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16/06/2021 - 07:39

Tendências do Varejo 2021


Com o acesso às vacinas, varejistas da Europa e dos Estados Unidos lançam coleções mais coloridas.

A pesquisa de tendências Juniors Spring 2021, conduzida pela WGSN, revela que os varejistas da Europa e dos Estados Unidos aumentaram a variedade de cores nas próximas coleções de roupas para jovens à medida que os programas de imunização avançaram. O racional é que com a vacina há uma clara esperança da retomada dos eventos de primavera-verão. O mapeamento explora como tendências, ainda, que cores vibrantes, tons orgânicos e brilhos artificiais se alinham ao crescente lifestyle da juventude que passa a priorizar o “curtir ao ar livre”.

Sobre a tendência de peças, o mapeamento aponta que em Estocolmo, serão recorrentes os conjuntos impressos folgados e jeans confortáveis; em Nova York, o carro-chefe dos estilistas e de redes varejistas de médio porte serão roupas mais esportivas, além de conjuntos para os consumidores cortarem e costurarem. Em Los Angeles, o forte são os itens casuais, inspirados na década de 2000; em Berlim, longe casual e peças de tricô sustentam as coleções para os jovens. Por último, em Copenhagen, capital da Dinamarca, o conforto é priorizado e expresso em amplos jeans, que podem ser vistos em diferentes peças como vestidos e blusas.

Achei muito interessante o estudo trazer que, conforme o mundo se recupera do impacto da Covid-19 - e dos complexos efeitos colaterais do isolamento e restrições sociais – os sentimentos multifacetados e contrastantes têm inspirado os consumidores jovens a se vestir de um modo que aponta para a nostalgia. Os brilhos suaves e uma abordagem equilibrada da cor aparecem no perfil do consumidor classificado como The New Romantics. Esse jovem novo romântico coloca o foco da sua forma de vestir na cura, sustentabilidade e união; se inspira em tons restauradores que parecem calmos, naturais, objetivos e orgânicos. E, como tudo está alinhado ao momento, essa tendência está em sintonia com o ativismo dessa geração de consumidores.

Para além da moda, essas informações dão ao varejista – inclusive, o brasileiro – informações preciosas sobre o comportamento futuro do seu consumidor. Não vamos sair incólumes dessa pandemia; o modo de consumir foi para sempre impactado. E, mais do que isso, a relação com o que consumimos passa por uma reflexão que antes não existia em larga escala. Os “novos consumidores” tem uma outra forma de enxergar o relacionamento com as marcas, com produtos e com as pessoas que estão atrás de toda a cadeia. Dentro desse cenário complexo, nunca foi tão importante conhecer o próprio cliente e suas múltiplas facetas. Pesquisas que aprofundam esse conhecimento, como cliente secreto, são ferramentas muito eficazes para dar suporte aos gestores nessa tarefa de entender as demandas desse novo consumidor.

. Por: Stella Kochen Susskind, pioneira na América Latina na metodologia de pesquisa mystery shopping(cliente secreto), Stella é considerada uma das mais importantes experts da temática no mundo. Autora do livro Cliente Secreto, a metodologia que revolucionou o atendimento ao consumidor (Primavera Editorial), a especialista é palestrante internacional, tendo ministrado palestras em Barcelona, Estocolmo, Amsterdã, Londres, Atenas, San Diego, Chicago, Las Vegas, Malta, Belgrado, Algarve, Split e Buenos Aires. Empreendedora desde a década de 1980, fundou em 2019 a SKS CX Customer Experience Consultancy; a consultoria é focada em experiência e satisfação do consumidor, parceria da Checker Software – uma startup israelense de tecnologia da informação que integra metodologias de pesquisa em tempo real. A empresa – premiada em 2020 com o MSPA Elite Member, que a coloca entre as 12 melhores do mundo no segmento – representa uma revolução nas pesquisas de satisfação e experiência do consumidor brasileiro. https://skscx.com.br

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