Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/05/2021 - 08:10

André Ferreira comanda ‘revolução tecnológica’ no setor de energia

Inquieto por inovação, fundador e CEO do Grupo Luminae destaca-se pela combinação de conhecimento e tecnologia para produzir soluções de eficiência energética no país.

Quando criança, André Ferreira preferia conversar com os adultos a brincar com seus amigos. O pai estudou Física; a mãe, Filosofia — e ambos foram professores. Essa combinação tornou a criança inquieta por conhecimento e curiosa por coisas novas um adulto sedento por inovação e preocupação social.

Hoje, André Ferreira é o CEO e fundador do Grupo Luminae, uma organização que desenvolve soluções customizadas de eficiência energética, proporcionando maior economia financeira às empresas e, principalmente, reduzindo a emissão de dióxido de carbono e outros poluentes na atmosfera.

O início — O começo de sua aventura no empreendedorismo começou bem cedo. Aos 17 anos, prestes a se inscrever no vestibular, optou por Engenharia Elétrica de Automação e Controle em vez de Física, seguindo os passos do seu pai. O motivo? Queria algo mais prático do que a carreira acadêmica.

— Percebi que queria fazer algo mais concreto. Queria, de alguma forma, colocar minhas ideias em prática no mercado e contribuir de forma direta para a sociedade—.

Passou na Escola Politécnica, da USP, e lá teve sua primeira grande experiência empreendedora: criou um cursinho pré-vestibular chamado Polivest. O projeto durou três anos e permitiu que ele tirasse aprendizados para montar sua própria empresa de eficiência energética aos 24 anos.

A ideia — Ao concluir a graduação, André buscava uma solução de energia inteligente. Ele queria algo que não apenas iluminasse o ambiente, mas que fizesse a diferença para o objetivo da empresa e, claro, reduzisse o consumo de energia elétrica, proporcionando maior eficiência operacional.

Assim, em 2008, no sobrado de seu avô no bairro de Tatuapé (Zona Leste de São Paulo), realizou testes com um espelho refletor para ver se era possível substituir luminárias de duas ou quatro lâmpadas por uma só. Sim, era possível – e no ano seguinte apareceriam seus primeiros clientes já com resultados altamente satisfatórios.

A empresa — Criada para oferecer soluções de iluminação eficiente, a Luminae se expandiu rapidamente. Em 2010 fechou o primeiro projeto de grande porte e, no ano seguinte, já atendia a grandes redes supermercadistas do país. Em 2012, criou a própria fábrica e passou a produzir todas as luminárias e lâmpadas de seus projetos.

Dois anos depois estabeleceu parceria com a Nichia, fabricante japonesa do LED mais eficiente do mundo, sendo a única empresa autorizada na América Latina a trabalhar com seus produtos. Em 2019, expandiu a atuação e tornou-se um grupo, oferecendo soluções nas áreas de energia fotovoltaica, serviços e de gestão e inteligência.

— A empresa cresceu muito e se destacou no mercado por dois pilares fundamentais: o nosso modelo de negócio, de desenvolver soluções customizadas para cada cliente, e os diferenciais técnicos com foco em tecnologia e inovação—. As conquistas — Ao longo dos últimos 12 anos, o Grupo Luminae já realizou mais de 5 mil projetos em todo o país, atendendo a mais de 600 contas em diferentes setores, como varejo e indústria. As maiores conquistas, contudo, extrapolam o aspecto econômico.

Suas soluções economizaram cerca de 1 TWh (terawatt-hora) nos últimos cinco anos, o suficiente para abastecer uma cidade com 1 milhão de habitantes por um ano. Dessa forma, poupou 200 mil toneladas de carbono que seriam jogadas na atmosfera.

— Uma das maiores conquistas foi justamente ter contribuído de forma efetiva para o meio ambiente e o futuro das próximas gerações. Desde o início, o foco era a eficiência energética e sustentabilidade—. Os desafios

A Luminae já está consolidada no mercado nacional, mas isso não significa que o trabalho está pronto. André Ferreira sabe que precisa inovar continuamente no setor – sobretudo em um cenário pandêmico em que há a necessidade de fazer mais com menos recursos.

Dessa forma, o objetivo é promover uma integração maior entre as unidades de negócios do grupo, ampliando a participação em setores que ainda não foram tão explorados por suas soluções. Isso vai permitir que a empresa se torne referência em uma área que tem tudo para crescer no Brasil nos próximos anos.

— Estou muito motivado para os grandes desafios que virão e me enxergo totalmente focado em ajudar o setor de energia em nosso país. O meu DNA e o da Luminae são fortes em inovação e tecnologia e quero investir muito nisso para contribuir para a própria evolução do setor de energia—.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira