Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2021 - 08:12

“Brussels Express” chega a Hamburgo, na Alemanha


É o primeiro grande navio de contêineres do mundo convertido em GNL. O “Brussels Express”, da Hapag-Lloyd, de 15.000 TEU foi convertido para Gás Natural Liquefeito (GNL). Primeiro abastecimento de GNL completo será em Cingapura.

No começo de junho, o “Brussels Express” de 15 mil TEU, da Hapag-Lloyd, navegou pela primeira vez em seu porto de origem, na cidade de Hamburgo, na Alemanha. É o primeiro grande navio de contêineres do mundo a ser convertido para propulsão a gás. Em setembro de 2020, quando ainda era chamado de “Sajir”, o navio foi para o estaleiro Huarun Dadong, em Xangai. Lá, foram realizados todos os preparativos para que um guindaste flutuante içasse o tanque de Gás Natural Liquefeito (GNL), de 1.300 toneladas, até o ventre do navio, bem como para a realização de outros trabalhos relacionados à conversão.

— O fato de um retrofit dessa escala nunca ter sido feito antes significava que enfrentávamos inúmeros desafios — do planejamento à implementação. Abrimos novos caminhos com a conversão e agora iremos testá-la com muita precisão em operação no mundo real — disse Richard von Berlepsch, diretor-gerente de Gestão de Frota da Hapag-Lloyd. “GNL é atualmente o combustível mais promissor no caminho para emissões zero. O objetivo a médio prazo é ter operações de transporte neutras em CO2 usando gás natural sintético (SNG)”— explica o executivo.

Em uma homenagem ao Acordo Verde europeu, a Hapag-Lloyd rebatizou o navio de “Brussels Express”. Além disso, a frase “Frete para um futuro mais limpo!” passou a estampar o quebra-mar no castelo de proa.

O navio ainda não está operando exclusivamente com GNL, pois as obras de garantia final serão realizadas no final desta viagem de ida e volta. O primeiro bunkering completo de GNL ocorrerá em Cingapura na próxima viagem de ida. No futuro, o navio, que atualmente opera no serviço Far East 4, entre a Ásia e o Norte da Europa, fará bunker duas vezes por viagem de ida e volta: em Cingapura e em Rotterdam.

A Hapag-Lloyd — Com uma frota de 241 navios porta-contêineres modernos e uma capacidade total de transporte de 1,7 milhão de TEU, a Hapag-Lloyd é uma das principais empresas de transporte marítimo de linha do mundo. A empresa possui cerca de 13.300 funcionários e 395 escritórios em 131 países. A Hapag-Lloyd tem uma capacidade de contêineres de aproximadamente 2,8 milhões de TEU — incluindo uma das maiores e mais modernas frotas de contêineres reefer. Um total de 121 serviços de linha em todo o mundo garantem conexões rápidas e confiáveis entre mais de 600 portas em todos os continentes. A Hapag-Lloyd é uma das operadoras líderes nos negócios Transatlântico, Oriente Médio, América Latina e Intra-América. | www.hapag-lloyd.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira