagoas, além de ter feito a logística de 2 toneladas de álcool em gel para o Pará e 1 tonelada de álcool em gel para o Amazonas.

Assim sendo, no dia 28 de abril de 2021, os respectivos Conselhos de Administração aprovaram a proposta de combinação dos negócios de Americanas e B2W, a ser submetida às Assembleias Extraordinárias convocadas para o dia 10 de junho de 2021. A partir dessa data nossas companhias se reinventarão novamente.

A combinação das operações é uma oportunidade única de acelerar a evolução dos nossos negócios, maximizando a experiência do cliente. O mundo, o cliente e o papel das empresas mudaram. Transformações que antes levariam décadas, aconteceram em apenas um ano. Os clientes sempre estiveram no centro da nossa estratégia e é para eles que estamos em constante evolução. Esperamos que, daqui para frente, possamos somar nossos esforços e diferentes expertises para conseguirmos entregar tudo o que esperam da gente e muito mais. Assim, vamos ser capazes de nos tornar cada vez mais ágeis e mais relevantes no dia a dia das pessoas.

O Universo Americanas está em uma revolução silenciosa e profunda, que nos levará a um novo e diferente patamar da nossa história. Seguimos confiantes em nossa estratégia de longo prazo, orgulhosos do nosso papel social, entusiasmados com as oportunidades e cientes dos desafios, mas, acima de tudo, decididos a atender a demanda dos clientes. Acreditamos que juntos, como sociedade, sairemos mais fortes desta pandemia.

Por fim, gostaríamos de fazer um especial agradecimento ao Time – associados e conselheiros –, aos acionistas, fornecedores, sellers, merchants, clientes e a sociedade de uma forma geral, que nos apoiam e inspiram a seguir nossa trajetória de geração de valor — disse Miguel Gutierrez, CEO, Universo Americanas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira