Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2021 - 17:27

9 dicas simples de como quitar dívidas rapidamente


Se você deseja quitar dívidas pessoais ou empresariais ainda este ano, não deixe de ler o post de hoje. Ao longo do texto, vamos apresentar dicas simples, mas eficazes, para quem pretende ficar em dia com todas as suas obrigações financeiras.

Claro que não prometemos resoluções milagrosas nem nada do gênero, mas sim processos objetivos e algumas mudanças que farão toda a diferença. Boa leitura!

Quitar dívidas exige planejamento — O planejamento é essencial quando se trata de questões financeiras, do contrário você acaba gastando mais do que o necessário, se enrolando em juros eternos e criando dívidas sem fim.

1. Crie um orçamento financeiro — A primeira dica da nossa lista, como não poderia deixar de ser, trata o orçamento financeiro. Ela funciona como um guia de controle sobre suas transações pessoais ou profissionais.

Um orçamento bem construído registra gastos diários, valores a receber, investimentos, débitos parcelados, entre outras coisas. Isso dá a você uma visão geral da sua situação, tornando possível analisar de forma coerente o que se pode fazer, dentro da situação atual, para quitar as dívidas existentes.

2. Renegocie as dívidas — Grande parte das nossas dívidas atrasadas ficam em proporções absurdas por conta de juros. Sendo assim, converse com as instituições financeiras e busque realizar acordos. Caso tenha condições de fazer uma proposta para pagamento à vista, o preço do débito pode ser reduzido em até 90% do valor original. Contudo, se o seu orçamento não permitir uma transação desse tipo, vale a pena conversar sobre opções de parcelamento que se encaixem nas suas condições.

3. Quite os débitos menores primeiro — Observe todas as dívidas que você possui e comece pelas mais baixas, que podem ser eliminadas facilmente. Isso ajuda a dar aquela sensação de alívio e faz com que você consiga, posteriormente, se concentrar nos débitos que mais pesam no seu orçamento geral.

Quitar dívidas exige comprometimento — Além de planejamento, a quitação de dívidas exige que você esteja comprometido com suas finanças, bem como tenha responsabilidade em cumprir qualquer acordo feito com as instituições financeiras. Use apenas cartões de crédito de confiança caso precise, como o cartão magazine luiza. Eles podem ser uma ótima alternativa.

4. Corte gastos — Gastos desnecessários devem ser eliminados quando você quer quitar dívidas. Sendo assim, aquele lanche de todo final de semana, o salão de beleza ao qual compareceu várias vezes ao mês, o plano de televisão a cabo e a troca anual do automóvel são exemplos de cortes que você pode fazer para melhorar seu orçamento. Desse modo, sobra dinheiro mais facilmente para pagar seus débitos sem grandes contratempos.

5. Realize investimentos — Investimentos são uma ótima maneira de fazer o seu dinheiro render, aumentando o orçamento que você tem disponível. Sendo assim, crie uma regra de aplicar todos os meses pelo menos uma pequena parte do seu capital. Desse modo, você amplia seu rendimento e consegue equilibrar suas contas de forma mais rápida.

6. Evite novas parcelas — As parcelas sempre atraem a nossa atenção, porém tenha cuidado ao criar novos débitos. Isso porque aquela prestação que parecia inofensiva quanto se junta a várias outras acaba comprometendo todo o seu capital e dificultando ainda mais a quitação de dívidas antigas.

Sendo assim, quando for comprar algo, opte sempre por fazer o pagamento à vista ou investir o valor acumulado e, por meio de rendimentos, pagar as parcelas criadas.

Quitar dívidas exige buscar novas soluções — Dependendo do valor da sua dívida pode ser que apenas planejamento e organização não resolvam o seu problema. Sendo assim, vale a pena buscar meios alternativos de conseguir mais dinheiro para sair de vez do vermelho.

7. Procure uma fonte de renda extra — Pode ser um trabalho temporário, um novo negócio ou até mesmo mais clientes, o importante aqui é buscar a entrada de mais capital para o seu orçamento. Esse dinheiro extra deve ser usado como base para negociar e quitar suas dívidas.

Lembre-se também, caso tenha baixa renda, de contar com o auxílio do governo. Programas como o Bolsa Família são referência quando o assunto é oferecer poder de compra e mais autonomia. Não deixe de acompanhar o calendário do bolsa família 2021 e ficar por dentro de todas as datas de recebimento do programa.

8. Considere fazer um empréstimo — Em alguns casos, fazer um empréstimo é o jeito mais efetivo de quitar dívidas. Porém, tenha muito cuidado na hora de optar por essa alternativa. Afinal de contas, você estará fazendo um novo débito.

Então, é preciso ter um bom planejamento financeiro para essa transação. O importante, nesse caso, é pegar um empréstimo pessoal para pagar à vista e com desconto todas as dívidas anteriores. Ou seja, nada de acrescentar mais um compromisso financeiro ao seu orçamento, pois o foco é eliminá-los.

Uma outra modalidade, também bastante interessante, é o empréstimo online urgente. Com ele você tem a garantia de prestações mais longas, juros menores e taxas que cabem no seu bolso. E você não precisa fechar contrato para saber o valor da sua parcela, você pode fazer primeiro uma simulação de empréstimo e ver se realmente compensa.

9. Venda aquilo que não lhe serve mais — Caso você tenha um bem, desde roupas até imóveis e veículos, que não seja essencial para a sua vida, vale a pena pensar em vendê-lo para arrecadar dinheiro de maneira rápida e, assim, quitar os débitos pendentes. Afinal de contas, muitas vezes permanecemos apegados a algo que no fim não possui grande relevância em nosso cotidiano.

Bem, essas foram as nove dicas que separamos para você quitar suas dívidas da maneira mais rápida possível. Como deu para perceber, todas elas são fáceis de colocar em prática e resultam em benefícios reais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira