Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/05/2008 - 09:58

Tecnologia de terceiros para superar limitações

Workshop realizado durante a VIII Conferência Anpei mostra as vantagens da inovação aberta.

A “inovação aberta” pode ser uma grande ferramenta para as empresas. É um modo de superar limitações encontradas dentro da própria organização, buscando soluções e assistência junto a terceiros, que podem ajudar a resolver problemas específicos no processo de inovação.

A inclusão de terceiros pode ser feita durante qualquer estágio do processo. “Ela vai além do desenvolvimento de novos produtos, e pode ser aplicada em todo o funil, em todo o processo, da identificação à comercialização”, afirma Jay Paap, da Paap Associates, que ministrou o workshop especial “Open Innovation”, durante o segundo dia da VIII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica.

Trata-se também de uma via de duas mãos. Pode-se tanto trazer tecnologia desenvolvida por outros para dentro da empresa, como vender aquela desenvolvida na casa para que seja aproveitada por terceiros. O consultor americano gosta de citar o caso da Procter & Gamble. Em certo momento, três entre seus seis maiores sucessos de vendas não tinham sido desenvolvidos por equipe própria, mas trazidos e adaptados de outras partes do mundo.

Além da compra de tecnologia, a inovação aberta pode envolver, entre outros, adaptações de produtos ou serviços oferecidos por outras empresas ou outros países, e alianças, acordos e joint-ventures para o desenvolvimento de um projeto específico. O conceito, na verdade, não é novo: alguns instrumentos vêm sendo usados há 80 anos. O próprio Thomas Edison dizia, segundo Paap: “Sua idéia só precisa ser original em relação ao modo de adaptá-la ao problema que você tenta resolver.”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira