Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/05/2008 - 06:42

Premiação do design mundial

O International Design Excellence Award (IDEA) ganha versão nacional, numa realização da objeto Brasil, criado nos EUA há 30 anos, prêmio é realizado pela primeira vez em outro país. Brasil foi escolhido pela excelência de sua produção no segmento.

Mais importante prêmio do design do mundo, o IDEA – International Design Excellence Award realiza no país sua primeira edição fora dos Estados Unidos, onde acontece há 30 anos. Batizado de IDEA/Brasil e organizado pela ONG Objeto Brasil, o prêmio conhecerá seus vencedores no dia 29 de maio, às 19h, em cerimônia e exposição no Teatro Shopping Frei Caneca, em São Paulo. A partir do dia seguinte, os premiados serão apresentados em exposição no 7º Piso do Shopping, das 10h às 22h, até 12 de junho.

A versão nacional do IDEA - que aponta as tendências e a excelência deste segmento no mercado americano e mundial - foi criada para o reconhecimento da qualidade do design produzido em nosso país. Em sua primeira edição, o projeto surpreendeu e obteve recorde de inscritos em uma premiação de design no Brasil: 343, de diversos setores, que variam do aeronáutico ao moveleiro.

O objetivo principal do IDEA/Brasil não é ser caracterizado apenas como uma premiação. A iniciativa procura promover o design brasileiro por meio de uma série de ações. Entre elas, a exposição dos produtos finalistas em outras três capitais brasileiras – Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília – e duas cidades norte-americanas Washington e Phoenix. O site oficial do prêmio também disponibilizará uma mostra virtual dos vencedores.

Todos os concorrentes terão os cases de seus produtos publicados na Revista Innovation IDEA/Brasil, que será lançada no dia 8 de julho, às 19h, na Livraria Cultura da Avenida Paulista e dez dias depois em Washington, simultâneo ao anúncio mundial dos vencedores da edição internacional do IDEA pela BusinessWeek, em suas edições nos EUA, Europa e Ásia.

Participam empresas de diversos setores, que primam pela produção de design num nível de excelência singular e inovador. A versão brasileira incluiu uma categoria a mais do que a norte-americana (jóias) e ao todo premia 18 segmentos, divididos da seguinte forma: Produtos Comerciais & Industriais, Equipamentos de Comunicação, Equipamentos de Informática, Estratégia de Design, Ecodesign, Equipamentos de Som, Jogos e Entretenimento, Ambientes, Produtos para Casa, Design de Interface, Lazer & Recreação, Produtos Médicos & Científicos, Produtos para Escritório, Embalagens, Acessórios Pessoais, Projetos de Estudantes, Pesquisa, Transportes e Jóias.

Por respeito ao caráter de inovação, somente produtos lançados nos dois últimos anos puderam ser inscritos. Além deste critério, outros formaram a base para julgamento: benefícios ao usuário (performance, conforto, segurança, facilidade de uso, interface com o usuário, ergonomia, função e acesso em geral e qualidade de vida), benefícios ao cliente (aumento de vendas, penetração no mercado, otimização de custos); benefícios à sociedade (importância do produto, viabilidade econômica, facilidade de fabricação); benefícios ao meio ambiente (uso responsável de materiais e processos durante a vida útil do produto, incluindo durabilidade dos materiais, sua toxicidade, geração e redução de resíduos, e aspectos como eficiência energética, reparos, reuso, reciclagem, sustentabilidade); Elegância, harmonia formal e estética apropriada; Testes de funcionalidade, rigor, confiabilidade (categoria de Pesquisa em Design); e Fatores internos e métodos de implementação (categoria de Estratégia de Design).

Dos 343 inscritos, marcas referenciais como Avon, Bosch, Boticário, Caloi, Coca-Cola, Deca, Electrolux, Embraer, Faber-Castell, Grupo Pão de Açúcar, Luigi Bertolli, Motorola, Papaiz, São Paulo Alpargatas, Sundown, Track & Field e Tramontina disputam com empresas de destaque em seus segmentos, como Bertussi Design Industrial, Benchmark Design Total, Cardio Sistemas, Chelles & Hayashi, Fábrica de Idéias, Holaria Indústria Cerâmica, Latina Eletrodomésticos, Merchan Design, Saccaro Móveis e Tecnologia Automotivo Catarinense, entre outras, os prêmios divididos nas categorias ouro, prata e bronze.

Premiação – O evento de premiação contará com a participação do diretor-executivo da IDSA (Industrial Designers Society of America) e designer da Kyocera, Frank Tyneski, que detém inúmeros prêmios de design e mais de 50 patentes de desenho em seu nome. Os vencedores receberão um troféu de ouro desenhado pela GAD’ Branding & Design e placas de prata e bronze desenhadas por Newton Gama, por mais de 25 anos chefe de design da Multibrás.

Os premiados do IDEA/Brasil são inscritos automaticamente no IDEA, edição internacional do prêmio. A versão americana é realizada pela IDSA, entidade representante do design nos EUA, com mais de 3.500 associados de todo o mundo e patronos como Microsoft, Motorola e Procter & Gamble e conta com o patrocínio da BusinessWeek, conceituada revista de negócios. Esta parceria aumentou a influência internacional do IDEA, que anualmente é matéria de capa nas edições norte-americana, européia e asiática da revista.

O retorno de mídia gerado a um vencedor de Ouro ultrapassa US$ 1 milhão de dólares. Os cases dos premiados são divulgados no New York Times, Wall Street Journal, Washington Post, Time, Forbes, Fortune, Chicago Tribune, Rolling Stone, Wired Magazine e outros.

Nos Estados Unidos, a exposição será inaugurada junto ao anúncio dos vencedores no IDEA, reforçando a divulgação dos produtos brasileiros junto à mídia internacional e durante a Conferência Anual da IDSA junto da exposição dos premiados nos EUA, aproveitando a presença de importantes autoridades do design mundial.

“Os Estados Unidos são o maior mercado mundial e nosso maior comprador. O design é fundamental para incrementar nossas exportações. Se nos anos 80 o principal fator de qualidade era a aquisição do certificado ISO 9000, hoje este papel é cumprido pelo design, que se tornou o grande foco do consumidor mundial”, afirma a coordenadora geral do Prêmio e diretora executiva da Objeto Brasil, Joice Joppert Leal. Em sua visão, o fato dos premiados e finalistas poderem usar em seus produtos o selo do IDEA é um dos principais motivos que levaram as indústrias a se inscreverem. “O selo garante o nível de excelência e certifica a qualidade do design”, completa.

Objeto Brasil – ONG criada há 12 anos e cuja premissa é promover o design brasileiro no nosso país e no mundo, sejam eles frutos do artesanato ou da alta tecnologia, contando, desde o seu início, com o apoio institucional da Uniemp Fórum Permanente das Relações Universidade-Empresa.

A visão ampla da criação e da capacidade brasileira de realização presente na Objeto Brasil já mostrou sua força em vários eventos. Promoveu numerosas convenções, exposições, convênios, treinamentos, publicações, palestras e outras ações no Brasil incluindo a exposição “Design nos 500 Anos na Pinacoteca do Estado e Parque da Luz” e no exterior levando o design brasileiro para a Itália, França, Portugal, Espanha, Alemanha, Japão, Estados Unidos e países escandinavos.

Joice Joppert Leal – É fundadora e Diretora Executiva da Objeto Brasil e coordenadora geral do IDEA/Brasil. Tem desenvolvido diversas atividades na promoção do Design, Inventiva e Artesanato, tanto no Brasil quanto no exterior. Foi chefe do Departamento de Tecnologia e Núcleo de Desenho Industrial da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP desde sua criação até fins de l998. Foi diretora de Projetos Institucionais do Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo – SESI. Integrou, por solicitação do Ministro da Ciência e Tecnologia, a Comissão de Avaliação dos Institutos de Pesquisas do Ministério da Ciência e Tecnologia e o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico em 1993/94.

Realizou e coordenou várias exposições do Design brasileiro, destacando-se as exposições Artesanato e Design – um Processo Contínuo na Expo 98, Lisboa – Portugal, Design nos 500 Anos, na Pinacoteca de São Paulo e no Parque da Luz, Design Brasileiro na Triennale de Milão – Itália, setembro/outubro de 2001, exposição de Design brasileiro de Embalagens para Alimentos 2002 em Tóquio, Japão, Marca Brasil – o Brasil como Marca na Galeria Portinari, Palazzo Pamphij, em Roma, Itália. Editou livros e catálogos sobre Design, e em 2006 foi curadora de duas salas especiais na primeira Bienal Brasileira de Design promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, na Oca – Ibirapuera em São Paulo.

Frank Tyneski – Tyneski é o criador da série BlackBerry 7100 – o primeiro BlackBerry com a aparência de um telefone celular convencional, que oferece estilo e portabilidade sem sacrificar as características que tornou tão popular seus predecessores entre os líderes empresariais, políticos e celebridades. Recentemente criou o modelo Kyocera's E5000 série handset, com maior capacidade técnica, estética e equilíbrio entre estilo e usabilidade.

Na Motorola, desenhou a primeira geração do premiado celular móvel ruggedized com soluções para o Setor Comercial e de Governo. Também projetou o primeiro Nextel produzido e mais tarde foi responsável pela vitória da Motorola entre os consumidores na série TalkAbout. Também desenvolveu produtos para Fisher-Price e General Motors e foi patrocinado para desenvolver dispositivos médicos com o National Institutes of Health (Instituto Nacional de Saúde). Vencedor de numerosos prêmios da indústria por criação de excelência, incluindo o prêmio BusinessWeek's Design of the Decade, ele também detém mais de 38 prêmios norte-americanos e patentes estrangeiras.

Premiação IDEA /Brasil Teatro Shopping Frei Caneca.: Organização: Objeto Brasil - Categorias: Produtos Comerciais & Industriais, Equipamentos de Comunicação, Equipamentos de Informática, Estratégia de Design, Ecodesign, Equipamentos de Som, Jogos e Entretenimento, Ambientes, Produtos Para Casa, Design de Interface, Lazer & Recreação, Produtos Médicos & Científicos, Produtos Para Escritório, Embalagens, Acessórios Pessoais, Projetos De Estudantes, Pesquisa, Transportes e Jóias.

Dia 29 de maio, às 19 horas/ Para convidados, no Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, 6º piso) | Telefone: (11) 3472-2229 / 3472-2230. Acesso para portadores de necessidades especiais. Ar-condicionado. Estacionamento no Shopping: R$ 4 (2h), R$ 5 (3h), com adicional de R$ 2 (por hora).

Exposição IDEA /Brasil, no Teatro Shopping Frei Caneca, de 30 de maio a 12 de junho de 2008, diariamente, das 10h às 22h / Grátis, no Teatro Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, 7º piso). Telefone: (11) 3472-2229 / 3472-2230. Acesso para portadores de necessidades especiais. Ar-condicionado. Estacionamento no Shopping: R$ 4 (2h), R$ 5 (3h), com adicional de R$ 2 (por hora). E no dia 8 de julho o lançamento da revista Innovation Idea/Brasil pela Livraria Cultura, no Conjunto Nacional- Avenida Paulista, 2073 – S. Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira