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27/05/2008 - 08:54

Lenovo informa resultados do quarto trimestre e anuais de 2007/08

Hong Kong – EASTERN ( BW)(LENOVO-GROUP)(LNVGY)(0992.HK)

Os destaques são as vendas anuais de US$16.4 bilhões, aumento de 17% (1), EBITDA anual (excluindo reestruturação) de US$798 milhões, aumento de 113% (1), a receita anual antes dos impostos (excluindo reestruturação) de US$560 milhões,aumento de 237% (1), lucros anuais atribuíveis aos acionistas (incluindo, reestruturação) de US$484 milhões, aumento de 201% (2), EPS básico anual de 5.51 US centavos, ou 42.98 HK centavos, aumento de 195% (2), reservas líquidas de US$1.6 bilhões (em 31 de março de 2008), (1) Reflete somente operações continuadas (exclui o negócio de celulares), (2) Inclui operações descontinuadas (inclui o negócio de celulares).

O grupo Lenovo anunciou em 23 de maio, resultados de seu quarto trimestre e o resultado anual concluído em 31 de março de 2008, levados por um forte desempenho em todas as geografias e segmentos de produtos. Durante o quarto trimestre, as remessas mundiais de PCs da Lenovo aumentaram em 21%, muito a frente do crescimento médio da indústria de 15%.

Conforme previamente anunciado, a Lenovo concluiu a venda de seu negócio de celulares em março de 2008 para focar melhor no negócio principal de PC da empresa. Como resultado, a empresa registrou aproximadamente US$65 milhões como ganho antes de impostos, à disposição. Considerando a perda operacional, o lucro do negócio de celulares foi de US$36 milhões e US$20 milhões no quarto trimestre fiscal e anual, respectivamente.

As vendas consolidadas do trimestre das operações continuadas (excluindo o negócio de celulares) cresceram 13.5% ao ano, alcançando US$3.7 bilhões. A margem de lucro bruto da empresa para o quarto trimestre alcançou 15%. Incluindo o impacto da reestruturação, a Lenovo relatou uma receita antes de impostos de US$103 milhões de operações continuadas. Incluindo o lucro líquido de US$36 milhões de operações descontinuadas, o lucro do trimestre atribuível aos acionistas cresceu 133%, alcançando US$140 milhões.

Os ganhos básicos por ação totalizaram 1.56 US centavos, ou 12.17 HK centavos. As reservas líquidas em 31 de março de 2008 totalizaram US$1.6 bilhões. O Conselho de Diretores da Lenovo propôs um dividendo final de 12.80 HK centavos, ou aproximadamente 1.64 US centavos por ação.

"A Lenovo continuou a demonstrar uma forte execução de nossas estratégias no último trimestre, alcançando o oitavo trimestre consecutivo de crescimento lucrativo", disse o presidente da Lenovo, Yang Yuanqing. "Nos últimos três anos, desde a aquisição, a Lenovo alcançou com sucesso as metas financeiras que foram definidas, e realizaram inúmeros marcos. Assumimos com sucesso a responsabilidade por nossas vendas e clientes, completamos a transição da nossa marca, implementamos o negócio da transação fora da China, lançamos nosso negócio ao consumidor, e lançamos produtos altamente inovadores. A concorrência global da Lenovo aumenta substancialmente com cada um destes passos sólidos e fornece uma ótima condição altamente favorável para um crescimento sustentável.

"Adiante, a Lenovo vai continuar a manter a nossa condição favorável no negócio de relacionamento e na região da Grande China, enquanto busca por oportunidades de crescimento nos mercados emergentes, mercados de notebook e negócio de transação, especificamente no negócio de consumidor, e promovendo ativamente novos negócios para manter um crescimento lucrativo que vai ultrapassar a indústria".

"A tradição exclusiva da Lenovo permitiu que implementássemos um dos principais fundamentos estratégicos desta empresa - nosso modelo de negócio de worldsourcing", disse o presidente e diretor executivo William J. Amelio. "Uma abordagem completa para fazer negócios em uma nova economia global, o worldsourcing transcende fronteiras, culturas e estruturas. Permite que alavanquemos nossas forças culturais e geográficas para gerir custos, aumentar a eficácia e harness a força da inovação de toda a organização global".

