Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/05/2008 - 07:12

Documentário da AMB será exibido nesta segunda (26) em sessão solene na Câmara dos Deputados

Nesta segunda-feira (26), às 10h, será exibido em sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados trechos do documentário “Se essa casa fosse minha...”, realizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para a campanha Mude um Destino – em favor da adoção consciente. O juiz Francisco Oliveira Neto, coordenador da Mude um Destino, participará da sessão em homenagem ao Dia Nacional da Adoção – 25 de maio.

O documentário, com 20 minutos de duração, conta a história de crianças em busca de um lar e de adultos em busca de filhos, costurado por depoimentos de especialistas que lidam com a questão no dia-a-dia. Personagens reais compõem esse mosaico de sotaques e situações. Além do filme, a AMB apresenta duas cartilhas sobre o tema, uma voltada para os profissionais de saúde e outra com informações para quem pretende adotar.

Lançada nacionalmente no último dia 14, a campanha tem por objetivo chamar a atenção para a necessidade de os processos de adoção serem realizados por meio do Poder Judiciário. “Práticas como adoções ilegais, filhos de criação, devoluções e comércio de crianças devem ser banidas da sociedade”, afirma o juiz Francisco Oliveira Neto.

Pesquisa mostra que 15,5% dos brasileiros adotariam - Para conhecer o pensamento do brasileiro sobre a adoção, a AMB encomendou a pesquisa “Percepção da população brasileira sobre a adoção”, realizada pela Opinião Consultoria, no mês de abril, e divulgada no lançamento nacional da campanha.

De caráter inédito, abrange todos os estados da Federação, no universo de 1.562 entrevistados. Um dos dados mais reveladores mostra que os brasileiros desconhecem os caminhos da adoção. Dos entrevistados, 37,4% procurariam nas maternidades e hospitais uma criança para adotar, enquanto 35% recorreriam às varas da Infância e da Juventude.

Quando perguntados sobre a melhor maneira de ajudar a mudar a realidade das crianças e adolescentes que vivem nos abrigos, 57,9% acreditam que é por meio da adoção. Desses, 15,5% adotariam uma criança. A maioria (42,3%) optaria por ajuda financeira, enquanto 34,8% não estariam dispostos a ajudar. A pesquisa também mostra que a preferência é por menina (27%), índice quase três vezes maior que por meninos (9,5%), com até seis meses de vida.

Em 2007, campanha percorreu 22 estados do país - A campanha Mude um Destino foi lançada nacionalmente pela AMB em março de 2007. A primeira etapa teve por objetivo alertar sobre a situação das 80 mil crianças e adolescentes que vivem em abrigos. São meninos e meninas vítimas do descaso, da negligência, do abandono e da violência.

Desde então, foram 22 lançamentos estaduais, de Norte a Sul do país, com a proposta de gerar mecanismos para que todos pudessem, de alguma forma, ajudar a mudar o destino desses pequenos brasileiros.

A primeira etapa contou com as seguintes peças: o documentário “O que o destino me mandar”, que será exibido no domingo (25), às 23h, na TV Câmara, duas cartilhas informativas, concurso para abrigos e membros do Poder Judiciário, além de premiação para jornalistas.

A AMB, entidade que reúne 14 mil juízes em todo o país, investe na ampla divulgação do tema, por meio da distribuição de material informativo e da mobilização dos seus associados e de entidades da sociedade civil organizada.

Dia Nacional da Adoção – 25 de maio: Sessão Solene no plenário Ulysses Guimarães (Câmara dos Deputados), nesta segunda-feira (26 de maio), às 10h. | Campanha no site www.amb.com.br/mudeumdestino

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira