Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/05/2008 - 06:55

Criação da Unasul é triunfo do diálogo, afirma Evo Morales

Brasília - Presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). O encontro servirá para que os representantes assinem o tratado de constituição da organização, que existe apenas informalmente Brasília - Pouco antes de assinar o tratado de constituição da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), o presidente da Bolívia, Evo Morales, destacou que a Constituição do bloco é “o triunfo do diálogo”.

O tratado foi negociado durante a presidência provisória da Bolívia no bloco que até então era chamado de Comunidade Sul-Americana de Nações.

“É o sonho de nossos antepassados e a luta de nosos líderes sindicais, sociais, políticos, que defenderam a união, apostaram na independência. Sinto que começamos a cumprir esse desejo”.

Morales definiu a Unasul como um Estado plurinacional da América do Sul e defendeu a integração regional como fundamental para a construção de um mundo mais justo, com maior equilíbrio de forças.

“A integração é um passo decisivo na direção do multilateralismo, para obtermos um mundo multipolar, equilibrado e justo”.

Morales também mencionou um a um os princípios do tratado de constituição da Unasul, com destaque especial para a autodeterminação dos povos, o que segundo ele, garante a cada nação definir sua foram de governo e suas políticas, sem ingerências externas.

Ele também frisou a importância da diminuição das desigualdades entre os países da região. “Se não superarmos as assimetrias, a integração não é possível”, frisou. “Tenho muita confiança na solidariedade e na cooperação de outros presidentes da América do Sul em buscar reduzir essas profundas assimetrias entre as famílias, os países e até os continentes”.

Morales mandou um recado aos dissidentes separatistas de seu país, ao lembrar que um dos princípios da Unasul é a integridade territorial. “Nada nem ninguém pode apoiar atitudes de separatismo que dividem nossos países”.

Ao mencionar que a Unasul é um Estado plurinacional, Morales frisou que na Bolívia o governo segue lutando por uma constituição que reconheça o caráter plural do país.

A constituição boliviana aprovada em dezembro vem sendo questionada por alguma províncias, como Santa Cruz de la Sierra que não vê seus interesses representados no texto e chegou inclusive a fazer um referendo pela sua autonomia no início do mês. | Por: Mylena Fiori /ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira