Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2021 - 07:56

Firjan SENAI tem vagas abertas para curso técnico em Eletromecânica em Três Rios

Amplo e diversificado campo de atuação no mercado de trabalho cria boas perspectivas para profissionais técnicos.

Profissões versáteis e aquelas ligadas à tecnologia vão dominar o mercado de trabalho nos próximos anos, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial. O novo cenário criado a partir da pandemia exigirá qualificação profissional aliada a capacidade de reinvenção e competências socioemocionais.

Preparar trabalhadores para um mercado mais diversificado, inovador e exigente é a proposta da Firjan SENAI com a nova oferta de cursos técnicos. Segundo Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI a formação técnica reforça competências e habilidades para novos contextos de trabalho. “Estudos têm comprovado que, com o avanço da tecnologia, o nível de formação dos colaboradores da empresa também precisa subir. Com processos fabris cada vez mais tecnológicos, a exigência por formação de novas competências profissionais passa a ser ainda mais imprescindível, quando então o profissional de nível técnico se torna peça-chave”, explica.

Foi o que o aluno da Firjan SENAI em Três Rios, Yuri Souza, fez. Ele viu na formação técnica em mecânica a chance de entrar no mercado de trabalho e ingressar numa empresa referência, a Ball Corporation. “Eu sabia que precisava de qualificação e capacitação na área de conhecimento que poderia me levar até a empresa. Fiz alguns cursos, ganhei experiência e me formei como técnico, o que abriu as portas para tentar uma vaga e, hoje tenho a carteira assinada”, conta. Para ele, o conhecimento e a disciplina adquirida no SENAI são um diferencial no currículo. “Saí de lá transformado. As exigências e aprendizado que tive me formaram para estar aqui”, diz.

Para o segundo semestre, a Firjan SENAI aposta em um curso inovador e mais dinâmico, que une o conhecimento de duas áreas tradicionais e fundamentais para o cotidiano das empresas: a Eletromecânica. As aulas serão em formato híbrido, unindo educação a distância (on-line) as aulas práticas presenciais aos sábados nos laboratórios e oficinas da Firjan SENAI, caso haja possibilidade, ou através de simuladores nas plataformas de aprendizagem. São oferecidas 40 vagas e a previsão de início é em 02/08. As matrículas devem ser feitas pelo site https://bit.ly/3cxluAn

Com amplo e diversificado campo de atuação, o técnico em eletromecânica fica habilitado para atuar em empresas de manutenção e automação industrial, siderúrgicas, metalúrgicas, indústrias do setor metalmecânico, concessionárias de energia, entre outros. “Esse profissional é considerado pela indústria extremamente flexível e necessário para atuação em locais que envolvem essas duas grandes áreas: elétrica e mecânica. É uma área com oportunidades em quase todos os setores, ainda mais em um momento em que as empresas da nossa região estão em um processo de contratação”, afirma Roberta Santos da Silva, pedagoga responsável pelo curso.

Nota máxima no SAEP — Os estudantes que se inscreverem no curso técnico em Eletromecânica ainda poderão usufruir do diferencial de ter uns dos melhores ensinos do Brasil. Em fevereiro, a unidade da Firjan SENAI Três Rios foi avaliada como uma das melhores do Brasil no curso técnico em Eletrotécnica. O resultado vem através dos exames aplicados pelo Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Saep), que analisa as competências e habilidades dos alunos dos cursos oferecidos pela rede Senai em todo o país. A escola obteve a nota máxima entre 107 instituições participantes no Indicador de Desenvolvimento da Avaliação Profissional (IDAP).

Para Roberta, o resultado reflete as ações realizadas ao longo dos anos para o desenvolvimento contínuo das competências exigidas aos futuros profissionais. “A nota máxima deixa evidente o excelente trabalho praticado pelos instrutores e equipe técnico-pedagógica envolvidos neste processo e a busca constante pela qualidade do ensino e da aprendizagem e mais uma vez, quem ganha com os resultados são as empresas e os profissionais”, garante a pedagoga.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira