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20/05/2021 - 08:53

EMS celebra o ‘Dia Nacional do Medicamento Genérico’


Com lançamento de rivaroxabana. Com o primeiro genérico da molécula disponibilizado à população do país, a empresa reforça seu compromisso em ampliar o acesso a tratamentos de saúde seguros e eficazes.

Pioneira e líder no segmento de genéricos desde 2013, a EMS celebra, em 20 de maio, o ‘Dia Nacional do Medicamento Genérico’ com a expectativa de proporcionar ainda mais acesso da população brasileira a tratamentos de saúde seguros e eficazes. Entre os lançamentos do ano, destaque para a rivaroxabana, que é o primeiro genérico da molécula disponibilizado à população do país, já disponível nas farmácias, e também o primeiro genérico disponível a partir da anulação do Artigo 40 da Lei de Patentes pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Mais um grande marco para a empresa. Indicado para prevenção de AVC, trombose e embolia, o medicamento é o anticoagulante mais prescrito hoje em território nacional.

Ainda, para celebrar a data, além de sair na frente com esse grande lançamento, a EMS veiculará uma campanha nacional, intitulada "Dia G", com filme para a TV aberta, jingle, anúncios em revistas e ações nas mídias sociais. Também criou um Hub de Conteúdo - um portal com o objetivo de trazer informações sobre saúde e bem-estar com foco no consumidor final.

Como o preço do medicamento genérico é, no mínimo, 35% mais baixo do que o de referência, a categoria se tornou um instrumento de ampliação do acesso a medicamentos de qualidade, eficazes e seguros no Brasil. Dessa forma, os consumidores podem dar continuidade aos seus tratamentos de saúde. Dados da PróGenéricos apontam que 79% dos brasileiros compram ou já compraram genéricos, que 33% dos medicamentos prescritos são desta categoria e que 34% do que o setor farmacêutico vende é deste segmento no país. Com base no levantamento da consultoria IQVIA, em 2020, este mercado teve alta de 13% nas vendas, o que reforça o crescimento e a importância dos genéricos para os pacientes.

Para atender a esta constante e importante demanda, a EMS investe em seu parque fabril. Entre 2012 e 2021, mais de R$ 1 bilhão terão sido aportados no maior plano de expansão de sua história. Com isso, a capacidade produtiva instalada da empresa passa a ser de mais de 1 bilhão de unidades (caixas) de medicamentos por ano. Os investimentos contínuos em pesquisa, desenvolvimento e inovação estão diretamente ligados ao compromisso da empresa em promover saúde e bem-estar.

— O medicamento genérico é uma excelente alternativa de cuidados com a saúde, o que tem se confirmado inclusive em um cenário de crise causada pela pandemia de coronavírus — lembra Aramis Domont, diretor comercial da unidade de genéricos da EMS. — Temos orgulho do histórico de contribuição da EMS para a expansão do acesso a medicamentos no Brasil com os genéricos. Sermos os primeiros a levar a rivaroxabana às farmácias de todo o país é algo que reforça a nossa responsabilidade, compromisso e nos coloca em um outro patamar — diz.

A EMS foi a primeira empresa a produzir e comercializar medicamentos genéricos no Brasil, em 2000. Em 2013, atingiu a liderança no segmento, que mantem até os dias de hoje. Com mais de 500 apresentações de produtos e 202 moléculas — sendo líder em 78 delas —, a companhia tem o maior portfólio de genéricos no país, que atende a 96% das classes terapêuticas. Em 2020, a EMS foi Top of Mind como o genérico mais lembrado pelo consumidor brasileiro, de acordo com o Instituto DataFolha, do jornal Folha de S.Paulo. Esse estudo é considerado o mais relevante em lembrança de marca da América Latina.

Com rivaroxabana e outros cinco lançamentos de 2021, a empresa prevê um crescimento de 26% na área de genéricos que, em 2020, cresceu 15,6% em faturamento e 12,25% em unidades. Os genéricos representaram 33,9% do faturamento da EMS no ano passado. O market share de 2020 foi de 14,9% em faturamento e 13,8% em unidades (Fonte: IQVIA - PMB MAT Dez/2020).

Presente da EMS - Para celebrar o 21º aniversário do lançamento dos primeiros medicamentos genéricos no Brasil e reforçar os 22 anos da Lei dos Genéricos no país, a EMS vai lançar no dia 20 de maio o Hub de Conteúdo. O portal http://www.viverbemems.com.br será apresentado em editorias -— saúde do homem, saúde da mulher e saúde do idoso, entre outras - e em formatos diversos, como vídeos, podcasts e gráficos. O portal também terá uma seção com o portfólio completo de genéricos da EMS, além de 3 abas específicas sobre produtos prioritários: Acetilcisteína, Desloratadina e Nistatina+Óxido de Zinco.

Perfil — A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 15 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 57 anos de história e mais de cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos - considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.

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