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27/05/2008 - 09:39

Apel Consultoria participa da I Mostra de Tecnologias Sustentáveis na Conferência Internacional Ethos 2008

A Apel participa com o Sférico - software para gerenciamento de modelos de gestão em sustentabilidade, desenvolvido pela consultoria para empresas dos mais diversos portes, procurando responder uma das principais questões relacionadas ao Desenvolvimento Sustentável: como medir a eficiência e a aderência das estratégias, projetos e ações relacionados à Sustentabilidade em relação às estratégias organizacionais das empresas

A I Mostra de Tecnologias Sustentáveis é realizada simultaneamente à Conferência Internacional Ethos, entre 27 a 30 de maio de 2008, no Palácio de Convenções do Parque Anhembi, em São Paulo.

O Sférico está presente no quesito “gestão” entre 40 tecnologias que compõem a mostra, cuja finalidade é reunir informações e conhecimentos sobre tecnologias sustentáveis disponíveis, as inovações existentes, e suas aplicações por indivíduos, organizações públicas e privadas.

No dia 28 de maio, às 17h, Aerton Paiva, presidente da Apel, fará uma palestra sobre o Sférico e suas funções, mostrando um pouco sobre as aplicabilidades e seus benefícios, já que o software encontra-se em aplicação em diversas empresas (além da Natura, precursora no seu uso), como a Grendene, Banco Real, Construtora Ecoesfera, IESC (Iguatemi Empresa de Shopping Centers), Whirlpool, e pelo próprio Instituto Ethos.

Sférico – conceito: Modelo de Gestão é o conceito mais forte do Sférico, sistema que começou a ser desenvolvido e implementado pela APEL há três anos na Natura, com foco em Desenvolvimento Sustentável , uma das mais importantes indústrias de cosméticos e higiene pessoal no Brasil. Hoje o software está em plena operação na empresa e começa a ser implementado em outras corporações no país, pois evidenciou-se como meio preciso para empresas que querem uma mensuração clara sobre os resultados de suas estratégias.

A idéia que permeou a criação do Sférico vem da palavra “sustentabilidade”, aplicada como premissa no planejamento estratégico corporativo segundo a visão da Apel, e que ao invocar seu sinônimo ou palavra-chave, passa a se chamar “desenvolvimento continuado”, e que combina com adjetivações como “sistêmico”, “constante” e “duradouro”.

“O modelo de operação do Sférico, pelo fato de contemplar todos esses aspectos, é que já está sendo aplicado em outras empresas, pois qualquer que seja o empreendimento, irá exigir perenidade e crescimento constante”, analisa Aerton Paiva, sócio-diretor da Apel, e complementa: “todo mundo espera que um bom negócio para o mercado, para seus investidores, acionistas, colaboradores e clientes, é que este se desenvolva em bases seguras e estáveis. O difícil, entretanto, era mensurar tudo isso para esse público-alvo das corporações”.

Régua - Como uma régua de métricas e parâmetros claros, o Sférico consegue mostrar exatamente as dimensões de desenvolvimento da empresa, revelando o grau de aderência e eficiência das ações de sustentabilidade e a relação junto aos objetivos estratégicos da empresa. Sua aplicação, portanto, excede os valores de medir o processo evolutivo do negócio, propiciando à gestão dos processos seguir diretrizes assertivas, como que direcionadas por meio de uma bússola.

O Sférico, em suma, dá ampla visibilidade às avaliações das empresas por meio de gráficos, notas e explicações, sinalizando e quantificando todos os aspectos necessários para transformar informações em conhecimento e aprimoramento da gestão.

“Como um cockpit de navegação, o software coaduna alguns dos métodos de trabalho da Apel, apontando os caminhos e direção mais eficientes no desenvolvimento de projetos, bem como mede objetivamente essa eficiência e sua aderência aos objetivos e estratégias corporativos”, define Aerton. Ainda segundo o executivo, o software proporciona um ganho de tempo e maior eficiência no desenvolvimento dos projetos, além de agregar mais eficácia aos processos.

O processo de implementação do Sférico é simples, exige algo em torno de 40 horas, mas o ganho maior está no fato de gerar processos de avaliação permanentes. Para empresas que necessitem gerar relatórios anuais, por exemplo, sua mensagem é imediata, límpida e transparente, com efetiva redução de esforço, já que o processo de coleta de informações passa a ser rotineiro, contínuo e perene.

O sistema integra-se facilmente com sistemas já implantados na empresa, como ERP, BSC, sistemas de cálculos de impactos ambientais, relacionamento com clientes, gestão de pessoas e etc, bastando que a empresa especifique quais áreas deverão ser contempladas na integração.

E Aerton complementa sua definição em relação ao Sférico: “O programa tem uma lógica matemática que transforma aspectos qualitativos em quantitativos, permitindo ainda que a empresa cruze suas performances de gestão com os resultados econômicos e operacionais”.Os dados coletados são transformados em conhecimento que irão impactar no modelo de gestão da empresa, proporcionando a correta sinalização às diretrizes e metas, corrigindo tais rotas sempre que se faça necessário.

O Sférico trabalha de forma integrada todas as nuances de pressões e oportunidades que permeiam uma empresa, ou que digam respeito a ela, estabelecendo uma coerência essencial entre as diretrizes do negócio e seu modelo de gestão.

O case Natura - Em 2005 a Natura adotara uma nova estrutura organizacional passando exigir meios mais acurados de mensuração do quesito “sustentabilidade” no escopo de seu negócio. A empresa, uma das maiores do país, passou a requerer ainda mais eficiência de seus processos e que exigiu também, maior comprometimento de todas as áreas chaves da empresa.

O projeto deveria partir de três insumos básicos, lastreados pelos compromissos da empresa junto à sociedade, incluindo a adesão ao Estatuto da Criança e do Adolescente, padrões internacionais como o Global Compact, GRI e a Carta de Princípios do Instituto Ethos. Os públicos externos, como parceiros, fornecedores e clientes, a melhoria de suas relações com estes e compromissos internos, como missão e visão empresarial, complementariam a pauta.

Para a missão que exigiria uma enorme demanda, a Apel desenvolveu o software, com a finalidade de tornar a execução do projeto mais eficiente. A metodologia aplicada, de fato, passou a condensar no sistema toda a filosofia da consultoria, incorporando uma ampla experiência em gestão de projetos e arquitetura organizacional.

Segundo Maria Helena Zucchi, gerente de Sustentabilidade da Natura, o Sférico evidencia às pessoas, onde estão as forças e também as fragilidades de cada área. “Seu valor está também na internalização e perenização dos métodos, o que garante uma continuidade do processo de forma mais estruturada, tornando-o uma grande ferramenta gerencial”, analisa.

Do lado da Natura, Maria Helena Zucchi, prevê: “Existe um potencial muito forte de que esta ferramenta possa se transformar em plataforma de negócios. Grupos de empresas, usando a mesma ferramenta, podem formar uma plataforma que se diferencie por suas práticas relacionadas à sustentabilidade, inclusive com termos de comparação entre si. É claro que a gente não está falando de comparação daquilo que é estratégico ou do diferencial competitivo das empresas, mas estamos falando de práticas de sustentabilidade, sua aderência e o que funciona melhor em uma empresa e não tão bem em outra. De fato, existe um enorme potencial para que o Sférico torne-se uma plataforma de gestão de sustentabilidade de grande importância”.

Perfil da Apel - Duas décadas de atuação bem-sucedida no mercado brasileiro são a marca forte da APEL Gestão de Projetos. A consultoria hoje detém ampla carteira de clientes nos segmentos de finanças, indústria, serviços públicos, privados e terceiro setor. Em seu histórico, descreve-se relevante atuação em diferentes projetos relacionados a alguns temas específicos e importantes para a gestão das empresas, como planejamento estratégico, eficiência operacional, arquitetura organizacional e, mais recentemente, desenvolvimento sustentável.

Estes projetos relacionados a desenvolvimento sustentável vieram ampliar o raio de ação da consultoria nos últimos seis anos, criando mais um diferencial competitivo em relação às demais empresas de consultoria em operação no país.

O cenário corporativo e econômico do Brasil sofreu profundas mudanças desde 1990, quando a Apel Gestão de Projetos começava sua história. Naquela época a empresa estabeleceu suas primeiras raízes no mercado financeiro. Mais tarde, durante o processo de implementação do SPB, em 2002, atuou junto aos mais importantes bancos do mercado brasileiro, coordenando os projetos de implantação do Sistema de Pagamentos Brasileiro - SPB, multiplicando sua carteira de clientes no segmento, onde o desafio era trabalhar a complexidade e as restrições definidas para a implantação do sistema, atendendo às exigências do Banco Central e também respondendo às diferentes demandas dos seus clientes diretos - os bancos - fazendo com que o SPB fosse implantado com sucesso e na data prevista.

Hoje a Apel exibe uma base de clientes sólida e diversificada, com mais de 500 projetos realizados ao longo de sua história. Soma também uma série de projetos implementados voluntariamente, entre os quais destaca o desenvolvido junto ao Conselho de Comunidades Afro-descendentes e o Instituto Ethos. Tais ações vieram como consequência, na esteira de uma série de estudos sobre o tema "desenvolvimento sustentável" e foi nesse contexto que tais teorias e conceituações foram aplicadas, como um projeto piloto, fazendo com que a consultoria inovasse em sua modelagem de atuação junto aos clientes clássicos, tornando o conceito de Sustentabilidade uma necessidade de pensar os negócios a partir de uma ampliação sistêmica, incorporando efetivamente as dimensões ambiental e social à econômica e tudo isso a partir de um modelo tridimensional de gestão, desenvolvido especificamente para isso. || Site: www.apelconsult.com.br

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