Visão geográfica geral - Lenovo Grande China informou US$1.29 bilhões em vendas consolidadas no quarto trimestre fiscal, com aumento 18%, considerando que o crescimento da empresa de 25% em remessas de PCs ultrapassou a média da indústria no mercado da Grande China. Durante o trimestre, a Lenovo fortaleceu ainda mais sua posição como número um no mercado com base na força das vendas entre todas as linhas de produtos. O negócio da empresa na Grande China respondeu por 34% do total de vendas no trimestre.

As Américas responderam por US$1.0 bilhão em vendas consolidadas, ou 27% do total de vendas. O trimestre marcou o quinto trimestre lucrativo consecutivo da Lenovo para as Américas, na força dos ganhos de fatia do mercado de desktop e da demanda geral por PCs no Canadá. A Lenovo também melhorou a produtividade na região, cortando despesas controláveis. As vendas de notebooks nos EUA foram afetadas por uma economia inativa, embora a Lenovo tenha mantido sua fatia geral no mercado dos EUA. As remessas de PC da Lenovo nas Américas durante o trimestre aumentaram 9%.

Na região da Europa, Oriente Médio e África (EMEA), as remessas aumentaram 30% no quarto trimestre fiscal. Para o mesmo período, as vendas consolidadas totalizaram US$879 milhões, ou 24% do total de vendas. O crescimento de vendas foi estimulado pela demanda por notebooks, apesar de algum enfraquecimento existente na demanda do consumidor.

As remessas para o negócio da região Ásia Pacífico (excluindo a Grande China) aumentaram em 18% no quarto trimestre fiscal. As vendas consolidadas na região Ásia Pacífico totalizaram US$543 milhões no quarto trimestre, ou 15% do total de vendas. Os ganhos da fatia de mercado no Japão e ganhos de volume na região ASEAN, Áustralia e Nova Zelândia foram compensados pelos investimentos feitos na Índia.

Visão geral do produto - Os notebooks da Lenovo continuaram a ser o maior contributor para o total de vendas. As remessas de notebook no quarto trimestre fiscal foram de 38% anuais, e as vendas consolidadas cresceram 22% chegando em US$2.3 bilhões, ou 61% do total de vendas do trimestre. O crescimento foi conduzido pela adoção aumentada de notebooks em todo o mundo, e uma carteira ampliada de produtos da Lenovo introduzidos no mercado para endereçar a crescente demanda.

No quarto trimestre fiscal, as remessas de desktops da Lenovo aumentaram 9% anuais. As vendas consolidadas aumentaram 2% alcançando US$1.4 bilhões no trimestre, ou 38% do total de vendas. O desempenho foi positivamente impactado pelo foco continuado em eficácias operacionais e a introdução de ofertas competitivas de PCs de mesa.

Resultados anuais - Para o ano fiscal de 2007/08, as vendas consolidadas de operações continuadas (excluindo o negócio de celulares) aumentou 17% anuais, alcançando US$16.4 bilhões. As remessas de PCs da Lenovo cresceram 22% anuais, bem à frente da média estimada da indústria de 16%. A margem de lucro bruto da empresa para o ano fiscal melhorou de 13.5% para 15%.

Incluindo o impacto da reestruturação, a receita antes de impostos das operações continuadas aumentaram repentinamente em 232%, alcançando US$512 milhões. Refletindo o impacto da reestruturação e o lucro líquido de US$20 milhões de operações descontinuadas, o lucro anual atribuível aos acionistas aumentou 201% anuais, alcançando US$484 milhões.

Os ganhos básicos por ação para o ano fiscal de 2007/2008 totalizaram 5.51 US centavos, ou 42.98 HK centavos.

Perfil da Lenovo - A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) desenvolve, produz e comercializa produtos e serviços tecnológicos de alta qualidade, seguros e de fácil utilização em todo o mundo, e está dedicada a construir os melhores computadores pessoais com melhor engenharia do mundo. Formada pela aquisição do grupo Lenovo da antiga Divisão de Informática Pessoal da IBM, a tradição da Lenovo em mercados emergentes e desenvolvidos resultou em um novo modelo de negócios de empresa mundial, onde idéias, operações e recursos não possuem fronteiras, e são móveis. Com quatro centros operacionais principais em Pequim, Raleigh, Cingapura e Paris, a Lenovo possui centros principais de pesquisa em Yamato, Japão; Pequim, Shanghai e Shenzhen, China; e Raleigh, Carolina do Norte, bem como um centro de marketing em Bangalore, Índia. || Site: www.lenovo.com | Por: Business Wire /AE.

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