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19/05/2021 - 08:06

Santos Brasil desenvolve aplicativo para motoristas de caminhão


Caminho Ágil permite que condutores tenham acesso a dados que facilitam sua chegada aos terminais da empresa e evita cobranças por atraso.

O uso de aplicativos em celulares e outros dispositivos móveis é uma solução que chegou para não só para o consumidor final, mas para empresas simplificarem seus serviços e operações. Atenta a esse movimento, a Santos Brasil, referência em operação portuária e logística, colocou no ar um aplicativo para simplificar o cotidiano dos motoristas de caminhão que passam por seus terminais portuários e agilizar as operações nas suas unidades.

O app Caminho Ágil foi desenvolvido pela área de TI da Santos Brasil para ser uma plataforma de comunicação com os motoristas visando tornar suas operações mais transparentes e práticas. Com ele, o caminhoneiro pode consultar agendamentos, monitorar viagens já realizadas e realizar o cadastro antes mesmo de chegar ao terminal de destino da Companhia, tudo de maneira fácil e intuitiva.

Ao usar pela primeira vez o Caminho Ágil, o motorista faz seu cadastro, optando entre já ter operado nos terminais da Santos Brasil ou não. No primeiro caso, o app identifica o motorista pelo número de seu celular e envia um código SMS, que será verificado no aplicativo, gerando uma senha de acesso. Mas se o motorista está chegando a uma unidade da Companhia pela primeira vez, o aplicativo inicia um processo de cadastro, solicitando uma foto da CNH, cujos dados serão lidos via OCR, mais três retratos feitos com a câmera do aparelho, e por fim, comparando todos estes dados em um sistema que se conecta diretamente aos dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Após a verificação, o motorista é redirecionado para cadastrar seu acesso.

Com acesso permitido ao Caminho Ágil, o condutor visualiza todos os agendamentos listados para si. Ao selecionar um desses agendamentos, é possível ter acesso a diversos dados gerados pelo sistema do terminal, que já passa a se preparar para receber a carga. Esses dados são o número da viagem, data e hora prevista de chegada da carga, missão, contêiner, placa do cavalo, placa do reboque e transportadora responsável pela carga. Na mesma tela, há um atalho para iniciar a rota de chegada ao terminal e, ao utilizar essa ferramenta, o motorista tem acesso a um mapa com a rota traçada entre sua localização (via GPS) até o terminal onde ele está agendado. Além disso, é informado o tempo de trânsito, a data e hora prevista de chegada e a comparação entre a data prevista e a data agendada, permitindo que ele saiba se está adiantado, no horário ou atrasado. Na chegada ao terminal, a menos de 1km de distância da entrada, ele poderá realizar seu check in, informando ao terminal sua chegada iminente, evitando que o motorista seja cobrado da taxa de não cumprimento de janela, caso se atrase.

Na aba "viagens", são visualizadas todas as operações que o motorista realizou ou vai realizar pela Santos Brasil. Ao selecionar uma dessas viagens, é emitido o Ticket de Entrada, e o Ticket de Saída, caso ele já tenha finalizado sua operação, ou ainda a GMCI Eletrônica, um documento com QRCode exclusivo do Porto de Santos que abrange trânsitos entre recintos alfandegados da região portuária santista.

Além de tornar as viagens mais ágeis para motoristas e terminais da Santos Brasil, a ideia é diminuir a ocorrência de agendamentos incorretos e de condutores sem agendamento nos Gates, identificar gargalos e filas nas proximidades dos terminais, evitar cobranças incorretas de taxa de não cumprimento de prazos para chegada e melhorar o planejamento operacional com previsibilidade de chegada mais precisa do caminhoneiro.

A ideia para o desenvolvimento desse aplicativo partiu da identificação de um gap de informação na comunicação entre transportadoras e motoristas durante a implementação dos projetos de automatização dos gates do Tecon Santos, Clia Santos e Tecon Vila do Conde. Segundo Ricardo Abbruzzini, diretor de TI e inovação da Santos Brasil, percebeu-se que era algo comum o motorista não ser informado de forma fiel sobre seu agendamento, às vezes realizado de forma incorreta, com horário ou outros dados errados. — O Caminho Ágil utiliza ferramentas tecnológicas como OCR, consulta integrada aos dados do Denatran, integração direta com os gates automatizados e reconhecimento facial. É mais uma forma de trazer transparência, agilidade e segurança não apenas para motoristas, mas para dos donos das cargas que eles transportam— afirma.

O aplicativo é gratuito e já está disponível nas lojas App Store e Google Play.

Pioneirismo — Há 18 anos, enquanto o setor começava a discutir o problema do escoamento de cargas rumo ao porto pelo Sistema Anchieta Imigrantes, a Santos Brasil já iniciava, de forma pioneira e visionária, o desenvolvimento de um sistema de agendamento eletrônico de caminhões para evitar os grandes congestionamentos vistos na época. A iniciativa foi apenas um primeiro passo rumo à implantação de uma série de sistemas, tecnologias e processos que, ao longo dos anos, consolidaram a imagem de pioneirismo e inovação em operações portuárias e logísticas que hoje marca a Santos Brasil. A empresa se orienta pelas necessidades de negócios não atendidas dos seus clientes e se antecipa oferecendo produtos únicos que agreguem muito valor.

Entre os aplicativos já desenvolvidos pela Companhia ao longo desse período, estão o Santos Brasil App, que dá ao cliente acesso posicionamento, dados gerais e documentação de cargas, e o Viva Voz App, produzido para ser acessado exclusivamente por funcionários, com informações da Companhia, acesso a holerite, escala de trabalho e notícias.

Perfil — A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 24 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal de contêineres da América do Sul, e já investiu mais de R? 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País.

Além do Tecon Santos, a Companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) -, um terminal de carga geral (TCG em Imbituba), um terminal de veículos (TEV) e um terminal de carga geral no cais do Saboó, ambos no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística.

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