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09/06/2021 - 08:25

Gabryel Elias — Revisão de carro via app? Pode isso?


Gabryel Elias é co-founder da Minha Revisão, uma startup que tem como propósito integrar e rentabilizar toda a cadeia automotiva

Como a tecnologia proporciona a consolidação de um ecossistema digital automotivo.

O mercado automotivo sempre foi bastante associado ao desenvolvimento de alta tecnologia e de inovações disruptivas, em design, motor e acessórios, o objetivo foi sempre atrair o consumidor e, claro, melhorar o desempenho, a segurança, proporcionar economia de combustível, e tantas outras coisas. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia pode ir muito mais além dessas evoluções no que tange ao produto final que chega até nós. Ela tem quebrado paradigmas na forma como consumimos os produtos e serviços no setor automotivo.

Isso porque em um passado nem tão remoto assim, na hora de comprar um carro, a única forma de isso ser feito era indo de loja em loja; concessionária em concessionária. O processo para tirar a documentação era moroso, demorava a sair. Era tudo exclusivamente presencial. E o trabalho não acabava por aí, era preciso ir até uma seguradora (várias algumas vezes para encontrar o melhor preço). E a papelada? Imensurável o tanto de assinaturas e o tempo que era perdido com todos esse processo.

Mas, hoje temos ouvido falar muito a respeito da mudança do comportamento dos consumidores. Que estão muito mais digitais, seja na compra de produtos ou serviços ou para o relacionamento. A tendência é a do “faça vocês mesmo”. Fora o grau de exigência e a busca por experiências cada vez melhores nesse processo.

Não é só percepção, os números mostram que as vendas feitas pela internet registraram uma evolução de 35,81% em março, em relação a fevereiro. Segundo o índice MCC-ENET, do Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net). Compramos comida, fazemos compras de supermercados, agendamos e realizamos consultas médicas, compramos medicamentos, produtos de higiene pessoal, livros, filmes, compramos carros, contratamos todos os tipos de serviços, incluindo seguros e manutenção automotiva, por meio de aplicativos e via internet.

É isso mesmo? Sim. Hoje com as tecnologias desenvolvidas e chegada de inúmeras startups que desenvolvem aplicações específicas para o setor permitem às pessoas fazerem grande parte desse processo sozinhas. Dá para pesquisar o carro dos sonhos, negociar e até pagar através de meios digitais. Com a contratação da renovação de seguro é a mesma coisa. Tudo pode ser feito de forma digital e o leque de serviços só aumentou, incluindo as vistorias.

Segundo as próprias seguradoras de veículos, essas novas rotinas aparecem nas estatísticas. Antes, 65% dos atendimentos aos clientes aconteciam via call center e 35% por meios digitais. Essa proporção já se inverteu.

Mas, não é só isso. Outras etapas que até então não se imaginavam sendo feitas digitalmente, como a contratação de uma revisão. Como todos sabem, a manutenção do carro é coisa séria. Ela evita dores de cabeça futuras e garante a sua segurança. É ela que ajuda a garantir que a única preocupação com o nosso carro seja a de nos levar de um ponto A para o ponto B.

No entanto, esse é ainda um assunto que mais aborrece os proprietários dos veículos. Onde fazer a manutenção do carro? Qual a melhor periodicidade? Como evitar surpresas e não estourar nosso orçamento e, literalmente, sermos passados para trás no momento em que levamos nosso automóvel para a revisão.

A tecnologia tem um papel transformador e facilitador no sentido de garantir que a manutenção do carro seja feita da maneira correta, no tempo certo, com segurança e qualidade. Ela tem sido um verdadeiro divisor de águas e as pessoas têm cada vez mais procurado por essa conveniência. Tanto que crescemos 900% em 2020.

E é a praticidade e até a confiança que fazem isso. Basta entrar na plataforma digital, cadastrar-se, selecionar a marca do carro, escolher o pacote, selecionar a oficina mais próxima, escolher a data e o período programado, pagar e pronto. Tudo em poucos cliques e contando com o serviço de uma rede referenciada.

O que vemos é, assim como em todas as indústrias, os atendimentos acabam ficando mais personalizados, mais modernos e os prazos de respostas muito mais rápidos. Sem sombra de dúvidas os processos ficam cada vez mais ágeis. E sem dúvida caminhamos para a consolidação do ecossistema digital automotivo, capaz de simplificar todas as etapas que envolvem a compra, venda de produtos e serviços desse segmento.

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