Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/06/2021 - 09:16

Seja exponencial nos resultados de seus investimentos


Frequentemente, investidores se veem sobressaltados com os movimentos de mercado e são tentados a mudar de posições em seus investimentos. Todavia, há uma tônica bastante difundida entre profissionais do mercado financeiro e de capitais que em inúmeros momentos o melhor a fazer é não fazer nada.

Na verdade, a tônica está calcada na ideia de que investimentos devem estar atrelados aos horizontes, de médio e longo prazos, e respaldados nos fundamentos de suas escolhas, bem como atrelados ao perfil do investidor. Sendo assim, o que é necessário entender para estar confortável nas eventuais situações adversas de mercado?

Entender o custo de oportunidade do capital é muito importante, pois ele é o preço que se paga por estar investindo em alguma coisa em detrimento de outra. A escolha por um determinado investimento é ao mesmo tempo a renúncia de outro. Assim, é importante que o custo de oportunidade do capital esteja em consonância com o perfil do investidor, isto é, a escolha dos investimentos deve estar de mãos dadas com o perfil de cada um.

Geralmente, os investimentos, quando estão calcados em fundamentos e atrelados ao custo de oportunidade do capital e ao perfil do investidor, agem no sentido de dar cautela e racionalidade às decisões a serem tomadas. As escolhas bem-feitas acabam protegendo os investidores de fatores emocionais que, comumente, os levam a alterar investimentos de forma precipitada.

Por outro lado, isto não significa dizer que as escolhas feitas a priori não devam ser, jamais, modificadas. Longe disso, mesmo porque a boa gestão de recursos deve, necessariamente, monitorar sempre os movimentos de mercado, fundamentos e resultados alcançados.

Não obstante, o alerta é para não sermos contraproducentes ou afoitos. Na maioria das vezes, conforme há vasta literatura acerca do assunto, os ansiosos não maximizam o custo de oportunidade do capital.

Neste aspecto, muitos investidores ainda carecem de entendimento daquilo que é prioritário na hora de investir, isto é, saber precisar qual é o seu perfil, quais são seus objetivos e quais os caminhos a serem seguidos para alcançá-los. Por exemplo, na hora de investir em fundos de investimentos, não basta olhar apenas rentabilidades passadas de curto prazo. É importante estender o período analítico, perceber como a equipe de gestão conduziu o fundo em diferentes cenários econômicos, políticos e de mercados.

É importante, ademais, ter em mente que resultados passados não são garantia de rendimentos futuros. Por isto, a necessidade de outras métricas de avaliação, tais como analisar o histórico profissional do gestor e de sua equipe, a relação de risco versus retorno do fundo, política de investimento, tributação, taxas de administração e de performances, etc.

É interessante também se ater que não existe a certeza ou a prerrogativa de que um bom investimento realizado no passado, o será também no futuro. É bastante comum vermos investimentos defasados pelos movimentos e dinâmica de mercado sem que nenhuma atitude, proativa ou reativa, seja tomada para correção. Indiferente aos segmentos de mercado de renda fixa, renda variável, fundos, etc., revisitar a estratégia e os fundamentos dos investimentos é sempre primordial!!!

Contudo, estando certo do racional utilizado na escolha, você saberá controlar a ansiedade para não ficar trocando de posições desnecessárias e, também, para corrigir o rumo da nau, caso a rota esteja errada.

Entretanto, não se esqueça: resultados consistentes no longo prazo devem ser seus pilares.

. Por: Carlos Lopes, economista, mestre em Economia Empresarial, assessor de investimentos na Aspen Investimentos e sócio responsável da Aspen Educacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira