Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2021 - 07:58

Porto de Imbituba volta a operar materiais siderúrgicos


O Porto de Imbituba está recebendo o navio HG Singapore, que trouxe da China aproximadamente 33 mil toneladas de bobinas e barras de aço. A operação atende a alta demanda de produtos siderúrgicos pelo mercado interno e é uma solução em relação a capacidade de atendimento portuário em meio a safra de grãos, com filas de navios para atracação que podem chegar aos 30 dias de espera. A última vez que Imbituba recebeu bobinas de aço foi em 2019 e vergalhões em 2016.

A operação está ocorrendo nos cinco porões do navio, que tem bandeira liberiana e 190 metros de comprimento. Cerca de 85% da carga é composta por bobinas de aço galvanizado, aços nobres e planos. O restante são barras e chapas de aço utilizadas principalmente na indústria automobilística.

Os produtos siderúrgicos têm um importante mercado de entrada no Brasil, por meio da estrutura portuária de Santa Catarina. — Temos um Porto com disponibilidade e capacidade de atendimento, com baixo tempo de espera para atracação, o que se tornou um diferencial na atração dessa carga — destaca Fábio Riera, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba.

O desembarque está ocorrendo de forma conjunta pelos operadores ILP e Simetria Logística, e a Wilson Sons é a responsável pelo agenciamento do navio. De acordo com o diretor da Simetria, Antônio Carlos Bandeira Guimarães Neto, — foi estudada uma solução conjunta entre os operadores para que o navio pudesse ser recebido em Imbituba, criando uma condição favorável para que o Porto entre, de fato, na rota da importação de produtos siderúrgicos—.

A carga que chega a Imbituba atenderá a demanda de mais de 30 clientes de indústrias da Região Sul, além de São Paulo, principal recebedor da mercadoria e grande mercado consumidor no Brasil. Os lotes variam de 50 a 6 mil toneladas por cliente. Com o mercado do aço aquecido e a disponibilidade de atracação, a alternativa por Imbituba garante um recebimento mais rápido dessa carga pelas empresas.

Grandes índices de movimentação em maio — Com um volume mensal que deve se consolidar como recorde histórico no Porto de Imbituba (SC), o mês de maio já fica marcado pelo alcance de 1 milhão de toneladas movimentadas por um dos seus operadores portuários. O volume foi concretizado este mês pela Imbituba Logística Portuária (ILP).

— A conquista acompanha o bom desempenho da Comunidade Portuária de Imbituba, que tem atraído mais e novas cargas, aproveitando as oportunidades de mercado e a disponibilidade do Porto — destaca Fábio Riera, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba. A previsão da Autoridade Portuária é de que maio ultrapasse as 700 mil toneladas movimentadas pelos operadores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira