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27/05/2021 - 07:26

Grupo Açotubo comemora avanço de ações digitais com impacto direto na operação


Entre diversos projetos de um plano "Go Digital", a empresa acaba de implementar o sistema IFS para gestão otimizada de processos na área de Aços Inoxidáveis.

O primeiro semestre do ano ainda nem acabou, mas o Grupo Açotubo já comemora a implementação de diversas ações digitais que têm impacto direto na operação. A empresa, que é referência em distribuição de produtos siderúrgicos na América Latina, decidiu compartilhar com o mercado alguns desses projetos justamente porque fazem diferença nos resultados, seja em processos mais eficientes ou em atendimento ainda mais completo das demandas.

O movimento da área de TI no período foi puxado pela implementação do IFS na unidade de negócios de Aços Inoxidáveis. O sistema tem a função de padronizar processos com uma tecnologia especializada na gestão de manufatura e traz um controle mais ágil e otimizado, fundamental para a tomada de decisão. Apesar da conclusão nesta primeira metade de 2021, o projeto teve 15 meses de duração e envolveu cerca de 70 pessoas, com investimento total de R$ 1.5 milhão.

— O IFS já estava em funcionamento em outras áreas do Grupo, como nas unidades de Conexões, Soluções e Tubos e Aços, na própria matriz. Entre os principais benefícios para a área de Inox estão a otimização dos custos de TI, maior transparência, segurança de dados, melhor colaboração e fluxos de trabalho, personalização completa, planejamento e relatórios aprimorados o que, claro, resulta em um atendimento mais eficiente ao cliente — explica Valdemir Raymundo, que está à frente do departamento de TI e Projetos.

Outro avanço que marcou os primeiros meses de 2021 foi o uso do formato Rapid Solutions, que é uma metodologia de desenvolvimento rápido em linguagem digital “open source”. Com o modelo, foram criados projetos como o Contact Center digital, que aprimora o atendimento a partir do perfil do cliente; Desenvolvimento Digital (Office 365), ferramenta da Microsoft introduzida durante a pandemia; Espaço do Cliente, página de serviços como boletos e futuramente será implantado novas soluções pensando em nossos clientes; Portal das Comissões, espaço virtual de gerenciamento de todo o processo de pagamento de comissões dos representantes e vendedores; e APP dos colaboradores, onde os funcionários podem consultar suas informações via mobile.

— A atenção com a evolução tecnológica é uma marca do Grupo em quase meio século de mercado. Seguimos com foco em usar os recursos digitais para otimizar processos e entregar os melhores resultados com segurança e cumprindo integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados — finaliza Valdemir.

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