Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/06/2021 - 07:57

CNC inicia atividades do projeto Vai Turismo

Evento apontou boas práticas para o setor turístico brasileiro, que precisa se reerguer após baque histórico da pandemia.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) deu um importante passo para resgatar o setor turístico no pós-pandemia no dia 22 de junho (terça-feira). Com a realização do webinário Vai Turismo - Rumo ao Futuro, a entidade lançou o movimento que pretende integrar propostas e conectar instituições, a fim de recomendar políticas públicas a tempo das eleições de 2022.

O evento on-line, transmitido ao vivo pelo YouTube, reuniu mais de 700 pessoas simultaneamente e contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais. Na abertura da agenda, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, apresentou o projeto e destacou a importância do setor para a economia brasileira.

— O turismo foi um dos setores que mais sofreram com a pandemia e ainda amarga prejuízos históricos durante a prolongada crise econômica e sanitária. Sabemos que, com planejamento e boa execução, o turismo pode ajudar a criar empregos no País, promover melhorias sociais e econômicas e proteger o meio ambiente” — afirmou Tadros.

O diretor da CNC responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação, Alexandre Sampaio, reforçou que a iniciativa vai mapear as peculiaridades regionais e nacional para apontar um plano de desenvolvimento do setor. — Vamos criar um documento que seja realmente propositivo para definir os rumos do turismo no Brasil—.

Participaram da agenda Michel Julian, da Organização Mundial do Turismo (OMT); Lenier Toro, da Subsecretaria de Turismo de Medellín, que apresentou o case de turismo inteligente da cidade colombiana; Vitor Leal Pinheiro, coordenador de Campanhas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA); e Sérgio Guerreiro, diretor coordenador da Direção de Gestão do Conhecimento e Inovação do Turismo de Portugal. O webinário pode ser assistido pelo YouTube do Cetur/CNC.

Já aderiram ao projeto as 27 Federações do Comércio (Fecomércios) de todos os Estados e mais do Distrito Federal e 26 associações representativas nacionais da cadeia produtiva do Turismo. Antes do término do evento, a CNC já havia recebido a primeira sugestão, feita pela Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, por meio do site do projeto, o www.vaiturismo.com.br.

Conheça o Vai Turismo — Apoiado por todo o Sistema Comércio, entidades parceiras e instituições representativas do segmento, o projeto Vai Turismo visa contribuir para o debate público e embasar propostas e estratégias de governo dos candidatos que se apresentarem às eleições estaduais e nacional de 2022. A ação vai funcionar como uma grande consulta pública, envolvendo diferentes atores do trade, capitaneada pelas Federações do Comércio (Fecomércios), em todos os Estados e no Distrito Federal, e pela CNC, por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/CNC). Ao final, formulará propostas de políticas públicas que serão entregues aos candidatos ao Poder Executivo nas próximas eleições.

Setor registra perdas recordes — Desde o início da pandemia, em março de 2020, o turismo brasileiro já perdeu R$ 355,2 bilhões em receita. Como resultado, o segmento fechou mais de 35 mil estabelecimentos com vínculos empregatícios só em 2020. O saldo negativo corresponde à maior perda anual desde 2016, quando o Brasil ainda sofria os efeitos da recessão, e representa um recuo de 13,9% em relação ao total, em 2019. O turismo brasileiro ainda opera bem abaixo da sua capacidade, com apenas 48% da possibilidade mensal de geração de receitas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira