Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/05/2008 - 09:44

Petrobras firma contrato scom a MCS que comemora seu 25º aniversário

Galway, Irlanda e São Paulo — A empresa global de engenharia submarina MCS fortaleceu sua relação com a Petrobras, firmando um novo contrato de engenharia submarina e estabelecendo as condições gerais de contratação, com prazo de um ano.

Este é o terceiro contrato deste tipo feito pelas duas empresas e o objeto envolve a engenharia técnica de risers multibore híbridos, flowline bundles e montagens do tipo pipe-in-pipe.

O anúncio foi feito durante a missão comercial da Enterprise Ireland ao Brasil, sob a liderança do ministro do Comércio da Irlanda, John McGuinness, T.D.

Atualmente, a MCS fornece suporte técnico à Petrobras, nas áreas de risers e tubulações submarinas tanto flexíveis como rígidas, equipamentos submarinos, gestão de integridade, assim como serviços de engenharia de pipelines.

A assinatura deste último contrato sucede um significativo investimento feito pela MCS em atividades de recrutamento e desenvolvimento da força de trabalho brasileira, depois que a empresa estabeleceu uma presença dedicada no Rio de Janeiro, em 2004. A empresa emprega hoje 15 pessoas, na América do Sul, com total suporte e assessoria especializada de seus engenheiros.

De acordo com Otávio Sertã, diretor da empresa, no Rio: “A MCS vem mantendo uma longa e produtiva relação com a Petrobras. A assinatura deste novo contrato consolida a posição da MCS no mercado brasileiro, demonstrando sua capacidade de cobrir localmente uma ampla gama de serviços submarinos, com um padrão alto e consistente”.

A MCS mantém escritórios em Galway (Irlanda), Aberdeen (Escócia), Houston (EUA), Rio, Perth (Austrália), Paris e Kuala Lumpur (Malásia). Atualmente, a empresa emprega mais de 200 pessoas e fornece mundialmente soluções de engenharia, assim como gestão de integridade, expertise em equipamentos e software proprietário, em uma grande variedade de projetos submarinos e de risers.

Neste ano, a empresa comemora seu 25º aniversário e, a exemplo do setor de produção submarina de petróleo e gás que cresceu muito desde seu início pioneiro, no Mar do Norte, a MCS se transformou de uma pequena fornecedora de avançados serviços de análise e de desenvolvimento de software de engenharia em uma líder mundial, fornecedora de soluções para os complexos desafios da produção de petróleo e gás, em águas cada vez mais profundas.

A MCS foi fundada em setembro de 1983. Na década de 80, a empresa desenvolveu avançados algoritmos de engenharia, utilizados na análise de sistemas de risers submarinos, assim como no desenvolvimento e comercialização de software de engenharia de risers. Seu produto de software mais conhecido, o Flexcom, é utilizado hoje, em todo o mundo, em um grande número – se não for à maioria – dos projetos de sistemas de risers.

Otávio Sertã acrescentou: “Hoje, o nosso departamento de software continua na liderança, com suas ferramentas revolucionárias que atendem às rígidas exigências das complexas operações submarinas, ambientes caracterizados por grandes desafios. Ampliamos o nosso portfólio de produtos que proporcionam para produtores de petróleo e gás benefícios tangíveis, como redução de riscos e custos, bem como otimização do tempo em operação (time-up)”. | www.mcs.com

A instalação de uma operação em Aberdeen, na Escócia, em 1994, coincide com o aumento acentuado no uso de sistemas de produção flutuantes, no Mar do Norte.

“Naquela ocasião, surgiram no Mar do Norte, projetos submarinos pioneiros e o uso de risers e tubulações flexíveis começou a ser comum, mas pouco se sabia a respeito deles”, explicou Sertã.

“Em 1994, assumimos o nosso primeiro papel de liderança, em um projeto conjunto (Joint Industry Project) onde, trabalhando com outros participantes da indústria, estabelecemos os padrões para tubulações flexíveis, nos quais a indústria de petróleo e gás se baseia ainda hoje em dia”.

Depois do escritório de Aberdeen, foram abertos novos em Houston e Rio de Janeiro. Em uma rápida sucessão, foram inaugurados outros em Perth (Austrália) e Paris, culminando com a base de Kuala Lumpur, no início deste ano.

Em 2005, a empresa deu início a uma estratégia ambiciosa, transformando-se de uma especialista em consultoria de risers em uma empresa global de engenharia submarina, com o objetivo de dobrar de tamanho e abocanhar uma fatia significativa do florescente mercado submarino. O investimento considerável feito em novos escritórios e nos respectivos recursos de suporte, assim como sua política de recrutamento agressivo já resultaram em um crescimento de 85% e em um quadro de pessoal que é hoje o dobro.

Com a ampliação de seus serviços, a MCS passou a fornecer abrangentes soluções de engenharia e software, bem como expertise em equipamentos, em uma grande variedade de projetos submarinos e de risers, no mundo.

Sertã conclui, afirmando que: “Nosso enfoque pró-ativo e ágil para entrar em novos mercados – o que é comprovado pelo pouco tempo que levou para montar os escritórios e garantir negócios em uma base local – reflete a maturidade, a ambição e a reputação internacional da empresa“.

Perfil da MCS - MCS é uma empresa de engenharia submarina, com escritórios em Galway, Aberdeen, Houston, Rio, Perth, Paris e Kuala Lumpur. Atualmente, a MCS emprega perto de 200 pessoas e fornece soluções de engenharia, inclusive gestão de integridade, software proprietário e especialização em equipamentos, em uma grande variedade de projetos submarinos e de risers, no mundo.

Perfil da Enterprise Ireland - A Enterprise Ireland é a Agência do Governo responsável pelo fomento da liderança e do crescimento de inovadoras empresas irlandesas, em mercados internacionais. Com uma rede de 13 escritórios, no país, e 32 filiais internacionais, a Enterprise Ireland ajuda empresas irlandesas de classe mundial a estabelecer sólidas posições em mercados mundiais, visando o aumento da prosperidade regional e nacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira